A elevação de todos os índices educacionais coloca Sapé entre os cem municípios mais bem avaliados do país
|
Secretária de Educação, professora América Castro e o prefeito João Clemente com alunos da rede pública municipal de Sapé |
O Instituto Educa Brasil realizará a 10ª edição do Prêmio Palma de Ouro para os diamantes da educação brasileira. A cerimônia de entrega acontecerá no período de 03 a 06 de maio, em Florianópolis (SC), durante o Encontro Nacional dos Secretários de Educação. Neste evento acontecerão palestras e debates sobre os mais diversos temas para fortalecer e questionar as ações pedagógicas em todo o país.
A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desportos de Sapé foi escolhida entre as mais de cinco mil secretarias municipais de educação de todo o país, pelo programa “Educa Brasil 2012”, para receber o prêmio “Palma de Ouro”, em reconhecimento ao trabalho que vem sendo desenvolvido no processo de ensino e aprendizagem e valorização dos profissionais de educação, colocando a educação municipal como uma das 100 melhores do Brasil.
|
Novos móveis e equipamentos para as escolas |
A prefeitura de Sapé vem investindo pesado na educação. Os profissionais do magistério já tiveram reajustes salariais de 107% nos últimos três anos, o Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações da categoria foi atualizado e foram implantados diversos benefícios como o tempo integral opcional de 40 horas, o acréscimo de mais uma classe para ascensão por tempo de serviço (Classe G), normatização do processo de escolha dos gestores escolares, descentralização da merenda escolar, dentre outros benefícios.
|
Novas carteiras foram adquiridas |
O Governo Municipal também melhorou o transporte escolar com aquisição de novos ônibus e realizou diversas obras estruturantes nas unidades escolares, que foram equipadas com laboratórios de informática, acessibilidade para pessoas com deficiência física, aquisição de carteiras novas para todas as escolas da rede, expansão da oferta de Educação Infantil, distribuição de óculos para alunos com problemas de visão, além de aquisição de mobiliário e equipamentos para as cantinas e secretaria das escolas.
|
O prefeito visita laboratório de informática |
A prefeitura ainda celebrou diversos convênios com a Conab, Secretaria de Agricultura, FNDE e Mec, melhorando consideravelmente a qualidade da merenda escolar e os índices que medem o desenvolvimento educacional. “Recebemos a Educação sucateada, com salários atrasados, escolas em ruínas, recursos da merenda bloqueados e dívidas com fornecedores. Aos poucos concedemos diversos reajustes salariais acima dos índices oficiais do Governo Federal, construímos um telecentro, estamos reformando várias escolas, destinamos internet gratuita na Praça João Pessoa e já implantamos 23 laboratórios de informática. Essa é só uma amostra do imenso trabalho e atenção que temos com a educação municipal”, enfatizou o prefeito João Clemente Neto.
Mas a maior conquista da educação sapeense não está nas obras estruturantes e sim na qualidade do processo de ensino aprendizagem. As ações pedagógicas resultaram na implantação de diversos programas como a Educação Fiscal, Educação Ambiental (Agenda 21), Brasil Alfabetizado, Correção de Fluxo, Projovem, Educação para o Trânsito, Programa Saúde na Escola, Projeto Escola Ativa, Programa Aluno Integrado e projetos de ações complementares com atividades de dança, música, conto, reforço de matemática, aulas de informática e a implantação de sete escolas de tempo integral.
Todo o investimento na educação já vem dando resultados. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) já demonstra uma elevação de 54%. A meta traçada pelo Mec para 2011 foi alcançada já no primeiro ano de governo (2009), e este ano já se vislumbra uma nova elevação no índice, demonstrando que todo o esforço administrativo já surte efeitos positivos na aprendizagem dos alunos. “Nosso trabalho é voltado para a educação em uma perspectiva universal, beneficiando os profissionais do magistério, o aperfeiçoamento dos métodos pedagógicos e o investimento na estrutura das escolas, pois não dá para fazer educação sem pensar nas pessoas, nas famílias, no bem estar da comunidade escolar, e essa humanização do processo educativo somado aos investimentos em programas e melhoria da estrutura física das escolas explicam o sucesso que hoje é reconhecido nacionalmente”, disse a secretária de educação, professora Maria América Castro.
O prefeito João Clemente vai pessoalmente receber o ‘Palma de Ouro’ em Florianópolis e dedicar o prêmio a toda sua equipe. “Esse prêmio na verdade vai para professora América e todos os professores e profissionais que fazem a educação sapeense, numa demonstração de que o trabalho em equipe e a correta aplicação de recursos podem mudar para melhor nossa realidade”, disse o prefeito.
Na solenidade de premiação também serão proferidas várias palestras. Dentre os palestrantes, estão o Professor Antônio Biz, parapsicólogo clínico, terapeuta reikiano e economista, que falará a preleção “A Arte de Ser Você”; Professor Júlio Furtado, Mestre em Educação pela UFRJ, diplomado em Psicologia pela Universidade de Havana (Cuba), doutor em Ciências da Educação (Havana) e Reitor da UNIABEU-RJ, que desenvolverá a palestra “Poder e Liderança: o desafio de fazer acontecer” e a Professora Isabel Parolin, Psicopedagoga Clínica, que fará a preleção: “Formar para transformar”.
O Instituto Educa Brasil é uma organização não governamental cujas atividades são voltadas para a Educação Histórica, Cultural e Ambiental. Foram avaliados pelo Educa Brasil projetos nas áreas da educação e obras. Os pesquisadores utilizaram informações dos ministérios, secretarias estaduais, associações de municípios, instituições de ensino, federações e prefeituras.
Mais de 5.600 municípios foram avaliados na pesquisa que observou critérios como implantações pedagógicas, obras municipais na área do saber, aplicação dos recursos 25% da verba pública para a educação, análise da gestão democrática do ensino público, gerenciamento dos serviços educacionais, definição da política municipal de educação, projeção da cidade nos meios de comunicação no âmbito educacional, dentre outros. As ações da Secretaria Municipal de Educação de Sapé preencheram os dez critérios estabelecidos para o Prêmio Palma de Ouro.
* Da assessoria de Comunicação Institucional da Prefeitura de Sapé