Prefeitura de Sapé

Rua Orcine Fernandes, 135 - Centro - Sapé-PB - Cep: 58.340-000 - Fone (83) 3283-6586 - e-mail: prefeitura.sape@gmail.com - twitter.com/prefeiturasape.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Após as chuvas, Barra de Antas recebe apoio do Governo Municipal

Prefeitura de Sapé intensifica ações em Chã de Barra, Nova Vivência e Barra de Antas, zona rural de Sapé

A prefeitura de Sapé vai construir novas casas no povoado de Barra de Antas

Clique na foto para ampliá-la

A prefeitura de Sapé vem dando assistência ao povoado de Barra de Antas após a visita do prefeito João Clemente Neto depois de dois dias de fortes chuvas que elevaram o nível do Rio Gurinhém.  A prefeitura destinou equipes de eletricistas, coleta de lixo, técnicos da secretaria de Obras e Urbanismo, além de funcionários da Secretaria de Promoção Social que estão fazendo o acompanhamento das famílias desabrigadas.

Toda a iluminação pública dos povoados de Chã de Barra, Nova Vivência e Barra de Antas foi restabelecida. O lixo domiciliar e os entulhos trazidos pela cheia do rio já foram retirados das ruas do povoado e uma campanha de conscientização foi feita no local para que todos tirassem o lixo dos quintais para facilitar a coleta.

A equipe técnica da Secretaria de Obras também está realizando as ações necessárias para a construção de uma passagem molhada para facilitar o acesso à escola municipal do povoado. A prefeitura também está providenciando a construção de casas para entregar às famílias que tiveram suas residências destruídas pelas últimas chuvas.

O prefeito também planeja a restauração da praça do povoado e a possibilidade de aquisição de um terreno para a construção de pelo menos 20 casas populares para retirar todas as famílias que residem às margens do rio.

Para o comerciante local, Wilson Estevam da Costa, conhecido como Wilson da Barra, a população está satisfeita com a ação do governo municipal no povoado. “Hoje o pessoal da prefeitura passou fazendo o cadastro das famílias que estão precisando de casas e toda a assistência vem sendo dada aos desabrigados, que já deixaram os prédios públicos e estão morando provisoriamente com familiares”, disse Wilson.

 * Por Jorge Galdino - Fones: 8154-9402 / 8836-0340 / 9110-9610

terça-feira, 19 de julho de 2011

Prefeito visita Inhauá para início de obras no distrito

Inhauá será contemplado com uma praça e reforma do PSF
Foto superior: Vereador Adriano e o Prefeito João Clemente visitando o terreno onde será construída a praça - Fotos inferiores: Posto do PSF de Inhauá

Clique nas fotos para ampliá-las

O prefeito de Sapé, João Clemente Neto, juntamente com o chefe de Gabinete, Jorge Galdino, o assessor de Planejamento, Garibaldi Pessoa e o Secretário de Obras, Luiz Augusto, visitaram nesta segunda(18) o distrito de Inhauá, zona rural do município. A visita ao distrito tinha o objetivo de averiguar “in loco” a demanda de obras.

A comitiva do Governo Municipal for recepcionada pelo vereador Adriano José dos Santos Silva (Adriano de Inhauá), que mora no distrito. Adriano mostrou a necessidade de reformas no posto do PSF – Programa de Saúde da Família, e a construção de uma praça no distrito.

A comitiva do Executivo ainda fez uma vistoria nas estradas vicinais que ligam Inhauá à Rodovia PB João Pedro Teixeira, no trecho entre os municípios de Sapé e Capim. De imediato foi destinada a utilização de máquinas para recuperar a estrada que foi bastante danificada pelas últimas chuvas.

Técnicos da prefeitura já fizeram todo o planilhamento da obra de construção da praça do “Carrasco”, localidade do distrito em plena expansão residencial. Também já foi destinado o terreno para a construção da nova praça e toda a documentação inerente ao processo já está sendo providenciada. “A praça será uma alternativa de lazer à população de Inahuá. Também vamos reformar o posto do PSF e contemplar o distrito com outras obras”, disse o prefeito João Clemente.
 
 * Por Jorge Galdino - Fones: 8154-9402 / 8836-0340 / 9110-9610 


Governo Municipal decreta Situação de Emergência em Sapé


Prefeito e secretários visitam Barra de Antas
O nível do rio aumentou e as águas invadiram o povoado
Reunião com os moradores na igreja de Barra de Antas
Clique nas fotos para ampliá-las


Prefeito visita Barra de Antas para ajudar vítimas das chuvas

O prefeito João Clemente Neto decretou Situação de Emergência no município de Sapé devido o elevado índice pluviométrico registrado nos últimos dias 16 e 17, que alcançou 250 milímetros no litoral do Estado. Foram registrados danos humanos, materiais, ambientais e prejuízos econômicos e sociais com um grande número de famílias que tiveram suas casas invadidas ou destruídas pelas águas, motivando o prefeito a visitar o povoado de Barra de Antas, Zona Rural de Sapé.

O povoado de Barra de Antas é a localidade mais pobre do município, localizado às margens do Rio Gurinhen. Várias casas foram destruídas pelo aumento no nível do rio e outras família ficaram desabrigadas pela insistência das chuvas que derrubaram casas, destruíram estradas e isolaram o povoado.

Nesta Segunda-feira (18), uma comitiva composta pelo prefeito João Clemente Neto; o chefe de Gabinete, Jorge Galdino; o Assessor de Planejamento Estratégico, Garibaldi Pessoa e o Secretário de Obras, Luiz Augusto, visitou o povoado, conversou com as famílias desabrigadas e avaliou os estragos provocados pelas chuvas. Em seguida, a comitiva se reuniu com a população na capela da Igreja Católica do povoado, quando ouviu as reivindicações dos moradores e foram tomadas algumas medidas emergências, dentre elas a coleta de lixo, a restauração da iluminação pública, ajuda as famílias desabrigadas e assistência médica.

O prefeito também determinou a visita dos técnicos da prefeitura para avaliar o local e apontar a melhor localidade para construção de casas destinadas aos desabrigados e, posteriormente, a construção de residências para substituir as casas de taipas e alvenaria que se encontram às margens do Rio. “Temos que retirar todas essas residências localizadas às margens do rio para evitar novos desabamentos e oferecer qualidade de vida a essas famílias”, disse o prefeito João Clemente.

No momento em que acontecia a visita do prefeito ao povoado de Barra de Antas, o secretário de Ação Municipal de Promoção Social, Antônio Pinheiro Júnior, participava de uma reunião no Palácio da Redenção com o governador Ricardo Coutinho e prefeitos de outras cidades atingidas pelas chuvas. Na reunião ficaram acertadas ações conjuntas com o Governo do Estado para minimizar os danos causados pelas chuvas em todo o município de Sapé.

Em várias localidades do município foram registrados desabamentos de casas, alagamentos e interdição de estradas vicinais que levaram o prefeito a decretar Situação de Emergência no município.

 * Por Jorge Galdino - Fones: 8154-9402 / 8836-0340 / 9110-9610 

 

DECRETO

ESTADO DA PARAÍBA PREFEITURA MUNICIPAL DE SAPÉ

GABINETE DO PREFEITO
DECRETO Nº2273/2011 EM, 18 DE JULHO DE 2011.

DECLARA SITUAÇÃO ANORMAL, CARACTERIZADA COMO EMERGÊNCIA A ÁREA DO MUNICÍPIO AFETADA POR DESASTRES NATURAIS RELACIONADOS COM O INCREMENTO DAS PRECIPITAÇÕES HÍDRICAS E COM INUNDAÇÕES E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS

O Prefeito do Município de Sapé, Estado da Paraíba, no uso das atribuições legais conferidas pelo art. 68, da Lei Orgânica do Município, pelo art. 12, do Decreto Federal nº 895, de 16/08/92; e pela Resolução n.º 03, do Conselho Nacional de Defesa Civil; e pelo artigo 7º do Decreto Federal de nº 7.257 de 04 de agosto de 2010; e

CONSIDERANDO o elevado índice pluviométrico registrado nos dias 16 e 17 deste mês de julho, que alcançou 250 milímetros no litoral do Estado;
CONSIDERANDO, os danos humanos, materiais e ambientais e, os prejuízos econômicos e sociais com o grande número de famílias que tiveram suas casas invadidas pelas águas e com parte delas ou totalmente destruídas;
CONSIDERANDO que, em face da extensão do fenômeno natural, caracteriza-se uma situação de emergência, nos moldes da Resolução n.º 3, do COMDE e do Decreto Federal nº 7.257/2010;
CONSIDERANDO que o Poder Público Municipal não pode, a toda evidência, ficar alheio a essa excepcional situação anormal, tendo a obrigação de promover a remoção e relocação de famílias, bem como a retirada de barreiras, escombros ou entulhos;
CONSIDERANDO, por fim, a precariedade dos recursos de que dispõe esta Prefeitura para continuação da assistência que se faz necessária em todos os sentidos aos afetados pelas chuvas no Município de Sapé.

D E C R E T A:

Art. 1° – Fica declarada SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA no Município de Sapé para todos os efeitos legais.
Art. 2° – Ficam a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, Fundo Municipal de Assistência Social de Sapé, Fundo Municipal de Saúde de Sapé e Divisão de Transporte autorizadas a formarem e comporem “Frentes de Trabalho”, destinadas a promover a retirada e remoção de barreiras, escombros, entulhos, lama e detritos trazidos ou produzidos pela ação das águas pluviais, o alojamento dos desabrigados, campanhas de vacinação e quaisquer outras medidas que se fizerem necessárias.
Art. 2° – O Poder Público Municipal desenvolverá ações na busca de soluções para o combate aos problemas gerados pelas chuvas, no Município de Sapé, bem como buscará apoio com os Governos Estadual e Federal para suprir a precariedade dos recursos municipais.
Art. 3° – A situação anormal caracterizada como SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA permanecerá em vigor enquanto não forem satisfatoriamente resolvidos e equacionados todos os principais problemas resultantes deste fenômeno da natureza que aflige o Município ou enquanto perdurarem os efeitos das chuvas.
Art. 4° – Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Prefeitura Municipal de Sapé, 18 de julho de 2011.

JOÃO CLEMENTE NETO
Prefeito


segunda-feira, 18 de julho de 2011

Governador decreta Estado de Emergencia em Sapé e mais 25 municípios

Ricardo decreta Estado de Emergência em 26 cidades e convoca prefeitos para reunião no Palácio da Redenção
 
O Governdor Ricardo Coutinho decretou na noite deste domingo (17) Estado Situação de Emergência em 26 cidades da Paraíba devidos aos estragos causados pelas fortes chuvas que castigam a Paraíba nos últimos dias. Uma reunião de emergência foi convocada com os prefeitos dos municipios mais atingidos pelas chuvas, nesta segunda-feira (18), no Palácio da Redenção.

O objetivo do encontro é estabelecer parceria no sentido de solucionar os problemas ocasionados pelas chuvas, dentro das competências do Estado e do Município, e seguindo o que diz o Sistema Nacional de Defesa Civil.

O Governo promete, através de parceria com a Prefeitura de João Pessoa, disponibilizar carros-pipa para manter o fornecimento de água potável e possibilitar o funcionamento dos serviços essenciais à população, como hospitais, escolas e segurança.

O chefe do execuivo estadual também pede a participação da população, no sentido de contribuir com doações para os desabrigados, tais como roupas, cobertores e alimentos.

Leia a nota distribuida a imprensa pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado

O Governo do Estado da Paraíba, ciente dos efeitos e problemas causado pelas chuvas registradas nos últimos dois dias, criou uma comissão de trabalho permanente para traçar diagnósticos e viabilizar soluções para minimizar os transtornos que afetaram famílias paraibanas:

1) Nas últimas 48 horas, choveu em média 250 milímetros no litoral do Estado. Pelo menos 26 cidades estão em estado crítico, com registros de famílias desabrigadas, municípios sem vias de acesso, desmoronamento e pontes que ruíram.

2) Os serviços de monitoramento dos níveis de barragens, estradas, pontes e abastecimento de água estão trabalhando em estado de alerta, acompanhando as precipitações pluviométricas para acionar os setores competentes, com o intuito de levar assistência de forma mais rápida.

3) Na Grande João Pessoa, a Estação Elevatória de Marés está inundada, o que ocasionou a interrupção do abastecimento de água. Situação semelhante ocorre na Estação Elevatória de Gramame, que corre riscos de parar. Diante disso, a Cagepa pede que a população redobre os cuidados com a economia de água, pelo menos nos próximos três dias.

Diante desse diagnóstico, o Governo do Estado tomou as seguintes medidas:

1) Decretar situação de emergência e tentar, junto ao Governo Federal, mais recursos para viabilizar reparos e construção de pontes, estradas, ampliar acessos a cidades, como também ações de vigilância em saúde, para evitar epidemias.

2) O Governo do Estado está convocando os prefeitos dos municípios de Araçagi, Alagoa Nova, Alhandra, Bayeux, Caaporã, Cabedelo, Campina Grande, Cruz do Espírito Santo, Gurinhem, Itabaiana, Ingá, João Pessoa, Juarez Távora, Lagoa Seca, Mamanguape, Mogeiro, Mulungu, Natuba, Pilar, Pirpirituba, Rio Tinto, Sapé, Salgado de São Felix, Santa Rita, Sobrado e São José dos Ramos para uma reunião nesta segunda-feira, 18 de julho, às 9h, no Palácio da Redenção. O objetivo do encontro é estabelecer parceria no sentido de solucionar os problemas ocasionados pelas chuvas, dentro das competências do Estado e do Município, e seguindo o que diz o Sistema Nacional de Defesa Civil.

3) Por determinação do governador Ricardo Coutinho, a Polícia Militar está de prontidão para auxiliar o Corpo de Bombeiros nos chamados de pessoas desaparecidas e situação de resgate.

4) Através de parceria com a Prefeitura de João Pessoa, o Governo vai disponibilizar carros-pipa para manter o fornecimento de água potável e possibilitar o funcionamento dos serviços essenciais à população, como hospitais, escolas e segurança.

5) O Governo do Estado também pede a participação da população, no sentido de contribuir com doações para os desabrigados, tais como roupas, cobertores e alimentos.



Redação com Secom-PB