Prefeitura de Sapé

Rua Orcine Fernandes, 135 - Centro - Sapé-PB - Cep: 58.340-000 - Fone (83) 3283-6586 - e-mail: prefeitura.sape@gmail.com - twitter.com/prefeiturasape.

sábado, 21 de janeiro de 2012

Projeto de coleta seletiva já está sendo implantado em Sapé

Reuniões com recicladores já foram realizadas e projeto está na fase de implantação da cooperativa


 
Projeto vai beneficiar catadores do lixão de Sapé
Cooperativa vai melhorar condições de vida dos recicladores
Reunião com recicladores na Cidade Cristã
O município de Sapé em breve contará com uma cooperativa de coleta seletiva e reciclagem e resíduos sólidos, através do projeto SAPEDES – Sapé Reciclando com Desenvolvimento Sustentável, um projeto ecológico, ambiental e social que tem como objetivo organizar recicladores em uma cooperativa, gerando emprego, renda e reduzindo a quantidade de resíduos nos lixões e aterros. As reuniões já estão acontecendo na Cidade Cristã sob a coordenação da Secretaria de Promoção Social e do Vice-Prefeito Melcíades Brito, incentivador do projeto. Nos encontros, recicladores e interessados estão tendo noções de cooperativismo. O projeto vai atuar em todo o município de Sapé e cidades circunvizinhas.

Nesta fase do projeto será constituída a cooperativa e confecção de carrinhos personalizados para coleta de material reciclável, além da distribuição de EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) e toda padronização do empreendimento.

A cooperativa vai organizar os recicladores, catadores do lixão e pessoas interessadas, oferecendo instrução sobre o setor e técnicas para a separação de material reciclável como vidro, metais, papel e plástico, do material orgânico e do lixo (material imprestável), gerando emprego, renda e impacto ambiental positivo. O projeto está sob a responsabilidade do técnico Antônio Dehon Brasileiro, administrador de empresas e ex-diretor da divisão de materiais e patrimônio da prefeitura de Mamanguape. O projeto está orçado em um pouco mais de R$ 1 mi, beneficiando certa de 500 pessoas.



* Por Jorge Galdino de Almeida -  Fones: 8154-9402 / 8836-0340 / 9110-9610.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Secretário de Promoção Social será o entrevistado da próxima quarta-feira do Programa Prefeitura em Foco

Pinheiro Júnior fala sobre as ações sociais desenvolvidas por sua secretaria


Secretário Pinheiro Júnior
O vereador licenciado e atual secretário municipal de Promoção e Ação Social, Antônio Pinheiro Júnior, será o próximo entrevistado do Programa Radiofônico ‘Prefeitura em Foco’. A entrevista acontecerá na próxima quarta-feira (25), a partir das 11h da manhã.

O secretário vai fazer uma prestação de contas das ações sociais e de programas como o PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, Projovem e da assistência a crianças, jovens e adultos.

O programa acontece ao vivo, todas as quartas-feiras, das 11h às 11h30, pela Rádio Comunitária Sapé FM, 105,9, sob o comando do radialista e assessor de comunicação da Prefeitura de Sapé, Ricardo Silveira.

O ‘Prefeitura em Foco’ é uma ação do setor de comunicação da Prefeitura de Sapé, que está disponibilizando diversos canais de interação com o cidadão, utilizando mídias como a internet (redes sociais, e-mail, twitter, blog, site.), programa radiofônico, campanhas educativas e em breve também a circulação de um informativo impresso. 
 
* Por Jorge Galdino de Almeida -  Fones: 8154-9402 / 8836-0340 / 9110-9610.

Artesãs sapeenses criam peças inspiradas na obra de Augusto dos Anjos

As peças estão sendo expostas em João Pessoa pela primeira vez, no 15° Salão do Artesanato Paraibano


Grupo de Cerâmica 'Mulheres de Augusto'

Retirar o barro da natureza, amassar e transformá-lo em arte. Há pouco mais de um ano, mulheres do Assentamento Santa Helena, no município de Sapé, aprenderam a criar produtos artesanais de cerâmica. Mais do que exercer um ofício, elas plantaram a semente do empreendedorismo, criando a associação "Mulheres de Augusto" e complementando a renda familiar. Suas peças retratam a história de um dos maiores poetas brasileiros, o paraibano Augusto dos Anjos.

As obras estão sendo expostas em João Pessoa pela primeira vez, no 15° Salão do Artesanato Paraibano, até o próximo domingo (22). As peças em cerâmica retratam pessoas, animais típicos da região e réplicas de prédios históricos relacionados à trajetória de Augusto dos Anjos, como o antigo engenho da fazenda Pau D'Arco, onde ele nasceu e viveu. A casa da ama de leite do poeta e a capela na qual ele foi batizado são as peças mais vendidas. Os trabalhos das "Mulheres de Augusto" ficam expostos e são vendidos permanentemente no Centro Cultural do assentamento, ao lado do Memorial Augusto dos Anjos.

A história dessas 12 artesãs começou a mudar no ano passado, quando iniciaram o curso de cerâmica, ministrado pelo artista plástico Chico Ferreira, por meio do Sebrae na Paraíba e com apoio da prefeitura de Sapé. "Foi muito interessante ensinar o artesanato a mulheres agricultoras e, ao mesmo tempo, mostrar para elas a importância de Augusto dos Anjos na nossa história", afirma Chico.

Gratificante

De acordo com a gestora do projeto Observatório Cultural do Sebrae, Maísa Duarte de Melo, a ideia de trabalhar com o artesanato de barro surgiu das próprias mulheres do assentamento. "Foi muito importante ensinar um trabalho com o qual elas se identificassem, já que fazem réplicas da vila onde vivem", diz Maísa.

Para Luana Patrícia da Silva, 22 anos, o novo ofício é gratificante. Agora, além de trabalhar como ajudante de ensino na escola do assentamento, ela põe a mão na massa para produzir as peças da associação. "Sempre tive vontade de fazer artesanato com barro. Quando soube do curso, logo me inscrevi e adorei. Já posso até ganhar dinheiro com o que aprendi", prevê Luana.

*Por Luciana Oliveira, Agência Sebrae


terça-feira, 17 de janeiro de 2012

CHAMADA ESCOLAR - MATRÍCULAS ABERTAS

Clique para ampliar

Mais informações na Secretaria de Educação 
ou nas escolas municipais mais próximas


* Da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desportos


Prefeitura em Foco entrevista América Castro nesta quarta-feira

Professora América Castro
A secretária de Educação vai falar sobre o reajuste do Magistério, PCCR e matrículas para a rede pública municipal

O programa radiofônico “Prefeitura em Foco”, que vai ao ar todas as quartas-feiras pela Rádio Comunitária Sapé FM (105,9), a partir das 11 horas da manhã, entrevista nesta quarta (18) a secretária municipal de Educação, professora Maria América Castro. O programa tem como âncora o Assessor de Comunicação da Prefeitura, Ricardo Silveira, e a produção do setor de comunicação institucional do Gabinete do Prefeito.

Na entrevista, América vai dar detalhes sobre o reajuste salarial que a prefeitura vai conceder ao Magistério, com índice superior ao nacional. A secretária também vai falar sobre as matrículas para o ano letivo 2012, da construção de uma nova creche no Lot. Abel Cavalcante e do PCCR dos servidores administrativos, que inclui o pessoal de apoio da educação, além das atividades da secretaria de educação.

O programa Prefeitura em Foco começa às 11h, com duração de meia hora, quando semanalmente são entrevistados secretários, prefeito, vice-prefeito, diretores e gestores das diversas repartições públicas da prefeitura de Sapé.

* Por Jorge Galdino de Almeida -  Fones: 8154-9402 / 8836-0340 / 9110-9610.

Governo Municipal reafirma reajuste maior que índice nacional para o Magistério

Reunião entre sindicato e governo ocorre em clima de cordialidade e prefeito quer PCCR para todos os servidores municipais
 
Reunião na Secretaria de Educação
O Governo Federal deve confirmar um reajuste de 22% no piso nacional dos professores. O índice representa a variação no valor mínimo de investimento por aluno do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) entre 2011 e 2012. A Lei 11.738/08, que criou o piso, diz que o reajuste será feito todo mês de janeiro no mesmo porcentual da atualização do valor do Fundeb e terá de ser o menor valor básico para aos professores por 40 horas-aula semanais. Hoje, 16 Estados não cumprem o piso atual, de R$ 1.187. Em Sapé, o magistério já vem recebendo valores superiores ao piso nacional.

Ainda não houve uma conversa definitiva sobre o assunto entre a presidente Dilma Rousseff e o ministro da Educação, Fernando Haddad. Na última terça-feira (10), o ministro de Educação, Fernando Haddad, participou de audiência com a presidente Dilma Rousseff e o secretário-executivo do Ministério, José Henrique Paim, para discutir o reajuste de 22% para o piso nacional dos professores. A decisão final ainda não foi tomada, até porque o ministro espera os dados consolidados do Tesouro Nacional para fechar o valor final do reajuste do Fundeb. É improvável, no entanto, que esse seja menor do que os 22% calculados até aqui. Haddad não confirmou o valor, mas reforçou que a lei não precisa de interpretações. "É auto-aplicável", disse.

Em Sapé, a equipe do Governo Municipal, composta pelo chefe de gabinete, Jorge Galdino, a secretária de Educação, América Castro e pelo próprio prefeito João Clemente Neto, participou de uma reunião com a direção do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sapé (Sindservs). A reunião aconteceu no último dia 13, na secretaria de Educação e se deu de forma descontraída, quando o prefeito João Clemente garantiu o reajuste acima do índice oficial, dando continuidade à política de valorização do Magistério que vem implantando desde o primeiro ano de governo. De 2009 até o ano passado, a categoria já acumula mais de 70% de reajuste salarial. “Nosso grande diferencial é o diálogo aberto e sincero. O magistério sabe que em nosso governo não precisa de greve para que sentemos à mesa para uma negociação justa e respeitosa, postura essa que a categoria não via nos últimos governos que me antecederam”, disse o prefeito João Clemente.

Com a garantia do índice oficial do Governo Federal para o reajuste do magistério de Sapé, o prefeito designou o chefe de gabinete, Jorge Galdino, para realizar os estudos de impacto do reajuste na folha funcional, averiguando assim a possibilidade de conceder um reajuste ainda maior à categoria. “Em 2011, fiz este levantamento e conseguimos oferecer ao magistério reajustes superiores aos índices do Governo Federal. Este ano vou munir novamente o governo de estatísticas e projeções para embasar mais uma vez um índice maior que o nacional e os dados preliminares já apontam para esta possibilidade”, ressaltou Galdino, que foi presidente do Sindservs durante 10 anos e atualmente auxilia o governo municipal nas questões relacionadas aos servidores públicos municipais.

O reajuste está garantido para os salários de janeiro, para tanto, a prefeitura vai considerar as projeções de índice para reajsute do piso, já que a definição do índice oficial do Governo Federal só deve ocorrer em fevereiro ou março. Além da projeção, o governo municipal também fai colocar o reajuste acima da projeção, beneficiando o magistério já neste mês.

PLANO DE CARGOS, CARREIRAS E REMUNERAÇÕES

Na reunião também foi indicado o nome de Jorge Galdino para coordenar os trabalhos de elaboração dos Planos de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR) dos servidores administrativos, realizando as intermediações entre os servidores, sindicato e o governo.
 
Os servidores do Magistério da Prefeitura de Sapé já contam com um dos melhores PCCR da Paraíba, que na atual gestão municipal foi revisado e teve vários benefícios implantados. A prefeitura agora estuda a implantação do PCCR do setor médico da Secretaria de Saúde e o PCCR geral, que abrange todos os servidores administrativos das demais secretarias municipais.

* Da Comunicação Institucional da Prefeitura com dados do Governo Federal.