Prefeitura de Sapé

Rua Orcine Fernandes, 135 - Centro - Sapé-PB - Cep: 58.340-000 - Fone (83) 3283-6586 - e-mail: prefeitura.sape@gmail.com - twitter.com/prefeiturasape.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Lenilda Leôncio destaca ações da Secretaria de Agricultura

Lenilda Leôncio -  Secretária de Agricultura
A Secretária Municipal de Agricultura, Lenilda Adolfo Leôncio Costa, fez um balanço das principais ações de sua pasta, destacando o apoio ao agricultor através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), a liberação de horas máquina e a parceria no Programa Luz Para Todos.

Lenilda disse que desde o último dia 14 de março foram liberadas 800 horas máquina. A prefeitura vem dando preferência aos tratoristas das comunidades e pagando a locação de máquinas que são utilizadas por agricultores cadastrados e selecionados. Todo o processo de cadastro e seleção é realizado em reuniões do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável. 

A secretária também enfatizou a importância do PAA - Programa de Aquisição de Alimentos, que consiste na aquisição de produtos como ovos, carnes, plantas medicinais e hortifrutigranjeiros de agricultores que praticam a agricultura aamiliar, eliminando a figura do atravessador.  O Programa de Aquisição de Alimentos incentiva a agricultura familiar através do acompanhamento da produção e compra de produtos. Em seguida, os alimentos são doados para pessoas em situação de insegurança alimentar e doados para entidades socioassistenciais, garantindo o direito humano a uma alimentação adequada e saudável.

Os municípios atendidos pelo PAA na Paraíba são Alhandra, Araçagi, Caaporã, Capim, Conde, Cruz do Espírito Santo, Curral de Cima, Itabaiana, Mamanguape, Pilões, Timbó, São Miguel de Itaipu, Sapé e Sobrado. Com isto, preserva-se a cultura alimentar local e enriquece-se a gastronomia – que muitas vezes é atrativo turístico.

Outro importante programa desenvolvido na Zona Rural do Município é o Luz Para Todos, que envolve parceiros como a Energisa e o Governo Federal. O cadastramento dos beneficiários do programa já está sendo concluído e em breve todas as comunidades rurais estarão totalmente contempladas com a energia elétrica.  

Lenilda também enfatizou o apoio da Secretaria de Agricultura na erradicação da febre aftosa. O município vem atuando na divulgação, fiscalização, acompanhamento e vacinação assistida da campanha contra a doença. “Estamos em plena campanha contra a aftosa, dando todo o apoio à primeira etapa da campanha, que teve início no dia primeiro deste mês e tinha o término previsto para o dia 31, contudo, recebemos a informação de que a campanha se estenderá por mais 15 dias para garantir que todo criador vacine seu gado. Gostaria também de destacar a importante parceria da Emater em todas as nossas ações”, disse Lenilda. 

Nesta primeira etapa serão vacinados apenas os animais bovinos e bubalinos a partir do primeiro dia de vida. A meta é imunizar acima de 90%, por município, para que o Estado possa fornecer ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) as condições do sistema de Defesa Agropecuária e, com isso, pleitear junto a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) a mudança de status para área livre com vacinação já no próximo ano. A Paraíba conta com 1 milhão e 269 mil e 451 bovinos; e 1 mil 625  bubalinos. Na Paraíba são 81 mil 587 propriedades rurais. A multa para o criador que não vacinar o gado é de 5 UFIRs por animal não vacinado.

·         Da Assessoria de Comunicação com a Secretaria de Agricultura.
·         Contatos: Jorge Galdino – (83) 8836-0340 / 9110-9610 / 8154-9402


terça-feira, 17 de maio de 2011

Prefeitura começa discussões internas para implantação do PCCR dos Servidores Administrativos

Todos os servidores efetivos terão Plano de Cargos Carreiras e Salários em Sapé


O prefeito de Sapé, João Clemente Neto, designou o chefe de gabinete, Jorge Galdino de Almeida, para coordenar as discussões internas com os servidores públicos municipais, no intuito de coletar sugestões que irão nortear o Projeto de Lei do Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR) dos servidores administrativos.
Recentemente o Executivo Municipal realizou as adaptações e aperfeiçoamentos no PCCR do Magistério, atualizando a Lei aos novos parâmetros da Educação Nacional. A reforma do PCCR do Magistério foi realizada com a participação do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sapé, que realizou diversas plenárias com a categoria.
Acabados os trabalhos do PCCR do Magistério, a prefeitura agora se dedica ao Plano dos profissionais da Saúde, quando o sindicato já constituiu comissão para a realização das reuniões com esses servidores, que culminará com discussões conjuntas com a administração pública municipal na formulação do Projeto de Lei.
Concluído o plano do Magistério e o da Saúde em andamento, o prefeito agora quer agilizar o Plano dos Administrativos, que correspondem a todas as demais categorias que não estão enquadradas no Magistério ou nos profissionais das especialidades da área de saúde.
O PCCR dos Administrativos vai beneficiar servidores das secretarias de Administração, Finanças, Gabinete, Promoção Social, Obras, Agricultura, apoio da Educação e Saúde, e de outras repartições como o DMTrans (Departamento Municipal de Trânsito).
Com a indicação de Jorge Galdino para coordenar as discussões internas, o prefeito quer aproveitar a experiência do seu Chefe de Gabinete, que acumula no currículo doze anos na presidência do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sapé e dois mandatos na direção do FESPM-PB (Federação dos Servidores Públicos Municipais do Estado da Paraíba), quando participou de lutas históricas na fundação do Sindicato, unindo toda a categoria em uma década de conquistas que repercutiram nacionalmente.
As reuniões acontecerão nos locais de trabalho dos servidores, quando serão repassadas informações sobre o PCCR e serão debatidos pontos específicos de cada seguimento funcional com os próprios servidores. Ao final das reuniões, será formulado um relatório com todas as sugestões e reivindicações dos servidores administrativos, que será repassado ao prefeito para a elaboração do projeto de Lei, ampliando ainda as discussões com os sindicatos, que poderão também realizar suas plenárias para opinar e elaborar suas pautas de reivindicações.
As reuniões serão iniciadas na próxima semana, envolvendo os servidores efetivos da secretaria de Administração. “É muito importante essa postura do prefeito em ouvir os funcionários antes que qualquer ação no sentido de formular o PCCR. João tem sido o prefeito que mais dialoga com a categoria e essa nova postura de ouvir internamente os servidores é muito positiva. Vou conduzir a reuniões da forma mais democrática possível, como fazia no sindicato. Também sou servidor efetivo e acredito que essa é uma chance de ouro de vermos todos os efetivos acobertados com seus PCCRs”, enfatizou Jorge Galdino.
Na próxima semana será anunciado o calendário de reuniões com os servidores de todas as secretarias. A previsão para a conclusão dos trabalhos é de 60 dias, quando serão apresentados os relatórios com as sugestões da categoria.

·         Do Gabinete do Prefeito

FORRÓ EM SAPÉ - Festejos juninos 2011 acontecerão na nova praça de eventos

Fachada das Festas Juninas 2010

Agora é oficial: Os festejos juninos 2011 em Sapé serão realizados na nova Praça de Eventos João Úrsulo Ribeiro Coutinho. O anuncio foi feito no final da tarde de hoje (17) em reunião no gabinete do prefeito João Clemente Neto (João da Utilar).
As últimas chuvas atrasaram as obras de reforma e ampliação da Praça João Úrsulo, causando dúvidas sobre o local da realização dos festejos juninos. A praça será o endereço fixo dos principais eventos do município, dotada de parque infantil, estacionamento, pista para caminhada, equipamentos de ginástica, painel artístico e um belo projeto paisagístico com muitas árvores, gramados, bancos e acessibilidades, tudo isso distribuído em mais de 4 mil metros quadrados de área construída.
As festas juninas contarão com atrações locais, com muito forró pé-de-serra, barracas de comidas típicas, apresentação de quadrilhas e atrações nacionais, que o prefeito faz suspense e só anunciará no final desde mês. “Estamos fechando os contratos com os artistas locais. As atrações nacionais já estão contratadas e tenho certeza que o conjunto da festa atrairá sapeenses e muitos turistas para nossa cidade. No final do mês, com todas as atrações contratadas, anunciaremos toda a programação. Vamos ter as festas juninas e a inauguração da praça de eventos de Sapé. Vai ser uma ‘baita festança’” Disse o prefeito já em clima junino.
Questionado se a obra da praça estará concluída até o São João, o prefeito disse que as chuvas adiaram o cronograma da obra, mas que está intensificando o trabalho no local, inclusive colocando equipes trabalhando nos três turnos e que o tempo perdido logo será recuperado e a obra será entregue no tempo hábil. “A festa está garantida e o local é a praça de eventos. Pode preparar a pamonha e a canjica que a festa é de toda a família sapeense e dos turistas que estarão aqui para prestigiar nosso evento”, enfatizou João Clemente.

·         Do Gabinete do Prefeito
·         Contatos: Jorge Galdino – Fones: (83) 8154-9402 – 8836-0340 – 9110-9610