Prefeitura de Sapé

Rua Orcine Fernandes, 135 - Centro - Sapé-PB - Cep: 58.340-000 - Fone (83) 3283-6586 - e-mail: prefeitura.sape@gmail.com - twitter.com/prefeiturasape.

sábado, 2 de abril de 2011

Movimentos sociais e prefeitura realizam evento em homenagem a João Pedro Teixeira

 

Trabalhadores homenageiam João Pedro e Elizabeth Teixeira
(Foto: Nadja Romualdo)

Governador Ricardo Coutinho comparece ao evento e oferece apoio do Estado para a Criação do Museu das Ligas Camponesas


A Ong – Memorial das Ligas Camponesas, juntamente com movimentos sociais e a prefeitura de Sapé realizaram neste Sábado (2), um ato público em homenagem ao líder camponês João Pedro Teixeira, assassinado durante o regime militar, no município de Sapé. O ato público acontece no dia em que completa 49 anos de sua morte. O evento procura resgatar a história das Ligas Camponesas e instituir em Sapé o memorial das Ligas Camponesas. 
As homenagens começaram às 15h com uma caminhada que teve início às margens da Rodovia PB 073 (Rodovia João Pedro Teixeira), no município de Sobrado, onde um crucifixo marca o local do assassinato do líder camponês, com direção ao povoado de Barra de Antas, em Sapé, fazendo uma visita à casa onde viveu João Pedro e família.
Na oportunidade discursaram Agassiz de Almeida, escritor, deputado constituinte de 1988 e defensor das ligas camponesas, Elizabeth Teixeira, viúva de João Pedro e Juliana Teixeira, Neta de João Pedro e Elizabeth. Juliana que fez um apelo emocionado ao Governador Ricardo Coutinho para que ajudasse no resgate da história das ligas camponesas. “Tenho orgulho de ser neta de Elizabeth e João Pedro Teixeira. Estou emocionada e mesmo sendo professora de história não consigo separar as emoções da parte científica”. Finalizou Juliana.
O governador Ricardo Coutinho fez um balanço do quadro em que recebeu o Estado, destacando sua condição de militante nos movimentos sociais e seu compromisso em colocar o Estado à disposição do resgate histórico das ligas camponesas, anunciado para breve o tombamento da casa onde morou João Pedro e família para garantir a integridade e originalidade do imóvel, preservando parte da história das Ligas Camponesas. Ele informou também que no próximo dia 30 de abril, e atendendo um pedido seu, o Conselho do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep) vai se reunir para discutir exatamente o processo de tombamento da casa.
Em conversa com os assessores da prefeitura de Sapé, Ricardo ficou feliz em saber que o Executivo Municipal está concluindo o processo de desapropriação da casa de João Pedro e ofereceu parceria para, juntamente com o município e a ONG, estruturar o imóvel e preservar todo o local histórico que conta parte da história das ligas camponesas.
Também compareceram ao evento o deputado estadual Frei Anastácio, Garibaldi Pessoa, representando o Prefeito João da Utilar, representantes do Gabinete do deputado federal Luiz Couto e do núcleo de direitos humanos da UFPB, estudantes, professores e agricultores de vários assentamentos de Sapé e cidades circunvizinhas.
Este é o segundo ano que a Ong Memorial das Ligas Camponesas realiza o evento. A Ong é uma entidade sem fins lucrativos que tem dentre seus objetivos a preservação, disseminação e recuperação da história das Ligas Camponesas no Brasil, formando assim um amplo acervo de informações, evidências, objetos, fotos, documentos e tudo o que for relevante para que tão importante fato histórico não seja esquecido. “A desapropriação e o tombamento da casa onde morou João Pedro Teixeira são nossos primeiros passos para o resgate dessa história pouco conhecida pelas novas gerações. Pretendemos transformar o imóvel em um museu, onde colocaremos todo o acervo histórico que estamos levantando. Mantemos constantes entendimentos com a poder Executivo Municipal para a desapropriação do imóvel, além disso, a prefeitura sempre apóia todos os eventos que realizamos, oferecendo ônibus para transporte dos agricultores, alimentação, ambulância com equipe médica e tudo que precisamos”, disse Jorge Galdino, diretor de comunicação da Ong. 
No dia 15 de junho de 2010, a prefeitura de Sapé decretou de ‘Utilidade Pública’ para fins de desapropriação, o terreno e a casa onde morava João Pedro Teixeira. A prefeitura agora prepara o processo de desapropriação do imóvel enquanto o governo do Estado está assegurando o tombamento, ações sincronizadas do Governador Ricardo Coutinho e do prefeito João da Utilar que, em parceria com a Ong, deixarão uma marca importante no resgate da história das Ligas Camponesas.

Por: Jorge Galdino de Almeida
Diretor de Comunicação da Ong Memorial das Ligas Camponesas
Fones: (83)8836-0340 / 3283-1020.