Prefeitura de Sapé

Rua Orcine Fernandes, 135 - Centro - Sapé-PB - Cep: 58.340-000 - Fone (83) 3283-6586 - e-mail: prefeitura.sape@gmail.com - twitter.com/prefeiturasape.

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

MENSAGEM DO PREFEITO

 Sapé, 86 anos de 
Emancipação Política

O aniversário de Emancipação Política de nosso município é o momento em que fazemos uma análise do trabalho e da dedicação de nossa equipe de Governo, que sempre procura oferecer o melhor a nossa terra. Neste 1º de dezembro, presenteamos nossa cidade com obras e serviços que melhoram a vida da população e projetam um futuro melhor para todos os sapeenses.

 
FELIZ ANIVERSÁRIO SAPÉ!

Mensagem do prefeito João Clemente Neto


EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE SAPÉ

Prefeito entrega obras e veículos no aniversário do município
Dentre as obras inauguradas estão a pavimentação e iluminação do bairro Francisco Felizardo e entrega de veículos à Saúde

Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, um marco histórico do município
  
A Praça de Eventos João Úrsulo Ribeiro Coutinho será o palco do evento de comemoração dos 86 anos de emancipação política do município. A prefeitura de Sapé promove na quinta-feira, dia 1º de dezembro, a festa de aniversário com as bandas Mastruz com Leite e Forró Pegado e o Show do cantor Duquinha, a partir das 21h.

No setor de Saúde, o prefeito anuncia a entrega, ainda no mês de dezembro, de duas ambulâncias convencionais e dois veículos Kombi, destinados ao Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e ao Programa Saúde na Escola (PSE); as inaugurações da base do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), que já inicia com os serviços de duas ambulâncias e equipes habilitadas; o Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS-AD) “Nise da Silveira”, que é destinado a acolher e cuidar de pessoas com dificuldades decorrentes do uso prejudicial de álcool e/ou outras drogas e a reforma de vários postos de saúde.
João Clemente Neto também entrega neste dia primeiro, várias obras à população, dentre elas, serão inauguradas a nova iluminação e a pavimentação em paralelepípedos de todo o Bairro Francisco Felizardo, que interliga o Centro do município ao bairro de Nova Brasília, e o calçamento de cinco ruas do Bairro Santa Marina. O prefeito ainda anuncia investimentos em obras, que contemplam o Distrito Rural de Inhauá, com a construção de uma praça; saneamento básico no valor de R$ 6,5 milhões, contemplando todo o perímetro que abrange os bairros Renato Ribeiro, Abel Cavalcante, Agrovila e o conjunto José Feliciano da Silva; a construção de uma lagoa de estabilização e investimentos na educação com a reforma de mais 6 escolas na zona rural e uma na zona urbana. As escolas já em fase de acabamento.

No setor educacional, será entregue neste dia primeiro a reforma da Escola Municipal Tancredo Neves. A área pedagógica recebe uma atenção especial na Educação de Jovens e Adultos (EJA), quando será implantado o projeto “Filhos da Eja”, permitindo às mães estudarem enquanto seus filhos são assistidos por profissionais da área pedagógica da Secretaria Municipal de Educação. Ainda na área de educação, será anunciada a implantação de mais cinco unidades escolares com horário em tempo integral, a construção de uma creche no Loteamento Abel Cavalcante e a aquisição de projetores (data show) para todas as escolas rurais e urbanas da rede pública municipal de ensino. “O governo não para. Estamos entregando obras e anunciando novos empreendimentos. As dificuldades são grandes, mas estamos conseguindo manter a adimplência do município e estamos recebendo recursos de outras esferas governamentais. Deixo de presente nesses 86 anos de emancipação política o trabalho e a dedicação de toda nossa equipe que trabalha para o progresso e pela justiça social no nosso município”, disse o prefeito João Clemente.  

Veja a programação para a entrega de obras e veículos no dia 1º de dezembro:

MANHÃ:

·         5h – Alvorada com a Banda Santa Cecília nas principais ruas da cidade.

TARDE:

·         15h – Entrega da reforma da Escola Municipal Tancredo Neves;
·1       17h – Inauguração da pavimentação de cinco ruas no Bairro Santa Marina;
·         18h – Inauguração da Iluminação e pavimentação do Bairro Francisco Felizardo.

NOITE:

·         19h30 - Missa na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição;
·         21h – Festa na Praça de Evento João Úrsulo Ribeiro Coutinho e anuncio de novas obras e projetos.


* Por Jorge Galdino de Almeida -  Fones: 8154-9402 / 8836-0340 / 9110-9610.






CALENDÁRIO DE PAGAMENTO FUNCIONAL

SECRETARIA MUNICIPAL DE FINANÇAS

CALENDÁRIO DE PAGAMENTO 


MÊS DE REFERÊNCIA: NOVEMBRO/2011

Repasse para o Bradesco para pagamento no dia 30/nov/2011

Secretaria(s): EDUCAÇÃO (FUNDEB)

Categoria(s)Funcionários que recebem pelo Fundeb (Magistério e Apoio).
 ___________________________________________________________________

Repasse para o Bradesco para pagamento no dia 09/dez/2011

Secretaria(s): Demais secretarias (Exceto Educação/Fundeb)

Categoria(s)Aposentados, pensionistas, efetivos, comissionados e contratados (Exceto Fundeb)


 ___________________________________________________________________
Os valores referentes aos salários foram repassados pela Prefeitura ao Bradesco, ficando o depósito nas contas dos servidores condicionado à disponibilidade operacional do Banco.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

EMANCIPAÇÃO POLÍTICA


Prefeitura prepara evento festivo para comemorar os 86 anos de Emancipação Política do Município de Sapé

Para comemorar os 86 anos de emancipação política do município, a prefeitura de Sapé promove na quinta-feira, dia 1º de dezembro, um grande evento com as bandas Mastruz com Leite e Forró Pegado e o Show do cantor Duquinha. O evento festivo acontecerá na Praça de Eventos João Úrsulo Ribeiro Coutinho a partir das 21h.

Conheça um pouco da história de Sapé 

Situada em bela planície, elevada acima do nível do mar cerca de 126,37 m, Sapé fora habitado em tempos pré-coloniais pelos índios Potiguares. Naturalmente estava coberta de matas exuberantes, que floresceram até o tempo da devastação, quando se fundaram os engenhos primitivos, os quais se bifurcaram em dois povoados: o de Alagoa Cercada, pertencente ao então Sr. Urbano Guedes e o “Engenho Conceição (outrora denominado Buraco), de propriedade do Senhor Simplício Coelho.

O povoado começou com a Estação da Estrada de ferro Great-Western, a qual foi fundada em 1882. Antes dessa urbana edificação havia um sítio, na época, ocupado pela próspera localidade. Depois de fundada a Estação, o povoado foi se estendendo para leste e oeste, formando assim quase dois bairros conhecidos pelos nomes de Sapé de Baixo e Sapé do Meio, este último, assim denominado em razão de um quase bairro que estava situado mais além com o nome de Sapé de Cima. Neste último, achava-se a Capela de Jesus, Maria e José ou da Sagrada Família, primeira localidade. O povoado tal qual se o acaba de descrever, estendeu a sua parte principal para o lado do Sul deste, ultrapassando o local em que se achava situada no ano de 1901, iniciada pelo então Sr. Manoel Antônio Fernandes e terminada pelo Sr. Simplício Coelho.

A denominação Sapé originou-se da existência de um tipo de capim abundante na região, conhecido pelos indígenas como “Eça=PE, o que alumia o caminho, o que dá claridade”. Dele se serviam para fazer fachos de iluminar as travessias noturnas.

Data a criação do distrito e do município em 7 de março de 1896, com a denominação de Espírito Santo, segundo a Lei Estadual nº 40. A povoação de Cruz do Espírito Santo e a Vila de Pedras de Fogo foram transferidas para o novo município.

A divisão administrativa de 1911, Espírito Santo constituía-se dos distritos Espírito Santo (sede), Sapé, Sobrado e São Miguel de Taipu.

Por determinação Estadual nº 627, de 1º de dezembro de 1925, a Sede municipal foi transferida para a povoação de Sapé , que daquela data em diante foi elevada à categoria de vila pela mesma lei. 


* Por Jorge Galdino de Almeida -  Fones: 8154-9402 / 8836-0340 / 9110-9610.