Prefeitura de Sapé

Rua Orcine Fernandes, 135 - Centro - Sapé-PB - Cep: 58.340-000 - Fone (83) 3283-6586 - e-mail: prefeitura.sape@gmail.com - twitter.com/prefeiturasape.

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Oficinas capacitam empreendedores individuais em Sapé


Empreendedores Individuais do município receberão capacitações e orientações na Semana Nacional de Empreendedores Individuais


Em Sapé, a Semana Nacional de Empreendedores Individuais é realizada pelo Sebrae Paraíba em parceria com a Prefeitura Municipal e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) 





O município de Sapé, na Zona da Mata paraibana, já contabiliza a formalização de 317 empreendedores individuais, conforme dados do Portal do Empreendedor. O bom gerenciamento é fundamental para o sucesso desses novos empreendimentos, fato que motivou a 2ª Semana Nacional de Empreendedores Individuais, que acontece entre os dias 2 e 7 de julho, na Praça Augusto dos Anjos, no Centro de Sapé.

Na Semana Nacional, os empreendedores terão a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre a Declaração Anual, além de receber orientações sobre como gerenciar melhor o seu negócio. Os atendimentos acontecem gratuitamente a partir da próxima segunda-feira, das 8h às 17h, já as oficinas serão ministradas a partir da terça-feira, das 14h às 17h.

“Percebemos a necessidade do pessoal. Muitos EIs depois que se formalizam não sabem fazer o seu controle de caixa e se organizar para declarar o Imposto de Renda do início do ano. As oficinas os ajudam a suprir essa necessidade, capacitando e promovendo o conhecimento passo a passo de como fazer para controlar o seu dinheiro, planejar, comprar e vender seu produto,” explicou Doriclecia Nascimento, analista do Sebrae Paraíba.

Conforme a analista, no município os setores de minimercado, comércio de artigos de vestuário e acessórios, cabeleireiros e o comércio de artigos para habitação lideram a lista das atividades que mais formalizaram empreendedores individuais.

A expectativa é de que 80 EIs sejam atendidos durante a Semana Nacional, onde também haverá espaço para novos registros. “Na Praça Augusto dos Anjos haverá duas tendas climatizadas para atender ao cliente que irá se formalizar e participar das Oficinas do SEI (Sebrae Empreendedor Individual),” concluiu Doriclecia Nascimento.

Serão oferecidas as oficinas: SEI Planejar, SEI Comprar, SEI Vender e SEI Controlar meu Dinheiro. Em Sapé, a Semana Nacional de Empreendedores Individuais é realizada pelo Sebrae Paraíba em parceria com a Prefeitura Municipal e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Semana do EI - Entre os dias 2 e 7 de junho, o Sebrae Paraíba realiza a 2ª Semana de Nacional dos Empreendedores Individuais. Durante seis dias, serão realizadas atividades em João Pessoa, Sapé, Alagoa Grande, Guarabira, Sousa, Cajazeiras, Patos, Campina Grande, Patos, Princesa Isabel, Itaporanga, Conceição, Tavares e Santa Luzia. Os empreendedores individuais e empresários interessados em se formalizar terão acesso gratuito às palestras e orientações. A expectativa é que cerca de quatro mil empresários sejam atendidos e dois mil sejam formalizados durante o encontro.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Reunião entre gestão pública, AABB e Fundação Banco do Brasil avalia o Programa AABB Comunidade em Sapé



Educandos do AABB Comunidade apresentam número de dança

O Programa Integração AABB Comunidade em Sapé foi avaliado em uma reunião entre representantes da Prefeitura de Sapé, da direção da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), da gerência do Banco do Brasil (Agência Sapé) e da Fundação Banco do Brasil. O encontro aconteceu no último dia 14, na sede da AABB-Sapé e contou com a presença do secretário municipal de Promoção Social, Antônio Marcos; do gerente do Banco do Brasil - Sapé, Alessandro Vieira; da coordenadora do AABB Comunidade, Maria do Carmo Oliveira; da representante dos monitores do Programa, Priscila de Brito; do presidente da AABB-Sapé, Jorge Galdino de Almeida e da assessora da Fundação Banco do Brasil, Lucieli Rodrigues Pimentel. Na reunião, foram traçadas ações e realizado um diagnóstico do Programa. Atualmente o AABB Comunidade beneficia cem jovens e crianças de 06 a 18 anos incompletos.

No encontro foram levantados e avaliados os problemas e as condições de funcionamento do Programa AABB Comunidade em Sapé. O programa é resultado de um convênio entre a Prefeitura de Sapé, AABB, Federação das AABBs (FENABB) e a Fundação Banco do Brasil, que garante atendimento à crianças e adolescentes estudantes da rede pública de ensino, que, em horário extra-escolar, vão para as instalações da AABB, onde participam de atividades lúdicas, esportivas e educativas.  

Toda a estrutura e material necessários para a realização das atividades são fornecidos pelos instituidores – Fundação Banco do Brasil e FENABB. “A Fundação disponibiliza fardamento, kit de higiene pessoal e todo o material necessário ás atividades, enquanto que a prefeitura participa com alimentação, exames médicos-odontológicos e laboratoriais, transporte dos participantes e contratação dos educadores. A AABB disponibiliza a estrutura física do clube e a administração local do programa.

Na oportunidade, o prefeito de Sapé, João Clemente Neto, o secretário municipal de Finanças, Marcos Elpídio e o secretário de Obras, Luiz Augusto de Carvalho também se fizeram presentes à AABB, quando observaram o trabalho realizado pelo Programa AABB Comunidade, anunciando mais investimentos e providenciando algumas melhorias na estrutura física destinada ao Programa. Os educandos apresentaram um coral e um número de dança aos visitantes.

SOB NOVA ADMINISTRAÇÃO

A AABB de Sapé está sob nova administração, e diversas melhorias já estão sendo implementadas. “Estamos reativando os equipamentos de esporte e entretenimento, fazendo um balanço contábil/financeiro/patrimonial e realizando reformas e melhorias nas instalações do clube. Em breve estaremos disponibilizando uma moderna academia e mais atividades esportivas, reativando a AABB e resgatando suas principais atividades que são justamente a prática de esportes e o lazer para sócios e visitantes” disse Jorge Galdino, atual presidente.

A AABB é o maior complexo esportivo de Sapé, contando com duas piscinas, campo de futebol society, campo de futebol e vôlei de areia, quadra e outros equipamentos esportivos. 

Prefeitura de Sapé entrega reforma, adaptação e ampliação da escola de Inhauá


Escola Municipal de Inhauá



A Banda Santa Cecília animou o evento


Aluno emociona os presentes em seus agradecimentos

O prefeito aproveita a oportunidade e entrega
as chaves de  algumas casas edificadas no distrito

A comunidade prestigiou o evento 


Mais uma unidade escolar foi completamente reformada, ampliada e equipada no município de Sapé. Desta vez foi a Escola Municipal Luiz José Gonçalo, no Distrito de Inhauá, zona rural do município, que também ganhou um moderno laboratório de informática. Foram investidos mais de R$ 150 mil na construção de duas novas salas de aulas, um laboratório com 10 computadores, construção de um banheiro para alunos com necessidades especiais, um depósito para merenda, área de serviço coberta, revestimento em cerâmica no piso e paredes de toda a escola, edificação de uma laje na cobertura do corredor principal, ampliação da sala da direção e ainda a construção de calçadas, rampa coberta, forros em PVC nas salas de aula e serviços de pintura e jardinagem com pergolado.

Na ocasião da entrega da obra, o prefeito João Clemente Neto disse que o próximo passo será a edificação de uma quadra de esportes, obra tão sonhada pela comunidade escolar daquela localidade. O projeto da escola faz parte do programa de recuperação das unidades escolares do município, que contempla a implantação de equipamentos de acessibilidade, reestruturação física, acomodações confortáveis e inclusão digital. Das 40 unidades da rede municipal de ensino, quase a totalidade já dispõem de laboratórios de informática e já passaram por reformas estruturantes, ampliação e adaptação.
No ano de 2012, foram matriculados 349 alunos na unidade de Inhauá, resultando em uma significativa elevação no número de matrículas. Com as obras concluídas, a direção da escola espera aumentar ainda mais o número de matriculados na unidade. A escola ainda dispõe dos serviços de quatro profissionais de apoio, dois membros na direção escolar e quinze professores.

A Escola Luiz José Gonçalo está situada no Distrito de Inhauá, a 23 Km da sede do município. A escola foi fundada em 1990, tendo como patrono Luiz José Gonçalo, antigo morador de Inhauá, edificada em um terreno doado por José Luiz da Silva, filho do patrono, justificando desta forma a homenagem ao ex-dono da terra, passando a funcionar em 24 de abril de 1990, com a 1ª fase do ensino regular, contando com apenas 53 alunos em uma classe multiseriada, tendo na direção a Professora Rita Severino dos Santos e o professor Severino José Valentim.

A escola foi construída com recursos do Programa Educação Rural, através do convênio Bird/Bil/Secretaria da Educação do Município. Durante 14 anos a escola teve como diretora a Professora Rita Severino dos Santos, no período de 1990 a 2004. Atualmente a comunidade escolar elege, através de voto direto, os titulares da gestão escolar.

A secretária municipal de educação, professora Maria América Castro, disse que a obra de recuperação da escola representa um importante incentivo ao processo de ensino aprendizagem. “A recuperação da escola faz parte de um grande projeto da gestão municipal que sempre se preocupou com o bem estar de professores, funcionários e alunos. Sem dúvidas que, em um ambiente mais confortável, adaptado e convidativo, o processo de ensino aprendizagem é beneficiado e temos a certeza de que continuaremos alcançando índices cada vez melhores na unidade de Inhauá”, enfatizou a secretária. A unidade atende aos filhos de agricultores, trabalhadores autônomos, funcionários públicos e comerciantes locais.

A atual gestora da escola, professora Ana Maria Almeida Rodrigues, disse que a escola vem alcançando avanços na aprendizagem e ressaltou a importância da capacitação dos profissionais do magistério. “Tivemos grandes avanços no que diz respeito à aprendizagem. Conseguimos diminuir a distorção idade/série com o Programa Correção de Fluxo, houve também uma queda na taxa de reprovação e evasão na escola, ampliamos o quadro de educadores, melhoramos o nível de escolaridade, pois todos são graduados com especialização, com isso foi modificado o nível de aprendizagem dos alunos. Recebemos ano passado o PNAE, e este ano fomos agraciados através de pesquisa do Censo Escolar com o ‘Mais Educação’, quando ofertaremos aulas de dança, capoeira, reforço em leitura, palestras para os pais, aulas de teatro, etc.. Avançamos com um número maior de alunos graças ao trabalho de toda equipe escolar, mantendo sempre o compromisso por uma elevada qualidade de ensino”, disse a gestora da unidade.  

A atual administração pública também vem beneficiando e valorizando os profissionais do magistério com a revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações, quando diversos benefícios foram incluídos e a recuperação do poder de compra desses profissionais, que só nos últimos três anos tiveram os salários reajustados em 107%.  


LUTO OFICIAL



ESTADO DA PARAÍBA
PREFEITURA MUNICIPAL DE SAPÉ

GABINETE DO PREFEITO
PORTARIA Nº 508/2012 SAPÉ, 25 DE JUNHO DE 2012

Determina Luto Oficial e dá outras providências

O PREFEITO CONSTITUCIONAL DO MUNICÍPIO DE SAPÉ,Estado da Paraíba, no uso das atribuições que lhe confere o art. 68, inciso XI c/c o art. 88, inciso II, alínea “a” todos da Lei Orgânica do Município.

R E S O L V E

I. Determinar luto oficial por 03 (três) dias, em virtude do falecimento o servidor DARIO DE SOUZA SANTANA, Agente de Trânsito, lotado no DMTRANS, como relevantes serviços prestados ao Município.

II. Esta portaria entra em vigor nesta data.

Gabinete do Prefeito, em 25 de junho de 2012.

JOÃO CLEMENTE NETO
Prefeito

Ministério das Cidades aprova projeto de gestão de resíduos sólidos na Paraíba

O empreendimento será o primeiro financiado com recursos públicos e servirá de modelo para o programa federal de tratamento de resíduos sólidos

Lixão em Sapé e em outros 14 municípios serão
 eliminados  com a implantação do projeto

Vice-prefeito de Sapé, Melcíades Brito e o prefeito de Mogeiro,
 Antônio Ferreira, em reunião no Ministério das Cidades
A Prefeitura de Sapé já patrocina iniciativas de
coleta seletiva e tratamento de resíduos sólidos


O Presidente do Consórcio Intermunicipal de Gestão Pública Integrada dos Municípios do Baixo Rio Paraíba (COGIVA), Antonio José Ferreira (prefeito do município de Mogeiro) e o secretário executivo do Consórcio, Melcíades Brito (vice-prefeito de Sapé), estiveram em Brasília nos últimos dias 20 e 21, atendendo ao convite do Ministério das Cidades para debate de aspectos técnicos/operacionais do Projeto de Resíduos Sólidos sob exame daquela pasta ministerial. Participaram ainda da reunião, representando o Ministério das Cidades, o especialista em infraestrutura senior, Sérgio Luis da Silva Cotrim e Francisco Leite, analistas de infraestrutura, além de Ricardo C. Alberge, Nivaldo Ferrarine e Carlos Zitta, representando o Grupo Tabagi, autor do projeto.

O empreendimento visa a compostagem, tratamento de resíduos sólidos, coleta seletiva e a construção de uma Usina Processadora de Resíduos Sólidos no município de Salgado de São Félix. O projeto, no valor de R$ 27.050.000,00, beneficiará 15 municípios integrantes da região do Baixo Rio Paraíba: Sapé, Mogeiro, Mari, Sobrado, Riachão do Poço, São Miguel de Itaipu, Pilar, Caldas Brandão, Gurinhém, São José dos Ramos, Itabaiana, Juripiranga, Itabuna, Salgado de São Félix e Ingá. A meta do projeto é eliminar lixões e aterros sanitários nestes municípios dando destinação aos resíduos.

Baseado no projeto privado do Grupo Tabagi, implantado no município de São José dos Pinhais, no Paraná, utilizando tecnologia alemã, o empreendimento na Paraíba será o primeiro financiado com recursos públicos e servirá de modelo para o programa federal de tratamento de resíduos sólidos. O projeto encontra-se em fase de detalhamento e já foram agendadas visitas técnicas para o mês de julho deste ano, com previsão de liberação de recursos num prazo de seis meses e conclusão da obra em um ano.

Por ocasião da visita dos técnicos do MCidades, a diretoria do Cogiva realizará reunião na sede do consórcio, em Itabaiana, quando participarão todos os prefeitos dos municípios a serem beneficiados, ocasião em que será demonstrada a importância deste projeto para a região.

Com a implantação do projeto, todo o lixo (seco e molhado) dos 15 municípios será transportado para a usina, onde receberá o tratamento adequado, separando-se o material reciclável e gerando a compostagem como subproduto do material orgânico, que será destinada à Agricultura Familiar.  

 A obra será uma primeira grande vitória das ações consorciadas gerenciadas pelo Cogiva, demonstrando que a união dos municípios pode resultar em soluções coletivas de grandes proporções, beneficiando milhares de pessoas, gerando renda de forma sustentável e ecologicamente correta.

Reportagem: Jorge Galdino com informações do Cogiva.