Prefeitura de Sapé

Rua Orcine Fernandes, 135 - Centro - Sapé-PB - Cep: 58.340-000 - Fone (83) 3283-6586 - e-mail: prefeitura.sape@gmail.com - twitter.com/prefeiturasape.

sábado, 7 de janeiro de 2012

Portabilidade Bancária

Servidor público já pode escolher banco onde prefere sacar o salário


A exemplo da telefonia e planos de saúde, os servidores públicos podem agora também recorrer à portabilidade bancária, que dá o direito de transferir dívidas e saldos de contas-salários de um banco para outro.

Os servidores públicos que recebem o pagamento em conta-salário têm, desde o dia 02/01, a opção de transferência automática do dinheiro para o banco em que preferir ser correntista. É a portabilidade bancária, que já valia para a iniciativa privada, e agora será direito também dos funcionários da União, Estados e Municípios.

As regras estabelecidas pelo governo permitem a transferência do salário para outra conta diferente da aberta pelo empregador, desde que a indicação seja feita por escrito à instituição financeira, que não poderá negar, de maneira nenhuma, o pedido de transferência. O banco é obrigado a aceitar a ordem no prazo de até cinco dias úteis e os recursos devem ser transferidos para o banco escolhido pelo empregado no mesmo dia do crédito do salário, sem cobrança de qualquer tarifa.

A conta-salário é diferente da conta-corrente por serem destinadas ao pagamento de salários, aposentadorias e pensões e por se tratar de um contrato firmado entre a instituição financeira e a empresa empregadora e não entre o banco e o empregado. Na conta-salário, o cliente não tem direito a talão de cheques e não pode receber outros depósitos além do salário.

Com o advento da portabilidade, já existem várias instituições bancárias vendo com certa avidez as contas dos servidores. Segundo a FEBRABAN, federação dos bancos, a mudança é positiva, pois estimula a concorrência entre as instituições financeiras. Para especialistas, a medida é uma tentativa saudável do Banco Central de incentivar a concorrência entre os bancos, existindo ainda alguns entraves como a falta de informação, comodismo dos clientes e a própria burocracia.


Portabilidade também é aplicada aos empréstimos

A resolução esclarece que quem possui empréstimos também tem direito à portabilidade bancária. A diferença é que a transferência acontecerá já com o desconto do valor da prestação. Procure o seu gerente para mais esclarecimentos, porque essa operação pode envolver taxas, descontos, entre outros detalhes que você deve procurar saber antes de realizar a operação, para não acabar envolvido em operações de risco.

Clique AQUI e leia a Resolução do Banco Central



* Da Comunicação Institucional da Prefeitura de Sapé.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

VOLTA ÀS AULAS

Matrículas da rede pública municipal de ensino terão início dia 09


A Prefeitura de Sapé, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desportos, abriu oficialmente a campanha de captação de alunos, iniciando as matrículas do ano letivo 2012 na próxima segunda-feira (09). As aulas serão iniciadas no dia 06 de fevereiro.

 A prefeitura já recuperou mais da metade das escolas da rede, e está aproveitando o período de férias para concluir a reforma de outras unidades, como é o caso da escola do Distrito de Renacença, a maior escola da zona rural do município, e do Luiz Ribeiro, a maior unidade da zona urbana.

Este ano, os alunos receberão material escolar, livros didáticos, merenda com cardápio elaborado por nutricionistas, escolas reformadas, carteiras novas, laboratórios de informática e a inclusão de mais seis unidades escolares no projeto de escola em tempo integral, que oferece o ensino regular em um turno e oficinas de letramento, matemática, arte, meio ambiente, esporte e lazer em outro turno.

A escola da Cidade Cristã foi a primeira a ter tempo integral implantado em 2011. Este ano, as escolas Minervino Miranda, Orlando Soares, Luiz Ribeiro, Severino Alves Barbosa, Severino Basílio e Cassiano Ribeiro também adotam o mesmo sistema, que além das atividades extracurriculares em turno adverso, também oferecem merenda, almoço e lanche para os dois turnos ininterruptos em que a criança fica na escola.

A secretaria de Educação também divulgou o Calendário Letivo 2012, que contém 202 dias letivos.


* Por Jorge Galdino de Almeida -  Fones: 8154-9402 / 8836-0340 / 9110-9610.


quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Ano Novo começa com mudanças no primeiro escalão da Prefeitura de Sapé

Secretaria de Controle Interno tem novo titular e Secretário de Obras entrega o cargo
 
Luis Augusto de Carvalho Neto
O novo ano inicia com mudanças no secretariado do prefeito João Clemente Neto. O Diário Oficial dos Municípios do Estado da Paraíba, publicação eletrônica da Famup, traz na edição do dia 02 de janeiro a exoneração de Flávio Augusto Cardoso Cunha do cargo de Secretário Municipal de Controle Interno do Município. O Diário traz ainda a nomeação de Josemar Quirino Nunes, que passa a responder pelo Controle Interno. Edna de Fátima Ribeiro Rodrigues assume o cargo de Secretária Adjunta de Finanças, cargo antes ocupado por Josemar Quirino.

Mas a dança das cadeiras não para por aí. Luis Augusto de Carvalho Neto entregou o cargo de Secretário de Obras e Urbanismo do Município. No ofício entregue ao Gabinete do Prefeito neste dia 04, Luis Augusto agradece a oportunidade e confiança do prefeito João Clemente e se coloca à disposição para repassar documentos, informações e objetos ao seu sucessor, que deverá ser nomeado em breve pelo prefeito.

Com a aproximação do período eleitoral, outras mudanças devem ocorrer, desta vez por conta da desincompatibilização dos pré-candidatos a cargos letivos nas próximas eleições. 


* Por Jorge Galdino de Almeida -  Fones: 8154-9402 / 8836-0340 / 9110-9610.

 

COMUNICADO

PREFEITURA MUNICIPAL DE SAPÉ
GABINTE DO PREFEITO

COMUNICADO

O Gabinete do Prefeito recebeu neste dia 04 de janeiro, o Ofício S/N/2012/SOU, datado de 04 de janeiro de 2012, Assunto: Entrega do Cargo de Secretário Municipal de Obras e Urbanismo.

No documento, o Senhor Luis Augusto de Carvalho Neto entrega o cargo de Secretário, se disponibiliza em repassar informações e documentos em seu poder ao sucessor e agradece a oportunidade e confiança que o prefeito João Clemente Neto depositou em sua pessoa no período em que passou como titular da pasta.

Diante do exposto, comunicamos que serão procedidos todos os trâmites administrativos para, no mais curto espaço de tempo, ser nomeado(a) o(a) novo(a) Secretário(a) Municipal de Obras e Urbanismo.

 Atenciosamente,

JORGE GALDINO DE ALMEIDA
Chefe de Gabinete