Prefeitura de Sapé

Rua Orcine Fernandes, 135 - Centro - Sapé-PB - Cep: 58.340-000 - Fone (83) 3283-6586 - e-mail: prefeitura.sape@gmail.com - twitter.com/prefeiturasape.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

15 de Outubro - DIA DO PROFESSOR

Clique na Mensagem para ampliá-la




1ª. CONFERÊNCIA SOBRE TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL

Clique no convite para ampliá-lo

"A Sociedade no Acompanhamento e Controle da Gestão Pública"


1ª Consocial de Sapé. 
As inscrições estão abertas. 
Procure  Secretaria Municipal  de Administração e faça a sua inscrição!



 FICHA DE INSCRIÇÃO


DADOS DO PARTICIPANTE:

Nome:______________________________________________________________________
RG:____________________________ Órgão Expedidor:___________________________
Endereço Residencial:____________________________________________nº  _______
Bairro:______________________Cidade:____________________Tel: ________________
Tel. Celular: ______________________ Email: __________________________________
Pessoal com Deficiência: (         ) Sim   (           ) Não
Característica da Deficiência: _______________________________________________
Precisa de Auxílio Especial?:________________________________________________

DADOS DA ENTIDADE:


Nome do órgão ou entidade: ____________________________________________________________________________
Nome do Representante ou responsável ____________________________________________________________________________
Endereço da Sede:______________________________________________nº _________
Bairro:______________________Cidade:____________________Tel:  _______________
Tel. Celular: ______________________ Email: __________________________________

GRUPO DE TRABALHO (escolha o tema de discussão de sua preferência).

1 – Promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos;
 2 – Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública;
3 – A atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle;
4 – Diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção;

CONDIÇÃO DE PARTICIPAÇÃO:

Sociedade Civil
Poder Público
Observador

OBS: Para garantir o debate de todos os temas, fica sujeito o participante ao remanejamento entre os grupos de acordo com a avaliação da Comissão Organizadora.

Localidade:__________________, _____de ________________de 2011.


_________________________________
Assinatura do Participante



*Convite e formulário redigidos e confeccionados pela organização do evento.




terça-feira, 11 de outubro de 2011

FELIZ 
DIA 
DA 
CRIANÇA!

Dia da Criança no Brasil

Na década de 1920, o deputado federal Galdino do Valle Filho teve a ideia de "criar" o dia das crianças. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.

Mas somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada. A estratégia deu certo, pois desde então o dia das Crianças é comemorado com muitos presentes.

Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e fizeram ressurgir o antigo decreto. A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou uma data importante para o sector de brinquedos no Brasil.

Em entrevista à Rádio Sapé FM, secretária de Educação anuncia festividades e novas obras na Educação

América desmente interdição de escola, fala sobre o Telecentro e a questão dos computadores nas escolas

Sapé terá três novas creches - Maquete eletrônica  - Proinfância (FNDE)
 A Secretária de Educação, Cultura e Desportos de Sapé, professora América Castro, concedeu entrevista no início da tarde desta terça-feira (11), ao programa Canal Aberto, da Rádio Comunitária Sapé FM, onde falou sobre as festividades do mês de outubro, desmentiu a notícia do Jornal O Interiorano de interdição da Escola Luiz Ignácio Ribeiro Coutinho e respondeu a questionamentos dos ouvintes, que perguntaram sobre o fechamento do Telecentro Comunitário, computadores nas escolas e sobre a creche da Agrovila.

América Castro destacou as datas comemorativas deste mês, quando estava comemorando o dia das crianças nas escolas municipais, com brincadeiras, lanches, apresentações e brinquedos como pula-pula, piscina de bola e muita atividades recreativas. Ainda sobre o calendário festivo, América disse que, em comum acordo com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sapé e professores, está agendando uma viagem para o magistério com roteiro ainda a ser definido. A viagem vai marcar as homenagens ao dia do Professor. América ainda disse que o dia do Servidor Público (28/10), será comemorado com atividades culturais, quando o projeto do Cine Sesi Cultural estará trazendo à Praça de Eventos João Úrsulo Ribeiro Coutinho, uma super tela de cinema medindo 12m X 6m. A exibição de filmes e a apresentação da Banda Santa Cecília homenagearão os servidores públicos do município.

A secretária também anunciou a construção de três creches no município. A primeira creche será edificada no Loteamento Abel Cavalcante, já contando inclusive com parte dos recursos depositados pelo MEC e as obras serão iniciadas tão logo se conclua os trâmites licitatórios, o que deverá acontecer ainda este ano. As duas creches restantes serão construídas respectivamente ao lado da Escola Municipal Cassiano Ribeiro Coutinho, no Bairro Antônio Mário (antigo Bairro Novo), e por trás do Centro de Formação e Treinamento de Professores de Sapé, todas em terrenos da prefeitura de Sapé.

Na sua lista de boas notícias, América ainda destacou a construção de uma quadra poliesportiva coberta na Escola Luiz Ribeiro e um Ginásio poliesportivo em local ainda a ser definido. Ainda na área da Educação, a prefeitura de Sapé, em parceria com a Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE), anuncia a instituição de um Polo da Universidade Estadual da Paraíba no município, que funcionará inicialmente com cursos de especialização na área de gestão pública, garantindo 110 vagas, com início previsto para fevereiro do próximo ano, que provavelmente funcionará no Luis Ribeiro, nos finais de Semana e nas Sextas-Feiras à noite, local onde já funcionam cursos superiores de faculdades privadas.

Perguntada pelo radialista Geraldo Silva se a Escola Municipal Luiz Ignácio Ribeiro Coutinho havia sido interditada por parte do Ministério Público, América respondeu que “nem a creche da Agrovila e nem a escola foram interditadas”. Ela ressaltou que realmente as unidades citadas passam por problemas nos prédios, mas que não houve qualquer ato de interdição de nenhuma dessas unidades. A secretária também falou sobre a matéria publicada no Jornal O Interiorano: “O jornal não citou o município de Sobrado que teve uma escola interditada. Em Sapé não houve interdição. Existem unidades escolares com problemas em nosso município. Das quarenta escolas, realizamos reformas em vinte e sete. Temos escolas que ainda estão feias e precisam melhorar. A promotora foi muito sensata, notificou a secretaria, estou com cópias dos documentos, mas não passou disso. Quem estiver dizendo que a escola e a creche foram interditadas que mostrem a documentação. Quando chegou o momento em que a reforma alcançou um local comum aos alunos no centro da escola, decidimos suspender as aulas para que o serviço fosse concluído com rapidez e segurança. A promotora é muito cuidadosa nas suas notificações e sempre pede que a gente justifique. Ela não afirmou que havia irregularidades, mas que foram denunciadas irregularidades e pediu que a secretaria justificasse. Fizemos as devidas justificativas em audiência no Ministério Público e acordamos um prazo de quinze dias para a conclusão dos reparos no telhado. Com as chuvas tivemos problemas no Luiz Ribeiro, em escolas do Brasil inteiro e inclusive em nossas casas, mas estamos trabalhando aos sábados, domingos e feriados para que tudo ocorra conforme combinado”, ressaltou a secretária.

Ainda abordando a questão da interdição dos educandários, o vereador Clóvis dos Santos Silva disse em participação pelo telefone, que a escola Luiz Ribeiro estava sendo reformada em plena atividade das aulas e também falou sobre a notícia do jornal. “Não acredito que o professor João Victor iria retratar em seu jornal palavras que as promotoras não tivessem proferido”, ressaltou. Em resposta aos questionamentos do vereador, América Castro disse que os boatos são falsos, e reforçou: “A escola e a creche não foram interditadas e enquanto não me mostrarem o documento dizendo isso não passa de boatos. Em respeito à comunidade escolar e à direção do Luiz Ribeiro, decidimos, em comum acordo, suspender às aulas para que a reforma se desse de forma mais rápida”. Em relação ao Telecentro Comunitário, América foi enfática: “Acionamos judicialmente a empresa por conta da obra mal feita e estamos aguardando as decisões desse processo para concluir aquela obra.

Desta vez questionada sobre os vários computadores que se encontram encaixados há mais de um ano nas escolas, América ressaltou que quando assumiu a secretaria não existia um só computador nas unidades escolares e hoje a rede de ensino já conta com 430 computadores em funcionamento, enquanto diversas escolas da rede estadual de Sapé não conseguiram nenhum desses equipamentos. A secretária disse que ainda existem sim computadores encaixados, mas isso não é por irresponsabilidade da gestão pública. “Ligamos todos os dias para o Itaú e a Positivo para que venham fazer a instalação dos computadores. Essas empresas ganharam a licitação nacional do FNDE, mas não estão dando conta da demanda em todo o país, e não podemos proceder a instalação desses equipamentos sob pena de perdermos a garantia e termos que responder pela violação das embalagens. Não temos nada a fazer senão esperar”, disse América.


 * Por Jorge Galdino de Almeida -  Fones: 8154-9402 / 8836-0340 / 9110-9610