Prefeitura de Sapé

Rua Orcine Fernandes, 135 - Centro - Sapé-PB - Cep: 58.340-000 - Fone (83) 3283-6586 - e-mail: prefeitura.sape@gmail.com - twitter.com/prefeiturasape.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Projeto de reciclagem e coleta seletiva será implantado em Sapé


Prefeitura vai dar apoio na implantação da cooperativa e capacitação de recicladores

O município de Sapé em breve contará com uma cooperativa de coleta seletiva e reciclagem e resíduos sólidos, através do projeto SAPEDES – Sapé Reciclando com Desenvolvimento Sustentável, um projeto ecológico, ambiental e social que tem como objetivo organizar recicladores em uma cooperativa, gerando emprego, renda e reduzindo a quantidade de resíduos nos lixões e aterros. O projeto terá abrangência em todo o município de Sapé e cidades circunvizinhas como Mari, Cruz do Espírito Santo, Sobrado e Riachão do Poço.

A fase de implantação do projeto acontecerá já no mês de janeiro de 2012, com capacitação dos recicladores através de cursos básicos, criação da cooperativa, confecção de carrinhos personalizados para coleta de material reciclável, distribuição de EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) e toda padronização das fachadas, fardamento e transporte, escolha da direção da cooperativa, campanhas educativas com a população e a sistematização da coleta seletiva de material reciclável.

A cooperativa vai separar material reciclável com vidro, metais, papel e plástico, do material orgânico e do lixo (material imprestável), gerando emprego, renda e impacto ambiental positivo. O projeto está sob a responsabilidade do técnico Antônio Dehon Brasileiro, administrador de empresas e ex-diretor da divisão de materiais e patrimônio da prefeitura de Mamanguape. Dehon já realizou várias pesquisas junto ao Sebrae na área de resíduos sólidos na cidade de Fortaleza – CE. O projeto está orçado em R$ 1.032.243,49 e beneficiará diretamente 474 pessoas.

A prefeitura está acompanhando a implantação do projeto através da Secretaria de Promoção e Assistência Social e dos gabinetes do prefeito e do vice-prefeito. O vice-prefeito Melcíades Brito já mantém um programa semelhante na entidade espírita Cidade Cristã, e vai utilizar sua experiência na área para auxiliar na implantação da cooperativa.


* Por Jorge Galdino de Almeida -  Fones: 8154-9402 / 8836-0340 / 9110-9610.

 

Nenhum comentário: