Prefeitura de Sapé

Rua Orcine Fernandes, 135 - Centro - Sapé-PB - Cep: 58.340-000 - Fone (83) 3283-6586 - e-mail: prefeitura.sape@gmail.com - twitter.com/prefeiturasape.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Centro de Referência LGBT realiza atividades no município de Sapé

A Gerência Executiva de Direitos Sexuais e LGBT da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana realiza atividades, na próxima segunda-feira (18), no município de Sapé. O evento é uma parceria com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) regional e municipal.

A primeira atividade será uma palestra realizada das 9h às 12h, com o objetivo de apresentar as ações do Espaço LGBT (Centro de Referência dos Direitos de LGBT e Combate à Homofobia da Paraíba) e os serviços oferecidos pela instituição, que funciona na Capital. Cerca de 100 pessoas devem participar da palestra. Representantes dos Creas e Cras dos municípios de Sapé, Mari, Riachão do Poço, Sobrado e do Espírito Santo, além de profissionais de educação são esperados no evento.

À tarde, as equipes da Gerência Executiva de Direitos Sexuais e LGBT e do Espaço LGBT irão se reunir com a coordenação dos Creas dos municípios. As atividades serão realizadas no Salão Frank Duff, no bairro da Caixa d Água, em Sapé.

Segundo a gerente executiva de Direitos Sexuais e LGBT, Roberta Shultz, as expectativas para o evento são melhores. “Essa é uma primeira ação externa e de interiorização do Espaço LGBT para a construção da rede de proteção dos direitos de LGBT e combate à homofobia. Uma iniciativa da Gerência Executiva de Direitos Sexuais e LGBT com o objetivo de buscar parcerias importantes para garantir a promoção dos direitos e da cidadania LGBT”, destacou.


Depois de 20 anos mãe reencontra filho em Sapé

Maria do Carmo encontra filho através do blog institucional da Prefeitura de Sapé e recebe apoio para o reencontro
A TV Correio (Record) acompanhou todo o encontro em Sapé
Clique na Foto para ampliá-la

“Meu nome é Maria do Carmo Pereira Vasconcelos, tenho 46 anos, de Manhumirim, Minas Gerais. Por coincidência vi no site (blog) da cidade da cidade uma lista dos concursados de vigia da Prefeitura, nele encontrei o nome de Ícaro Vasconcelos Pereira, que é o mesmo nome de meu filho desaparecido á 20 anos. Neste tempo faço o máximo pra reencontrá-lo minhas lutas não deram em sucesso, estou aqui para pedir-lhes uma ajuda!...”


Com esta mensagem enviada ao blog da Prefeitura de Sapé, Maria do Carmo Pereira Vasconcelos iniciou sua jornada à cidade para colocar um ponto final em duas décadas de procura pelo filho Ícaro Pereira Vasconcelos. 

Maria do Carmo e Getúlio Paulo (pai de Ícaro) moravam em MInas Gerais, estavam separados e a mãe tinha a guarda do filho, à época com 5 anos de idade. A guarda era compartilhada com o pai, que ficava com o filho nos finais de semana. Certo dia, o pai decidiu pegar o filho e sair viajando de cidade em cidade, em vários estados, sem o consentimento da mãe e sem dar qualquer notícia aos familiares durante todo esse tempo. Desde então foram 20 anos de procura e angústia que só acabaram na manhã desta quinta-feira (15), quando finalmente mãe e filho se encontram na cidade de Sapé. Pai e filho chegaram a Sapé em 2003.

O encontro só foi possível porque Ícaro foi aprovado no concurso público da prefeitura de Sapé e foi recentemente convocado, tendo seu nome divulgado em uma lista publicada no blog da Prefeitura. Em sua incansável busca, principalmente em sites de busca na internet, Maria do Carmo conseguiu encontrar no blog o nome do seu filho, entrando em contato inicialmente através de mensagem ao blog, depois via telefone e MSN com o Gabinete da Prefeitura de Sapé.

Depois de dois meses de preparação, Maria do Carmo conseguiu das prefeituras de Sapé (Paraíba) e de Munhumirim (Minas Gerais), passagens aéreas, estadia e alimentação, e o mais importante: o calor humano de várias pessoas das duas cidades que ficaram sensibilizadas com a história.

Todo o trajeto de Maria do Carmo foi acompanhado pelas afiliadas da TV Record de Minas Gerais e da Paraíba. Em Sapé, o repórter Hebert Araújo fez a intermediação do encontro, que terminou em várias horas de conversa entre mãe e filho, apresentação de fotos e brinquedos da infância de Ícaro e muita emoção. 

Ícaro é funcionário da Prefeitura de Sapé e trabalha atualmente na junta militar do Município. Maria do Carmo é enfermeira em um hospital em Munhumirim (MG). Como o encontro foi realizado de surpresa e no local de trabalho do Ícaro, o pai não tomou conhecimento do fato e esta é outra página dessa comovente história que ainda terá outros capítulos, já que Maria do Carmo permanece em Sapé até o dia 25 deste mês. “Não estou aqui para criar problemas, fazer confusão ou brigar com ninguém. Quero apenas ver, abraçar e conhecer meu filho e pedir perdão a ele por ter deixado tudo acontecer dessa forma. Estou tirando uma angústia enorme do coração” disse Maria do Carmo, muito emocionada.

“Nós que fazemos a comunicação institucional da Prefeitura de Sapé, ficamos muito felizes em ter propiciado um final feliz para esta emocionante história. Para nós não interessa os motivos ou as versões das partes envolvidas, apenas temos o sentimento de que cumprimos nosso papel em garantir o direito de uma mãe angustiada rever o filho. Estamos dando todo o apoio logístico e humano a essa mãe. Agora também temos filhos procurando os pais através de nosso blog. Em breve teremos novos encontros emocionantes em nosso município”, disse Jorge Galdino de Almeida, Chefe de Gabinete da Prefeitura de Sapé.  

* Por Jorge Galdino - Fones: 8154-9402 / 8836-0340 / 9110-9610 

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Prefeitura derruba obra inacabada que apresentava risco à população


Obra estava em ruínas e oferecia riscos e transtornos à população
Clique nas fotos para ampliá-las
O Governo Municipal derrubou uma obra inacabada que foi iniciada há mais 12 anos ainda na gestão do então prefeito João Carneiro Carmélio Filho. O local estava servindo de esconderijo para bandidos, além de estar causando diversos transtornos aos moradores com a presença de cupins, roedores e insetos. O projeto da obra na época era construir a sede da Secretaria Municipal de Educação.
O que restou da obra foi avaliado por peritos da Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo, quando foi dado como irrecuperável devido ao comprometimento da alvenaria e de toda a estrutura das vigas, já que se encontrava em estado de ruínas devido à exposição à ação do tempo, sem qualquer cobertura. Também foram derrubadas três árvores no local que se estavam infestadas de cupins.
O terreno onde se encontrava as ruínas está localizado no Centro da cidade, ao lado do prédio do Conselho Tutelar. O Governo Municipal agora estuda como aproveitar o terreno para a construção de uma obra pública.

* Por Jorge Galdino  com assessoria da Secretaria de Obras
 Fones: (83) 8154-9402 / 8836-0340 / 9110-9610

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Prefeito descentraliza ações e dá expediente em secretarias


Medida visa ajudar aos secretários na resolução de problemas mais urgentes

Reunião na Secretaria de Obras
O prefeito de Sapé, João Clemente Neto, decidiu partir para a guerra da resolução dos principais problemas que assolam a população e resolveu reforçar a atuação dos secretários indo pessoalmente trabalhar nas secretarias municipais.

O chefe do Executivo tomou a iniciativa no intuito de diminuir a burocracia e os despachos protocolados com sua equipe, procurando assim ajudar os secretários a resolverem as principais pendengas e problemas que entravam as pastas em alguns serviços públicos. “Quero deixar claro que essa atitude não significa interferência nas pastas, mas uma forma de prestigiar, ajudar e desburocratizar processos administrativos que emperram certas ações governamentais, sempre respeitando a legislação, mas com muita objetividade e rapidez. Estou vindo para juntos resolvermos os problemas e aperfeiçoarmos o funcionamento da máquina administrativa”, disse o prefeito.

O setor escolhido para iniciar o rodízio de visitas foi a Secretaria de Obras e Urbanismo, com o intuito de resolver problemas de iluminação pública, terraplenagem e reforma de prédios públicos. Ao expediente desta Segunda-Feira(11) na secretaria de Obras estiveram presentes o Secretário da pasta, Luiz Augusto de Carvalho; O chefe de gabinete, Jorge Galdino de Almeida; o procurador Geral do Município, Leopoldo Wagner; a secretária de Administração, Luciana Dias e o prefeito João Clemente, além de funcionários da secretaria. 

Dentre as medidas aprovadas e postas imediatamente em prática, foram criadas três equipes de manutenção de iluminação pública, quando duas equipes atuarão durante o dia e a terceira equipe ficará de plantão à noite. Foram providenciados de imediato todos os EPI’s – Equipamentos de Proteção Individual (Luvas, botas, cintos de segurança, capacetes e ferramentas) e foram designados funcionários da secretaria para a coordenação das equipes, abastecimentos dos veículos e responsáveis pela aquisição de material para a manutenção da iluminação pública. Dois veículos também foram colocados à disposição das equipes. 

Amanhã (12), será anunciado um calendário setorizado de atuação das equipes, que já estão atuando em algumas localidades da zona rural. “O que estamos fazendo é um esforço concentrado para agilizarmos os serviços essenciais à população. Já terminamos a reposição das lâmpadas de todo o Bairro da Rua Nova e a partir de agora vamos acelerar o serviço em outras áreas do município, mesmo com os percalços que as chuvas nos impõem”, enfatizou o secretário Luiz Augusto.

O prefeito e toda a equipe estarão atuando durante toda a semana na secretaria de Obras. Na próxima semana, serão avaliados outros setores do governo que necessitam de um esforço concentrado até que todos os procedimentos estejam normalizados. 

* Do Gabinete do Prefeito em 11/07/2011