Prefeitura de Sapé

Rua Orcine Fernandes, 135 - Centro - Sapé-PB - Cep: 58.340-000 - Fone (83) 3283-6586 - e-mail: prefeitura.sape@gmail.com - twitter.com/prefeiturasape.

sexta-feira, 30 de março de 2012

Fotos Históricas - 50 anos da morte de João Pedro Teixeira

Marcha das Ligas Camponesas


Foto de João Pedro Teixeira morto por vários tiros
João Pedro, Elizabeth Teixeira e filhos



ONG e trabalhadores organizam evento para lembrar os 50 anos do assassinato de João Pedro Teixeira em Sapé

A morte do líder camponês marcou a história das Ligas Camponesas no Brasil
A casa onde morou João Pedro e família será transformada em museu

A ONG – Memorial das Ligas Camponesas – juntamente com universidades, Governo do Estado da Paraíba, Prefeitura de Sapé e entidades representativas dos trabalhadores rurais estão organizando um evento em homenagem ao líder camponês João Pedro Teixeira. O evento marca o cinquentenário do assassinato de João Pedro, morto em uma emboscada em dia 2 de abril de 1962, fato que marcou a história das Ligas Camponesas.

A organização do evento programou diversas atividades que terão início no Cemitério Nossa Senhora da Assumpção, conhecido como o ‘cemitério velho de Sapé’, local onde está sepultado João Pedro. De lá, o evento percorre as ruas da cidade até a Praça João Pessoa, localizada no centro da cidade, onde haverá discursos, homenagens e místicas. A Praça é um marco histórico onde aconteciam as reuniões dos camponeses que faziam parte da liga camponesa de Sapé e região. As Ligas Camponesas foram associações de trabalhadores rurais formadas em Pernambuco e, depois, em estados como Paraíba, Rio de Janeiro e Goiás. Iniciaram em 1955 e se estenderam até 1964 com o objetivo de lutar pela reforma agrária e pela posse de terra. Na Paraíba, destacou-se o núcleo de Sapé, com mais de 10 mil integrantes liderados por João Pedro Teixeira.

O evento é realizado todos os anos, mas este ano o movimento ganha um importante marco. O Governo do Estado da Paraíba desapropriou e está reformando a casa onde morou João Pedro Teixeira e família. A casa será entregue pelo Governo do Estado à ONG – Memorial das Ligas Camponesas. O imóvel será transformado no Museu Histórico das Lutas Camponesas no Nordeste. A Ong vem organizando um importante acervo de fotos, documentos, publicações e objetos que resgatam a história das Ligas Camponesas e todo este acervo encontra-se em um imóvel cedido pela Igreja Católica. Com a abertura do museu, todo o acervo será integrado ao imóvel, formando um importante aparato para pesquisas e preservação da história das Ligas Camponesas.

O prefeito de Sapé, João Clemente Neto e o governador do Estado da Paraíba, Ricardo Coutinho, já confirmaram presença no evento. A prefeitura vai contribuir com a infraestrutura e logística do evento e o Governador do Estado deu todo o apoio no tombamento, desapropriação e restauração do imóvel (terreno e residência) que pertenceu à família de João Pedro. Elizabeth Teixeira, viúva de João Pedro, estará presente no evento, como faz todos os anos.

Os organizadores esperam um grande número de pessoas entre estudantes, estudiosos, religiosos, trabalhadores, historiadores, políticos e simpatizantes de diversos estados brasileiros. Para o presidente da Ong, Luiz Damázio de Lima, o evento resgata a história, faz justiça aos protagonistas das ligas camponesas e cria um importante acervo histórico para o município de Sapé.

Veja a programação:

CINQUENTENÁRIO DO ASSASSINATO DE JOÃO PEDRO TEIXEIRA

DATA: 02 de abril de 2012


- 9h - Concentração no Cemitério Nossa Senhora da Assumpção em Sapé;

- 9h15 - Caminhada até a Praça João Pessoa;
- 9h30 às 11h30 - Ato público na Praça João Pessoa;
- 11h30 a 13h - Intervalo para almoço;
- 13h30 - Carreata para o povoado de Barra de Antas (zona rural de Sapé);
- 14h - Inauguração do Memorial das Ligas Camponesas (em Barra de Antas).


"eu sei que o nego vai morrer, que esta luta vai ser abafada; vai ficar como um fogo de monturo por baixo. Mas quando ele se levantar mais tarde, aí não tem água que apague este fogo". 

(João Pedro Teixeira)

 
* Por Jorge Galdino - Assessor de Comunicação da ONG
 Fones: 8154-9402 / 8836-0340 / 9110-9610



quarta-feira, 28 de março de 2012

ELEIÇÕES PARA O CONSELHO TUTELAR

ESTADO DA PARAÍBA
PREFEITURA MUNICIPAL DE SAPÉ

GABINETE DO PREFEITO
DECRETO Nº 2308/2012 EM, 23 DE MARÇO DE 2012


Convoca a 4ª Eleição para Conselheiro Tutelar do Município de Sapé/PB.

O PREFEITO CONSTITUCIONAL DO MUNICÍPIO DE SAPÉ, Estado da Paraíba, em conjunto com o senhor, Jailton Ferreira da Silva, Presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, no uso de suas atribuições legais e, considerando o término do mandato dos Conselheiros Tutelares em exercício.

D E C R E T A :

Art. 1º - Fica convocada a 4ª Eleição do Conselho Tutelar, prevista para acontecer no dia 25 de maio de 2012 (Votação e Apuração).

Art 2º - Cabe ao Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), mais especificamente a Comissão Eleitoral, regulamentar, organizar e coordenar o processo de escolha dos Conselheiros Tutelares, seguindo as determinações do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), da Resolução nº 75/2001 do CONANDA e das Leis Municipais nº 0638/92 e nº 842/02.
Art. 3º - As despesas decorrentes do processo de construção da 4ª Eleição do Conselho Tutelar correrão por conta de dotação própria do orçamento do órgão gestor da Assistência Social.

Art 4º - Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação.

Gabinete do Prefeito, em 23 de março de 2012.

JOÃO CLEMENTE NETO

Prefeito Constitucional



Estado participa de construção de acervo para Museu das Ligas Camponesas em Sapé

Governador Ricardo Coutinho e Elizabeth Teixeira em Sapé
 
Estado participa de construção de acervo para Museu das Ligas Camponesas em Sapé

Com o objetivo de reunir um acervo que retrate as lutas das ligas camponesas na Paraíba, o Governo do Estado, por intermédio da Casa Civil, vem dialogando com estudiosos e instituições históricas de Pernambuco relacionadas à luta do homem do campo pela reforma agrária e pela justiça social.


O governador Ricardo Coutinho determinou desde o ano passado a desapropriação de uma área localizada no Sítio Antas do Sono, onde vivia o líder camponês João Pedro Teixeira, assassinado em 2 de abril de 1962, no município de Sapé. A casa está sendo recuperada de maneira fidedigna.

Para o secretário chefe da Casa Civil, Lúcio Flávio Vasconcelos, a integração entre os estados da Paraíba e Pernambuco rompe não apenas as fronteiras geográficas, mas também limitações políticas, para que o Memorial das Ligas Camponesas se torne um patrimônio de todo o Nordeste. "Esse é um instrumento não apenas de recuperação histórica da memória, mas de preparação de gerações para que se compreenda a importância das ligas e tenhamos uma reflexão sobre as nossas lutas atuais”, disse.

As Ligas Camponesas nasceram em Pernambuco em 1954, na cidade de Vitória de Santo Antão e foi o movimento mais importante pela reforma agrária no Brasil até a Revolução de 1964. O advogado e político Francisco Julião é tido como o líder mais conhecido das ligas e se destacou como um defensor dos camponeses em busca da distribuição de terras e da extensão das leis trabalhistas ao setor rural.

De acordo com o Anacleto Julião de Paula Crêspo, filho de Francisco, a iniciativa do Governo do Estado é corajosa e de fundamental importância para a Paraíba e para o Brasil. "O governador Ricardo está contribuindo para o resgate das lutas sociais no país. A criação do Museu das Ligas Camponesas vem refazer a história de luta de nosso povo e isso é de um significado enorme”, afirmou.

O epicentro da repressão ao movimento, depois do golpe de 1964, concentrou-se em Pernambuco e toda a documentação, arquivos, fotos e demais materiais sobre as ligas foram apreendidos no Departamento de Ordem Política e Social (DOPS) e no arquivo público de Pernambuco. Para a composição do acervo em Sapé, foi necessária uma pesquisa em diversas entidades pernambucanas, a exemplo da Fundação Joaquim Nabuco, o Palácio das Princesas e o próprio arquivo pessoal de Anacleto Julião sobre o pai e os demais integrantes que compuseram o movimento.

A Paraíba é um Estado de significativa importância em termos de luta pela reforma agrária, tendo no município de Sapé o número mais expressivo de participantes, onde agregou mais de 10 mil pessoas afiliadas, o que assustava os grandes latifundiários da época. João Pedro Teixeira foi o fundador no Estado e é considerado um mártir da luta pela terra no Nordeste. As ações em defesa dos direitos dos camponeses eram feitas em mutirões com centenas de pessoas transportadas em caminhões.

João Pedro Teixeira foi assassinado com três tiros nas costas, em uma emboscada próximo ao Sítio Antas. Mais de cinco mil camponeses acompanharam o enterro. A mulher de Pedro Teixeira, Elisabeth Teixeira, deu continuidade à luta do marido e deve participar da inauguração do Museu Histórico das Ligas Camponesas, que também vai abrigar um complexo educacional voltado para a atividade rural.


 




Jornal A União destaca regulamentação da DES-IF


O Jornal A União, edição do último domingo (25), página 28, destacou a regulamentação da Declaração Eletrônica de Serviços de Instituições Financeiras - DES-IF do Município de Sapé. A DES-IF foi regulamentada por meio do Decreto 2305/2012, publicado no dia 15 de março de 2012, que teve como base o art. 29 da Lei Complementar nº 005, de 16 de dezembro de 2010, Código Tributário do Município de Sapé – PB (CTM).

 

 Clique AQUI e leia a edição completa do Jornal A União