Prefeitura de Sapé

Rua Orcine Fernandes, 135 - Centro - Sapé-PB - Cep: 58.340-000 - Fone (83) 3283-6586 - e-mail: prefeitura.sape@gmail.com - twitter.com/prefeiturasape.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Governo realiza esta semana 14 assembleias do Orçamento Democrático Estadual

Em Sapé, eleições dos conselheiros acontecem nesta quinta-feira, no Clube Atlético Sapeense

O Governo do Estado realiza esta semana 14 assembleias microrregionais da segunda etapa do Orçamento Democrático Estadual (OD). O objetivo é eleger os conselheiros regionais e estaduais para o período 2011/2012, em 47 assembleias microrregionais e 15 regionais que ocorrerão até o dia 31 deste mês. A escolha está sendo feita pelas representações dos municípios agregados, em 47 áreas territoriais. Nesta quinta-feira (11), haverá eleições em Sapé (1ª Região) a partir das 8h30 da manhã, no Clube Atlético Sapeens.

Caberá aos conselheiros regionais e estaduais assegurar a representatividade dos interesses comuns dos municípios agrupados, em obras e serviços do Governo do Estado, atendendo às demandas sugeridas pela população durante a primeira etapa do OD, realizada entre 29 de abril e 11 de junho deste ano, nas 14 Regiões Geoadministrativas da Paraíba. O Orçamento Democrático Estadual é coordenado pela Subsecretaria do Orçamento Democrático, que é vinculada à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).

A primeira etapa do OD Estadual foi realizada entre os dias 29 de abril e 11 de junho deste ano, com a participação de aproximadamente 14 mil pessoas. As Audiências Regionais foram realizadas em 15 cidades-pólo (João Pessoa, Campina Grande, Esperança, Itabaiana, Guarabira, Mamanguape, Cuité, Monteiro, Patos, Pombal, Itaporanga, Catolé do Rocha, Cajazeiras, Sousa e Princesa Isabel), nas 14 regiões geoadministrativas do Estado.

Durante a primeira fase, a população teve a oportunidade de dialogar com o Governo, bem como de sugerir três possibilidades de investimentos para cada região e de apontar uma obra ou serviço prioritários.

É importante a participação em massa da população para garantir a eleição dos conselheiros que vão defender os interesses das regiões e dos próprios municípios em relação às ações e investimentos do Governo Estadual durante o ano de 2012.


terça-feira, 9 de agosto de 2011

Prefeito despacha na Secretaria Municipal de Agricultura


Programa de descentralização do governo atua na Agricultura esta semana
Prefeito em expediente na Secretaria Municipal de Agricultura
 Clique na foto para ampliá-la

O Gabinete do Prefeito de Sapé iniciou o expediente esta semana na Secretaria Municipal de Agricultura. Na segunda-feira (08), o chefe de gabinete, Jorge Galdino de Almeida; o assessor de planejamento, Garibaldi Pessoa; a secretária de Agricultura, Lenilda Leôncio e a secretária adjunta de administração, Lúcia Cruz, participaram da reunião mensal do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável na sede da Secretaria de Agricultura, quando repassaram informes e ouviram reivindicações dos representantes das comunidades rurais.

Após a reunião do conselho, aconteceu uma reunião de trabalho entre o gabinete do prefeito e dirigentes da Secretaria de Agricultura, quando foram levantados os principais problemas da pasta, produzido um relatório que foi encaminhado ao prefeito.

Na manhã de hoje (09), o prefeito deu expediente na sede da Secretaria de Agricultura, quando foram recebidos os diretores dos mercados públicos e do matadouro. Lenilda Leôncio também despachou com o prefeito quando apresentou problemas relacionados aos servidores da Secretaria e assuntos inerentes às feiras livres, máquinas agrícolas e políticas públicas para o setor. “É muito importante a presença do prefeito nas secretarias municipais. A iniciativa facilita os procedimentos e agiliza os encaminhamentos de soluções para os problemas do nosso dia-a-dia”, disse Lenilda.

O expediente do prefeito na Secretaria de Agricultura vai continuar até a próxima sexta-feira (12). O deslocamento do gabinete do prefeito para as sedes das secretarias municipais é parte do programa de descentralização do governo, que já contemplou as secretarias de Educação e de Obras, quando foram encaminhadas ações para resolver os problemas mais urgentes das pastas. 

* Por Jorge Galdino de Almeida -  Fones: 8154-9402 / 8836-0340 / 9110-9610 


3ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE EM SAPÉ


Clique no Banner para ampliá-lo

A Prefeitura de Sapé, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizará nos dias 11 e 12 deste mês, a 3ª Conferência Municipal de Saúde de Sapé, com o tema ‘Todos Usam o SUS’, quando serão discutidas políticas públicas, o SUS na Seguridade Social e o SUS como patrimônio do povo brasileiro. O evento acontecerá no Athenas Recepções.

Aguardem mais informações sobre a Conferência.


domingo, 7 de agosto de 2011

Descentralização do Governo Municipal já contempla três secretarias

Medida visa ajudar os secretários na resolução de problemas mais urgentes e atuação acontecerá na Secretaria de Agricultura esta semana

Prefeito João Clemente
O prefeito de Sapé, João Clemente Neto, dando continuidade ao projeto de descentralização do Governo Municipal, está dando expediente nas secretarias municipais com o intuito de ajudar os secretários no encaminhamento da resolução dos principais problemas que assolam a população ou emperram a fluidez dos trabalhos das pastas.

O processo de descentralização contemplou na primeira semana a Secretaria de Obras e Urbanismo, quando foram identificados problemas como a questão da iluminação pública e a operação tapa-buracos. Para o enfrentamento destes problemas foram criadas três equipes de eletrificação, adquiridos EPI’s – Equipamentos de Proteção Individual e ferramentas, locação de caçambas e máquinas pesadas e a licitação para o calçamento de diversas ruas no Bairro Renato Ribeiro Coutinho. “Os problemas são muitos. Passamos estes dois anos pagando e negociando dívidas herdadas de outras administrações. Agora já podemos pensar em propor projetos para outras esferas do Governo para recrutar recursos para nosso município. A Praça João Úrsulo e o São João são exemplos de recursos que só conseguimos porque estamos com o município rigorosamente adimplente”, disse o prefeito João Clemente Neto.

A segunda semana do processo de descentralização foi colocada em prática na Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desportos, quando foi dado andamento ao processo de restauração de várias escolas, reabertura do Telecentro Comunitário e outros processos de infraestrutura e educacionais.

A partir desta segunda-feira (08), a equipe do Gabinete do Prefeito estará dando expediente na Secretaria Municipal de Agricultura, quando fará levantamento dos problemas e encaminhará soluções. “A descentralização é uma grande concentração de esforços de várias pastas em torno de uma secretaria definida durante cinco dias, quando são agilizados processos administrativos, desburocratizados procedimentos e implementadas ações objetivas para que os problemas mais urgentes sejam resolvidos ou encaminhados para uma solução em um breve período de tempo”, disse o chefe de Gabinete, Jorge Galdino de Almeida. O expediente na Secretaria de Agricultura irá até a sexta-feira (12).

O chefe do Executivo tomou essa iniciativa no intuito de diminuir a burocracia e os despachos protocolados com sua equipe, procurando assim ajudar os secretários a resolverem as principais pendengas e problemas que entravam as pastas em alguns serviços públicos. “Quero deixar claro que essa atitude não significa interferência nas pastas, mas uma forma de prestigiar, ajudar e desburocratizar processos administrativos que emperram certas ações governamentais, sempre respeitando a legislação, mas com muita objetividade e rapidez. Estou indo às secretarias para juntos resolvermos os problemas e aperfeiçoarmos o funcionamento da máquina administrativa”, disse o prefeito.

* Por Jorge Galdino de Almeida -  Fones: 8154-9402 / 8836-0340 / 9110-9610 

Prefeitura de Sapé realiza a VIII Conferência Municipal de Assistência Social

Consolidar o Suas e Valorizar Seus Trabalhadores
VIII Conferência Municipal de Assistência Social
Clique na foto para ampliá-la

A Prefeitura de Sapé, através da Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social e do Conselho Municipal de Assistência Social, realizou a VIII Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema “Consolidar o Suas e Valorizar Seus Trabalhadores” que tinha como objetivos avaliar e propor diretrizes para o aprimoramento da gestão do Sistema Único de Assistência Social na perspectiva de valorização dos trabalhadores e a qualificação dos serviços, projetos e benefícios.

O evento aconteceu no Salão Atena Recepções nos últimos dias 03 e 04, contando com profissionais da Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social, secretários, representantes de entidades e políticos. O evento seguiu a programação, iniciando a tarde do dia 03 com o credenciamento, solenidade de abertura, apresentação cultural, composição da mesa, leitura e aprovação do regimento interno, apresentação dos membros do Conselho Municipal de Assistência Social, exposição do tema e palestra com a conferencista Ediclê Travassos de Lima. O primeiro dia dos trabalhos foi encerrado com um coquetel.

No último dia da Conferência (04) foram formados os grupos de trabalhos que discutiram temas como as ‘Estratégias para a Estrutura da Gestão do Trabalho do SUAS’, ‘Reordenamento e Qualificação dos Serviços Socioassistenciais’, ‘Fortalecimento da Participação e do Controle Social’ e ‘A Centralidade do SUAS na Erradicação da Extrema Pobreza no Brasil’. A manhã do dia 04 foi encerrada com um almoço.

Os trabalhos do último dia da Conferência foram reiniciados às 13h30, com apresentação cultural e a Plenária Final, quando foram apresentadas e aprovadas as propostas discutidas nos grupos de trabalhos. A Plenária constituída pelos participantes devidamente credenciados ainda elegeram os delegados que representarão o município na VIII Conferência Estadual de Assistência Social.

* Por Jorge Galdino de Almeida -  Fones: 8154-9402 / 8836-0340 / 9110-9610 

Sapeense receberá da UEPB Medalha do Mérito Universitário

Elizabeth Teixeira já recebeu diversas homenagens, dentre elas a Medalha Augusto dos Anjos, em Sapé, e o Prêmio Bertha Lutz, no Senado Federal


Elizabeth Teixeira
A UEPB, através de seu Núcleo de Estudos Rurais (NER), concederá à líder camponesa Elizabeth Altina Teixeira, a homenagem da Medalha do Mérito Universitário, em reconhecimento às ações por ela protagonizadas na década de 60. A solenidade acontecerá no dia 12 de agosto, às 19h30, no Auditório do Centro de Educação (CEDUC), unidade localizada na Rua Antônio Guedes de Andrade, 190 Catolé, em Campina Grande.

A homenagem está sendo oferecida à Elizabeth no intuito de manter viva a memória da luta camponesa, por notório merecimento, enquanto liderança das ligas camponesas, em reconhecimento às ações por ela protagonizadas juntamente com seu esposo, João Pedro Teixeira, líder assassinado no mesmo período, por conta da sua atuação na luta pela conquista e afirmação de direitos para os camponeses.
Elizabeth Teixeira nasceu em Sapé, Paraíba, em 13 de fevereiro de 1925.

Na ocasião, também haverá mesa-redonda tendo a homenageada como tema, com a participação do professor convidado Alder Júlio Calado e a professora do Departamento de História da UEPB, Patrícia Cristina Aragão. Será divulgada ainda a abertura do “Concurso de redação e artigos científicos sobre as mulheres e os movimentos sociais no campo”.

Conheça um pouco da história de Elizabeth Altina Teixeira

No Sertão, ainda se morre de fome e de bala, como nos tempos de João Pedro Teixeira, mas alguma coisa mudou – as ligas camponesas deram frutos e engendraram os milhares de sindicatos de trabalhadores rurais e suas federações, prova de que o povo se organiza e conduz a luta de outra forma. Assim fala o grupo Tortura Nunca Mais/RJ (GTNM/RJ), na ocasião da Medalha Chico Mendes concedida a Elizabeth Altina Teixeira há cerca de 20 anos.

Paraibana, hoje com 84 anos, Elizabeth é viúva do líder sindical João Pedro Teixeira, o “cabra marcado pra morrer” do filme homônimo (Brasil, 1984) do cineasta Eduardo Coutinho. De início, ela não participava na luta de João Pedro, na Paraíba, quando ele resolveu reunir os camponeses para criar uma associação para defender os seus direitos. Quando os latifundiários perceberam que as ligas camponesas estavam cada dia mais fortes, resolveram assassinar João Pedro, morto em abril de 1962. Dois de seus filhos também foram assassinados. Sua filha mais velha não suportou o sofrimento e, inconformada com a impunidade diante do assassinato do pai, suicidou-se.

Com a morte de João Pedro, Elizabeth Teixeira assumiu a direção da liga. Foi perseguida e injuriada, mas nunca desistiu nem deixou de reclamar, junto aos proprietários, os direitos dos companheiros.

Após o golpe de 64, Elizabeth foi presa por mais de dois meses; ao sair da cadeia, para escapar das perseguições, teve de fugir com um dos filhos para o Rio Grande do Norte, onde viveu 17 anos clandestinamente, com outro nome. Trabalhou colhendo feijão e arrancando batata. Ela e os filhos passaram fome. Elizabeth lavou pratos, lavou roupas, precisava tocar a vida, apesar da dureza do destino e do desejo de justiça ao assassinato de João Pedro.

Vivia escondida para não ter o mesmo fim do marido. Em 1980, foi encontrada pelo diretor Eduardo Coutinho que queria terminar o seu filme sobre as ligas camponesas e reencontrou o filho Abrão. Depois desse encontro, ficou mais fácil localizar os outros filhos. Em 1981, retomou seu nome de batismo, Elizabeth Altina Teixeira.

Em 2006, foi criada a ONG - Memorial das Ligas Camponesas, com o intuito de resgatar a história das Ligas Camponesas. A ONG agora tenta criar o Museu das Ligas Camponesas, pleiteando a desapropriação, restauração e tombamento junto ao Governo do Estado, da casa onde morou Elizabeth e João Pedro Teixeira.

Confira aqui o cartaz do evento.

Visite o blog da ONG - Memorial das Ligas Camponesas: http://www.ligascamponesas.blogspot.com


 Por: Juliana Rosas com edição da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Sapé