Prefeitura de Sapé

Rua Orcine Fernandes, 135 - Centro - Sapé-PB - Cep: 58.340-000 - Fone (83) 3283-6586 - e-mail: prefeitura.sape@gmail.com - twitter.com/prefeiturasape.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Alunos de escola pública de Sapé alcançam nota máxima em História Geral e do Brasil

Uma prova de competência e a desmistificação de um tabu. Assim foi a resposta, através da apresentação de seminários que deram aos alunos da Escola Municipal Luis Ignácio Ribeiro Coutinho, em Sapé, cursistas dos 7º, 8º e 9º anos do turno manhã, os quais seguiram à risca as orientações do professor da cadeira de História Geral e do Brasil, João Victor da Silva.

Na avaliação do professor esses trabalhos geralmente são exigidos já no segundo grau, mas como teste, resolveu aplicá-los no ensino fundamental, o que resultou num total aproveitamento dos alunos, que não se intimidaram e surpreenderam no transcorrer das apresentações.

“Fiquei muito feliz com o resultado dessa tarefa não tão fácil de ser resolvida, mas que teve os objetivos alcançados. Até porque são alunos jovens, sem base profissional, mas que deram conta do recado e enfrentaram a timidez, numa demonstração de coragem, esforço e uma grande aprendizagem. Eles estão de parabéns, pontuou o professor.


Jovem representa Sapé em encontro na Itália e Espanha

Projeto de construção de barragem subterrânea leva jovem sapeense ao exterior

Antônio Marcos e a barragem subterrânea
 Clique na foto para ampliá-la

O Jovem Antônio Marcos Estevão de Farias, do Sítio Maraú, zona rural de Sapé, está representando o município de Sapé e a Paraíba em Verona – Itália e em Madri-Espanha. O evento é parte da Jornada Mundial da Juventude, que teve início no último dia 04.

Antônio Marcos ‘carimbou o passaporte’ devido o desenvolvimento do projeto de construção uma de barragem subterrânea, desenvolvido no Projeto "Cio da terra 2011", do CRF - Centro Rural de Formação – que desenvolve atividades de formação técnica e formação cidadã desde 2002 no Município de Cruz do Espírito Santo – PB, destinado preferencialmente a jovens e crianças de áreas rurais. O CRF tem a coordenação do Padre Gabriele Giacomelli, conhecido como Padre Gabriel, de Cruz do Espírito Santo. São atendidos pelo projeto cerca de trinta jovens vindos de áreas rurais e do centro da cidade de Cruz do Espírito Santo, além de atender também jovens de cidades vizinhas.

A barragem subterrânea foi construída por Antônio Marcos, que também é um dos jovens participantes do curso, juntamente com o seu irmão. A barragem subterrânea de pedra e concreto será utilizada para o benefício de toda a família e rendeu ao jovem a escolha dentre os 25 jovens concorrentes dos municípios de Sapé e Cruz do Espírito Santo.

Em todo o Brasil, apenas seis jovens foram selecionados, sendo 2 do Maranhão, 2 de Pernambuco, 1 do Pará e 1 da Paraíba. Antônio Marcos levou na bagagem livro, DVD’s, bandeira, folhetos, jornais, peças de artesanato e outros materiais que serão expostos nas cidades do exterior onde acontecerão o evento durante 22 dias. Muitos desses materiais foram doados pela Secretaria de Educação, Cultura e Desportos de Sapé.


* Por Jorge Galdino de Almeida -  Fones: 8154-9402 / 8836-0340 / 9110-9610 


Cícero e João Pessoa - Nascidos em 5 de Agosto


Políticos de Sapé prestigiam aniversário de Cícero Lucena no feriado de 426 anos de João Pessoa

Aniversário de Cícero Lucena no Sesc Centro - João Pessoa
 Clique na foto para ampliá-la

O prefeito de Sapé, João Clemente Neto, vereadores e secretários prestigiaram a festa de aniversário do Senador Cícero Lucena na tarde de hoje (05), no Sesc Centro, em João Pessoa. Políticos de diversos partidos foram ao encontro do senador e o aniversário acabou se transformando numa espécie de antecipação da candidatura de Cícero a prefeito da Capital em 2012.

Pelo Sesc passaram o ex-governador José Maranhão (PMDB), o deputado Sérgio Guerra (presidente nacional do PSDB), o deputado Trócolli Júnior (PMDB), o deputado federal Ruy Carneiro (PSDB), o ex-deputado Major Fábio (Democratas), o deputado Toinho do Sopão (PTN), os vereadores Tavinho Santos (PTB) e Marcos Vinicius (PSDB), além de prefeitos, vereadores e lideranças de todas as partes do Estado. O ex-governador Cássio Cunha Lima não compareceu ao aniversário do amigo por estar com o pai, Ronaldo Cunha Lima, no hospital em São Paulo. O poeta recebe alta apenas na noite desta sexta-feira e isso inviabilizou a presença de Cássio à festa.

Na comitiva de Sapé estavam o prefeito João Clemente Neto (Democrata); a primeira-dama Helena Rafaela; o vice-prefeito Melcíades Brito; o chefe de Gabinete, Jorge Galdino; o secretário de Promoção Social, Pinheiro Júnior; a secretária de Educação, América Castro (cunhada de Cícero); o ex-prefeito, Tota Leôncio e os vereadores Zé Birato e Paulo Ferreira.
“Estou emprestando meu nome para mais uma vez dirigir a cidade de João Pessoa e vamos formar uma chapa forte com todos os partidos que fazem oposição”, disse Cícero em entrevista à imprensa.

O presidente Nacional do PSDB, Sérgio Guerra, disse que o candidato do partido a prefeito de João Pessoa é o senador Cícero Lucena. “Quem apostar que Cícero não é candidato vai perder tempo e verbo. O PSDB nacional apóia a candidatura de Cícero e vamos trabalhar para que ele vença a eleição”, disse Guerra.

* Por Jorge Galdino de Almeida -  Fones: 8154-9402 / 8836-0340 / 9110-9610 

 

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

PAGAMENTO DO PASEP


A Prefeitura de Sapé, através da Secretaria de Finanças, informa aos servidores públicos municipais que o pagamento do PASEP estará disponível nas contas do BRADESCO amanhã (Dia 05/08).

O servidor que não tiver o pagamento depositado deve procurar o benefício no BANCO DO BRASIL, na próxima Semana.

* Por Jorge Galdino, com informações da Secretaria de Finanças.
 Fones: 8154-9402 / 8836-0340 / 9110-9610

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Prefeitura estuda implantação de sistema de gestão de resíduos sólidos

Projeto vai beneficiar 13 municípios integrantes do Cogiva

O prefeito de Sapé, João Clemente Neto, se reuniu esta semana com técnicos da Embrapa para discutir a implantação de um projeto de reciclagem de resíduos sólidos. O projeto prevê a construção de galpões, instalação de balança, formação de cooperativas e toda a estrutura para o aproveitamento de plásticos, papel, papelão, metais e outros materiais que vão gerar renda para famílias de catadores de lixo, recicladores e amenizará o problema do lixo colocado nos lixões a céu aberto.

O projeto ainda prevê a coleta seletiva, campanha de conscientização, compostagem de lixo úmido para utilização na agricultura familiar e benefícios para o meio ambiente. A iniciativa será realizada em conjunto com os 13 municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal de Gestão Pública Integrada nos Municípios do Baixo Rio Paraíba (Cogiva), sediado no município de Sapé e que tem como presidente o prefeito João Clemente. “Tenho todo o interesse em implantar o projeto em Sapé, pois a região tem graves problemas com o lixo e temos que oferecer uma solução sustentável, que seja compatível com a preservação do meio ambiente, socialmente rentável e financeiramente viável”, disse o prefeito João Clemente Neto.

Os pesquisadores da Embrapa já deram início ao projeto e estão em contato com os demais municípios integrantes do Consórcio. 

* Por Jorge Galdino de Almeida -  Fones: 8154-9402 / 8836-0340 / 9110-9610 

terça-feira, 2 de agosto de 2011

MULHERES DE AUGUSTO

Grupo de mulheres artesãs retrata a história de Augusto dos Anjos em peças de cerâmica

Grupo de Cerâmica Mulheres de Augusto
 Clique na foto para ampliá-la
Um grupo de mulheres do Assentamento Santa Helena, zona rural de Sapé, está revolucionando a comunidade com um trabalho artesanal de alto nível, recebendo a valorização e o reconhecimento em feiras e encontros regionais. A localidade é composta de três áreas de assentamentos, denominadas Santa Helena I, II e II.

O grupo de 12 mulheres produz peças em cerâmicas, utilizando a argila, abundante no local, e lenha provinda de galhos de árvores caídos nas áreas dos assentamentos. A madeira serve para abastecer o forno semi-profissional que tem capacidade de “queimar” até 500 peças. As peças de cerâmica retratam pessoas, animais, as casas da vila operária e principalmente prédios históricos que ficam no entorno da extinta Usina Santa Helena. A casa da ama de leite de Augusto dos Anjos e a capela onde o poeta foi batizado são as peças mais procuradas. As “Mulheres de Augusto” também criaram réplicas das lajotas do piso da casa da ama de leite, que contêm um adereço em relevo na forma do fruto do famoso pé de tamarindo. A casa abriga hoje o Memorial Augusto dos Anjos. 

O projeto tem o apoio da Prefeitura de Sapé, do Sebrae e das associações dos assentamentos. Para Maria das Graças de Sousa, uma das idealizadoras do grupo, as “Mulheres de Augusto” tem por finalidade divulgar um pouco da história de Augusto dos Anjos e do próprio lugar onde vivem.

O grupo de cerâmica “Mulheres de Augusto” participou, este ano, do 14º Salão de Artesanato da Paraíba, em Campina Grande, por ocasião do ‘Maior São João do Mundo’, chamando a atenção da Rede Paraíba de TV, afiliada da Rede Globo, que veiculou matéria sobre o grupo em seus telejornais. As Mulheres de Augusto conseguiram vender várias peças expostas e receberam os elogios e o reconhecimento dos que visitaram o evento.

A prefeitura de Sapé, através da Secretaria de Educação, Cultura e Desportos, vem dando apoio ao grupo. O apoio agora chegou ao gabinete do prefeito, que demonstrou interesse pelo projeto e quer também alavancar a iniciativa para que o grupo de cerâmica seja um negócio rentável e autosustentável. “Fiquei impressionado com o trabalho e com a organização do projeto. As Mulheres de Augusto demonstram que, com simplicidade, respeito à natureza e espírito coletivo, é possível mudar a realidade de uma comunidade. Vamos ajudá-las com divulgação, infraestrutura e apoio logístico para que o negócio prospere” disse o chefe de gabinete, Jorge Galdino.

O prefeito de Sapé, João Clemente Neto, já recebeu um DVD publicitário também produzido pelo grupo de artesãs e está avaliando o apoio que a prefeitura vai destinar para a iniciativa empreendedora que demonstra amor à história e ao município.


* Por Jorge Galdino de Almeida -  Fones: 8154-9402 / 8836-0340 / 9110-9610

Hospital de Sapé recebe equipamentos de última geração do Governo do Estado

Prefeito diz que vai pessoalmente doar sangue para agradecer o gesto do Governador

João Clemente Neto - Prefeito de Sapé-PB
O Governo do Estado, através da Secretaria da Saúde – SES, e a Prefeitura de Sapé celebraram um termo de cessão de uso de diversos equipamentos destinados ao Hospital Regional Dr. Sá Andrade. Os equipamentos foram requeridos através do Gabinete do Prefeito de Sapé e teve a solicitação prontamente atendida pelo Secretário Estadual da Saúde, Waldson Dias de Souza. “Fizemos a solicitação devido à preocupação do prefeito João Clemente com o grande número de visitantes que Sapé vem recebendo com os grandes eventos como ocorreu no São João deste ano. Nosso hospital vem passando por reformas e aparelhagem, e esses equipamentos chegaram em boa hora” disse o chefe de gabinete da prefeitura de Sapé, Jorge Galdino de Almeida. 

A Secretaria de Saúde de Sapé também se mobilizou para viabilizar o processo de cessão dos equipamentos. O hospital recebeu um ressuscitador adulto manual, um ressuscitador Infantil manual, um oxímetro de pulso – DIXTAL, um foco cirúrgico com uma cúpula e um foco cirúrgico com iluminação focal com 02 cúpulas. Os técnicos já estão providenciando a montagem e instalação e em breve estarão sendo utilizados nas rotinas médicas do hospital. 

O prefeito de Sapé disse que os equipamentos cedidos pelo Governo do Estado representam uma grande ajuda aos esforços que estão sendo feitos para equipar e ampliar o atendimento do Hospital Regional Sá Andrade. “Tenho sempre procurado outras esferas de governo para conseguir benefícios para nosso povo. Não olho partidos, pois tenho como prioridade o desenvolvimento da cidade. Sapé tem aumentado a população e estamos sempre recebendo visitantes em decorrência do turismo de eventos e precisamos oferecer a todos um atendimento médico-hospitalar eficiente” ressaltou João Clemente.

Hospital Regional Dr. Sá Andradre - Sapé-PB
O prefeito disse que vai pessoalmente doar sangue no hemocentro da capital como forma de agradecimento ao Governador Ricardo Coutinho pela doação dos equipamentos. João Clemente disse que um gesto de grandeza se paga com outro e que levará secretários, assessores, funcionários e amigos que também queiram compartilhar o gesto. “Sabemos da importância da doação de sangue para salvar vidas humanas. Quero com esse gesto agradecer ao governador e chamar atenção para esse gesto de amor ao próximo. A doação de sangue é tão importante quanto esses equipamentos, pois podem salvar vidas e isso não tem preço”.

A comitiva do prefeito vai se reunir e marcar uma data para que todos possam se dirigir ao hemocentro em João Pessoa para fazer a doação de sangue.

* Por Jorge Galdino de Almeida -  Fones: 8154-9402 / 8836-0340 / 9110-9610