Prefeitura de Sapé

Rua Orcine Fernandes, 135 - Centro - Sapé-PB - Cep: 58.340-000 - Fone (83) 3283-6586 - e-mail: prefeitura.sape@gmail.com - twitter.com/prefeiturasape.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Prefeitura lança o “Bolsa Família Itinerante”

Com o intuito de levar os serviços do Programa Bolsa Família à população que reside na zona rural e em áreas de difícil acesso, a Prefeitura de Sapé criou o “Bolsa Família Itinerante”. O serviço está em pleno funcionamento e já beneficia a localidade de Sapucaia nesta Sexta-Feira (29).

O serviço itinerante oferece à população atualização cadastral, consulta ao SIBEC, encaminhamento para os descontos das tarifas sociais (Cagepa e Energisa), revisão de benefícios, transferências, entre outros.

Todas as sextas-feiras o Bolsa Família Itinerante estará em uma localidade diferente, beneficiando inicialmente toda a Zona Rural e em seguida os bairros mais distantes da sede do Bolsa Família. “Nossa intenção é facilitar a atualização cadastral do Bolsa Família, já que o cadastramento é essencial para que o benefício não seja bloqueado. O serviço itinerante proporciona uma maior comodidade a todos, a medida em que evita o deslocamento e  os gatos com transportes dessas famílias”, disse o gestor do Programa Bolsa Família, João Francisco Rodrigues Neto (Jojó).

O Bolsa Família Itinerante é uma iniciativa da Prefeitura de Sapé, com recursos do Fundo Municipal de Assistência Social e do Programa Bolsa Família.

* Por Jorge Galdino, com informações do Bolsa Família.
 Fones: 8154-9402 / 8836-0340 / 9110-9610

CALENDÁRIO DE PAGAMENTO - SALÁRIOS E PASEP


PREFEITURA DE SAPÉ - SALÁRIOS 
REFERENTES A JULHO / 2011

 DIA 30 DE JULHO (Sábado)

- Secretarias de Administração, Finanças, Gabinete, Obras, Educação, Promoção Social e Agricultura 

TODOS OS FUNCIONÁRIOS: EFETIVOS, CONTRATADOS E COMISSIONADOS

- Secretaria de Saúde

APENAS SERVIDORS EFETIVOS 

(Obs. : O Calendário dos comissionados e contratados da Secretaria de Saúde será informado posteriormente.)

DIA 10 DE AGOSTO (Quarta-feira)

- APOSENTADOS E PENSIONAISTAS (Prev-Sapé e Prefeitura)



PASEP - Próxima Semana - A confirmar o dia


* Informações da Secretaria Municipal de Finanças


quinta-feira, 28 de julho de 2011

Prefeitura anuncia calendário de pagamento do mês de julho e do Pasep

A secretaria de Finanças anuncia nesta
Sexta-feira o calendário de pagamento

A Secretaria de Finanças informou que divulgará nesta Sexta-feira(29) o calendário de pagamento dos vencimentos dos servidores públicos municipais referentes ao mês de julho. O pagamento do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público – PASEP já está previsto para a próxima semana e será pago em uma folha paralela através das contas dos servidores no Bradesco. “Resolvemos pagar o Pasep separado dos vencimentos dos servidores para evitar problemas no sistema da folha de pagamento (Fopag) e isentar os servidores de descontos como o Imposto de Renda”, disse o secretário municipal de Finanças, Marcos Elpídio. O pagamento do Pasep realizado através da prefeitura evita que o servidor tenha que esperar pela lista de datas do Banco do Brasil, pagando o abono de forma imediata. 

O Pasep foi instituído em 1970 com o objetivo de propiciar aos servidores públicos civis e militares a participação na receita das entidades integrantes (órgãos de administração pública direta e indireta nos âmbitos federal, estadual e municipal e fundações instituídas, mantidas ou supervisionadas pelo Poder Público).

Todos os anos, no início do exercício contábil do Pasep, em 1º de julho, o valor existente é atualizado por índice definido pelo Ministério da Fazenda e as contas individuais dos participantes que têm saldo apresentam um percentual que pode ser sacado. Esse percentual é denominado rendimentos e pode ser sacado. Caso não haja o saque, os rendimentos são incorporados ao saldo total no dia 01.07 do ano seguinte.

Tem direito ao abono de um salário mínimo, o participante que esteja cadastrado no Pasep há pelo menos cinco anos; tenha ganho, no ano base de referência, média mensal de até 2 salários mínimos (soma das remunerações auferidas e informadas por um ou mais empregadores); tenha trabalhado no mínimo 30 dias no ano base de referência e seja informado corretamente no Relatório Anual de Informações Sociais - RAIS - do ano base em referência. 

* Por Jorge Galdino, com informações da Secretaria de Finanças.
 Fones: 8154-9402 / 8836-0340 / 9110-9610

 

Prefeitura investe em esporte para o servidor público


A Prefeitura de Sapé renovou o convênio com a AABB – Associação Atlética Banco do Brasil para oferecer esporte e entretenimento aos servidores públicos da Prefeitura na sede da associação. O convênio permite a prática de Futebol Society , também conhecido como Futebol 7 Society que é um desporto de equipe jogado entre dois times de sete jogadores cada um e dois árbitros que se ocupam da correta aplicação das normas. A prefeitura ainda fornece os padrões para os jogos.

Os interessados podem comparecer à AABB e solicitar o campo de futebol. Os jogos acontecem nas Segundas e Quintas-feiras, das 19h30 às 20h30. Só serão permitidos jogos em que os jogadores estejam de chuteira society.  O convênio foi renovado por um prazo de um ano, e é mantido com recursos da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desportos.

Para o presidente da AABB, Marcos Elpídio, este é mais um incentivo à prática de esportes no município em que a Associação oferece a estrutura de sua sede para propiciar momentos de lazer aos servidores públicos da prefeitura de Sapé. 

* Por Jorge Galdino, com informações da AABB.
 Fones: 8154-9402 / 8836-0340 / 9110-9610 


quarta-feira, 27 de julho de 2011

MALA DIRETA – Cadastrados recebem notícias diariamente no celular e ficam bem informados

500 cadastros de servidores públicos já fazem parte da mala direta na primeira fase do programa de comunicação da Prefeitura 

 A Prefeitura de Sapé está colocando em prática um moderno programa de comunicação com a sociedade através de canais digitais, impressos, visuais e auditivos. A iniciativa é parte do SIAC – Sistema de Interação e Atendimento ao Cidadão, elaborado pelo Gabinete do Prefeito visando uma maior interação do Governo com a população. “Estamos trabalhando para aperfeiçoar cada vez mais a comunicação com nossa gente. É muito importante para o governo e para a sociedade que a transparência e a publicidade dos atos institucionais estejam ao alcance de todos”, disse Jorge Galdino, idealizador do projeto e responsável pela comunicação institucional do município.

O programa é composto de várias ferramentas de interação, das quais muitas já foram implantadas como o blog da prefeitura (www.prefeiturasape.blogspot.com), o site oficial (www.sape.pb.gov.br), além de twitter, Portal da Transparência, Diário Oficial Eletrônico e a divulgação de matérias jornalísticas nos principais meios de comunicação impressos e radiofonados da região.

O mais novo canal de comunicação é um eficaz sistema de envio de mensagem SMS, os conhecidos torpedos, que estão sendo enviados diariamente para mais de 500 telefones cadastrados. Os torpedos contemplam servidores públicos, secretários, vereadores e o pessoal da imprensa, e já está em estudo a ampliação para o cidadão, o que vai demandar uma grande quantidade de envios e uma maior elasticidade no sistema que está sendo avaliado pela prefeitura.

Os torpedos são dispositivos personalizados e eficazes de comunicação, pois atinge um público-alvo específico, quando são enviados convites, notícias, avisos e todos os tipos de mensagens que também remetem o receptor ao blog da prefeitura para um maior detalhamento da informação. 

O cadastro dos telefones segue os preceitos da legislação, quando os interessados preenchem e assinam um formulário com os dados pessoais e a autorização para os envios dos torpedos e e-mails, que poderão ser interrompidos a qualquer momento que o receptor desejar, bastando apenas um telefonema ou o envio de um torpedo solicitando o cancelamento da inscrição.

O cadastro é permanente e destinado a qualquer servidor público ou profissional da imprensa, que pode solicitar o ingresso no sistema. A segunda parte do cadastro será o envio de e-mails aos inscritos, já que no mesmo formulário o cadastrado também pode colocar seu endereço de correio eletrônico (e-mail).

O projeto ainda prevê a publicação de um jornal impresso, que circulará em breve no município, além de programa radiofônico, telefone 0800, campanhas de conscientização e outros canais de comunicação que têm o objetivo de integrar a sociedade aos acontecimentos e ações do Governo.

* Por Jorge Galdino - Fones: 8154-9402 / 8836-0340 / 9110-9610 

PORTAL DA TRANSPARÊNCIA

Portal da Transparência do Município de Sapé está acessível à população na Internet, disponibilizando toda movimentação financeira do Poder Executivo
O Portal da Transparência Municipal disponibiliza informações setorizadas à população
CLIQUE NA FOTO PARA AMPLIÁ-LA

A Prefeitura de Sapé disponibiliza desde o dia 24 de maio o acesso ao Portal da Transparência. O Portal tem o objetivo de mostrar informações da administração pública, estimulando e ampliando a divulgação das ações governamentais, contribuindo com a modernização da gestão e fortalecendo a democracia aliada à transparência e controle social.
O novo canal de interação e controle social atende aos dispositivos da Lei de Responsabilidade Fiscal (nº 101/00) atualizada pela LC 131/09 e oferece, além da exigência legal, condições ao cidadão de melhor acompanhamento através da internet como mais um meio de publicidade das contas públicas, aumentando de forma objetiva e clara a transparência dos atos da administração pública.

Qualquer cidadão ou entidade pode acessar o portal através do blog oficial da Prefeitura de Sapé, no endereço www.prefeiturasape.blogspot.com, clicando em seguida no ícone do Portal da Transparência onde poderá acessar receitas, despesas e a execução orçamentária da Prefeitura. O cidadão também tem a opção de acessar o Portal da Transparência no site oficial da prefeitura (www.sape.pb.gov.br). O site da prefeitura disponibiliza dados estatísticos, histórico, informações institucionais e notícias.

O Blog da prefeitura registrou 24 mil acessos em apenas três meses depois da reformulação ocorrida no início de abril deste ano. No blog, os internautas também encontrarão notícias atualizadas, serviços e link para outras páginas na web. “O blog é uma ferramenta moderna e importante de interação com a população, pois permite que o internauta opine através de comentários, enquetes e outros dispositivos. O Portal da Transparência é mais uma ferramenta que permite ao cidadão acompanhar onde são investidos os recursos públicos.”, disse Jorge Galdino, Chefe de Gabinete do Prefeito e responsável pelo setor de comunicação institucional da prefeitura.

O Portal da Transparência é composto de quatro canais de acesso: Portal da Transparência da Prefeitura de Sapé, Portal da Transparência do Fundo Municipal de Assistência Social, Portal da Transparência do Fundo Municipal de Previdência e Portal da Transparência do Fundo Municipal de Saúde, propiciando ao cidadão a especificidade das informações de forma setorizada. O blog da prefeitura ainda disponibiliza uma página destinada à publicação dos repasses do Governo Federal à Prefeitura, quando o internauta acessa a aba “Repasses” e tem disponibilizado o extrato dos repasses disponíveis a cada dez dias. “Estamos atuando em todos os canais de comunicação para oferecer informação ao cidadão. Estamos todos os dias atualizando e aperfeiçoando nossos serviços, procurando aperfeiçoar a interação. Além do portal da transparência temos em nosso blog links para o sítio do Tribunal de Contas, extratos de repasses governamentais e o Diário Oficial Eletrônico dos Municípios, destacando sempre a parceria com a Famup, que tem nos dado o apoio necessário no desenvolvimento destas ferramentas”, enfatizou Jorge Galdino.

ACESSE O PORTAL DA TRANSPARÊNCIA DO MUNICÍPIO DE SAPÉ ATRAVÉS DOS LINKS:
* Por Jorge Galdino - Fones: 8154-9402 / 8836-0340 / 9110-9610 

Prefeitura entrega equipamentos de ginástica

Muita malhação e descontração na praça na entrega dos equipamentos

Centenas de pessoas compareceram à Praça para o aulão de ginástica.
Clique na foto para ampliá-la

Equipamentos modernos e resistentes foram afixados na Praça de Eventos João Úrsulo Ribeiro Coutinho para incrementar as atividades físicas monitoradas e incentivadas pela prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde e do NASF - Núcleo de Apoio à Saúde da Família. A entrega oficial dos equipamentos à população ocorreu ontem (26), de forma simples e descontraída, quando o prefeito disse que os equipamentos eram parte de um programa mais amplo, que consiste na contratação de professores de Educação Física qualificados e na instituição do NASF, já em pleno funcionamento no município, com o intuito de oferecer qualidade de vida à população. “Queremos acabar com o sedentarismo, oferecer qualidade de vida e saúde à população” Disse o prefeito João Clemente. O prefeito disse que também iria se programar para malhar na praça e baixar “a barriguinha”.

A entrega dos equipamentos aconteceu no início da noite desta terça-feira (26), e no local, foi realizada uma aula de aeróbica com os instrutores e participantes do grupo que diariamente se exercita na praça. Os equipamentos foram adquiridos com recursos do Fundo Municipal de Saúde. Estiveram presentes ao evento vereadores, secretários e muita gente que veio malhar e prestigiar o acontecimento. Na oportunidade também foi oferecido um lanche a base de frutas aos presentes.

Os equipamentos são removíveis e serão retirados do local nos grandes eventos da praça para oferecer mais espaço e manter a integridade física dos equipamentos. Assim, a praça servirá para diversas modalidades de exercícios e entretenimento, quando ainda será instalado um playgroud para crianças, e no momento dos mega eventos como o São João, a praça será adaptada, otimizando aquele importante espaço de lazer entregue ao povo de Sapé.


* Por Jorge Galdino - Fones: 8154-9402 / 8836-0340 / 9110-9610 


segunda-feira, 25 de julho de 2011

Final Feliz! Encontro entre mãe e filho encerra 20 anos de angústia

Despedida marca o retorno de Dona Maria do Carmo a Minas Gerais após 10 dias em Sapé

Maria do Carmo e João Clemente
 Dona Maria do Carmo Pereira Vasconcelos voltou hoje a Munhumirim - MG, depois de 10 dias de estadia em Sapé. A viagem de Dona Maria do Carmo marcou um reencontro entre mãe e filho depois de 20 anos de uma separação abrupta. 

Maria do Carmo e Getúlio Paulo (pai de Ícaro) moravam em Minas Gerais, estavam separados e a mãe tinha a guarda do filho, à época com cinco anos de idade. A guarda era compartilhada com o pai, que ficava com o filho nos finais de semana. Certo dia, o pai decidiu pegar o filho e sair viajando de cidade em cidade, em vários estados, sem o consentimento da mãe e sem dar qualquer notícia aos familiares durante todo esse tempo. Desde então foram 20 anos de procura e angústia que só acabaram na manhã do último dia 15/07, quando finalmente mãe e filho se encontram na cidade de Sapé. 

O encontro só foi possível porque Ícaro Vasconcelos Pereira (o filho) foi aprovado no último concurso público da prefeitura de Sapé e foi recentemente convocado, tendo seu nome divulgado em uma lista publicada no blog da Prefeitura. Em sua incansável busca, principalmente em sites de busca na internet, Maria do Carmo conseguiu encontrar no blog o nome do seu filho, entrando em contato inicialmente através de mensagem ao blog, depois via telefone e MSN com o Gabinete da Prefeitura de Sapé. O encontro emocionante rendeu troca de fotografias, contatos e conversas retidas há duas décadas.

Nesta segunda-feira (25), o prefeito João Clemente Neto recebeu Maria do Carmo para demonstrar sua sensibilização pela história que reuniu mãe e filho. “Parece coisa de novela. Estamos felizes por termos propiciado um final feliz a esta comovente história”, disse ao prefeito a Maria do Carmo desejando-lhe uma boa viagem de volta para casa.

Maria do Carmo disse que foram momentos emocionantes e que se sentiu muito bem recebida em Sapé. "A cidade é linda e o povo é muito acolhedor. Foram muitas emocões, desde a viagem de avião até o reencontro com meu filho. Estou respirando muito melhor, sem aquela angústia... estou muito feliz", disse emocionada Maria do Carmo.

A viagem de volta a Minas Gerais aconteceu às 18h em o vôo com escalas saindo do aeroporto Castro Pinto com destino a Munhumirim. A Prefeitura de Sapé promoveu o encontro e ofertou estadia durante os dez dias de permanência de Maria do Carmo em Sapé. A prefeitura de Munhumirim contribuiu com as passagens aéreas e a TV Record, através das afiliadas da Paraíba e de Minas Gerais, fez toda a cobertura dessa história que teve um final feliz.

Respeitamos a privacidade dos personagens dessa história e não fizemos imagens ou tecemos comentários sobre os dez dias do encontro, contudo nos sentimos gratificados em podermos proporcionar momentos felizes a esta família.

Leia mais sobre essa história em nossa reportagem do dia 15 de julho, no Blog da Prefeitura. 

* Por Jorge Galdino - Fones: 8154-9402 / 8836-0340 / 9110-9610 

Prefeitura entrega equipamentos de ginástica da Praça João Úrsulo


A praça também receberá playground e outros equipamentos para entretenimento e saúde



Equipamentos para ginástica na praça
Clique nas fotos para ampliá-las

A prefeitura de Sapé entrega à população os equipamentos de ginástica afixados na Praça de Eventos João Úrsulo Ribeiro Coutinho. A iniciativa é da Secretaria de Saúde e do Núcleo de Apoio à Saúde da FamíliaNASF, com o intuito de oferecer qualidade de vida com exercícios físicos monitorados por instrutores capacitados.

As atividades físicas nas praças do município já acontecem há algum tempo, quando de forma descontraída, dezenas de pessoas realizam exercícios físicos acompanhados por monitores, música e muita alegria. Com a recém-inauguração da praça de eventos, a prefeitura começa uma nova fase de implantação de equipamentos que atendam a crianças, adolescentes, adultos e os grupos da melhor idade. 

Os equipamentos de ginástica são modernos e abertos a qualquer pessoa que queira manter a forma. Resistentes e muito eficazes, os equipamentos foram desenvolvidos para a pratica de exercícios, funcionando como importantes aliados na atração de novos adeptos á prática saudáveis, incentivadas e monitoradas por profissionais que dão toda a assistência necessária. 

A aula inaugural acontece nesta terça-feira (26), a partir das 6 horas da noite, na Praça de Eventos.  Toda a população está convidada a participar desta aula de saúde e qualidade de vida. 
Em breve também a praça estará recebendo o playground para crianças e outros equipamentos de entretenimento e incentivo à prática de exercícios.

 * Por Jorge Galdino - Fones: 8154-9402 / 8836-0340 / 9110-9610