Prefeitura de Sapé

Rua Orcine Fernandes, 135 - Centro - Sapé-PB - Cep: 58.340-000 - Fone (83) 3283-6586 - e-mail: prefeitura.sape@gmail.com - twitter.com/prefeiturasape.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Morre Fátima Barbosa Lira, gerente da Editora Record

Fátima era sapeense e lutava contra um câncer. O corpo será cremado no Rio de Janeiro e suas cinzas transladadas para Sapé

      

Fotos: Fátima Barbosa, Josas Filho e Aparecida Melo


Nesta véspera de feriado de Sete de Setembro (quando é comemorado Dia da Pátria ou da Independência do Brasil), fica registrado para a contemporaneidade sapeense o falecimento da gerente de Revisão e Divulgação da Editora Record/Civilização Brasileira, Fátima Barbosa de Lira Cunha, residente há anos no Rio de Janeiro.

Este ano de 2011 vai entrar para a história cultural da cidade de Sapé, terra onde nasceu o chamado “Poeta da Morte” (Augusto dos Anjos), como um dos piores ciclos de 12 meses em relação ao desaparecimento precoce de importantes figuras do meio acadêmico, universitário e literário do município.

Amiga pessoal do apresentador de TV e escritor Domingos Meirelles (âncora do programa “Linha Direta”, levado ao ar por muito tempo pela rede Globo, em cadeia nacional), ela lutava contra o câncer há vários meses, vindo a sucumbir da doença após internação hospitalar, lá mesmo na “Cidade Maravilhosa”.

Ela manteve laços de trabalho na área cultural também em João Pessoa, sobretudo com os jornalistas William Costa, Astier Basílio e Ricardo Anísio, além do poeta Jairo Cezar (“Escritos nos Ônibus”) e das poetisas “Pepita” (cujo nome verdadeiro é Mercedes Cavalcante) e Lindalva Xavier Amaro.

O corpo de Fátima Barbosa (filha natural do Sr. Lamartine, ex-responsável pela agência do IBGE em Sapé, nas décadas de 1970/80) será cremado na Capital carioca nesta 5ª feira, após o feriado cívico-militar. Suas cinzas deverão ser transladadas para Sapé, posteriormente, a pedido dela própria, antes de morrer.

Na segunda-feira, dia 12, uma missa em sufrágio de sua alma estará sendo realizada na igreja de Nossa Senhora de Fátima, localizada no bairro de Miramar (próximo à sede do esporte Clube Cabo Branco). A cerimônia religiosa está sendo organizada pelo ex-vereador sapeense Derval Moreira, em conjunto com a professora Aparecida Uchoa Rangel (Gerente Executiva de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Secretaria de Educação do Estado).

Apenas no 1º semestre do ano, faleceram os poetas e professores Josas Batista de Azevedo Filho e Aparecida Melo. Josas também atuou como diretor de teatro, ao lado do renomado dramaturgo Roberto Cartaxo e foi diretor da Escola estadual “Monsenhor Odilon Pedrosa”, em Sapé. Josas morreu vítima de câncer, assim como Fátima Barbosa.

Aparecida Melo escreveu vários livros e faleceu subitamente no começo de 2011, devido a uma presumida síncope cardíaca em função de forte crise de hipertensão arterial, que provocou um infarto agudo do miocárdio ou AVC (Acidente Vascular Cerebral). Ela e Josas foram velados e sepultados nos cemitérios de Sapé.

Por Giovanne Meireles com edição do Blog da Prefeitura de Sapé

Nenhum comentário: