Prefeitura de Sapé

Rua Orcine Fernandes, 135 - Centro - Sapé-PB - Cep: 58.340-000 - Fone (83) 3283-6586 - e-mail: prefeitura.sape@gmail.com - twitter.com/prefeiturasape.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

NOTA OFICIAL


PREFEITURA DE SAPÉ
SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO


          A Prefeitura de Sapé, através da Secretaria Municipal de Administração, informa aos servidores públicos e usuários dos serviços públicos, que o expediente será normal na próxima Segunda-feira (dia 30), véspera do feriado nacional do Dia do Trabalhador.

Sapé, 27 de abril de 2012.

Luciana Dias 
Secretária de Administração






quarta-feira, 25 de abril de 2012

NOTA DE AGRADECIMENTO




Venho através desta nota expressar meus agradecimentos ao Prefeito João Clemente Neto pela oportunidade de representar seu gabinete desde o dia 01/04/2011 até o dia 24/04/2012, período em que exerci as funções de Chefe de Gabinete, Agende de Desenvolvimento e de responsável pela Comunicação Institucional da Prefeitura.

Diante de minha aprovação em concurso público do Banco do Brasil, estou deixando o Governo para assumir novos desafios, certo de ter contribuído dentro de minhas funções para o bom andamento do serviço público, quando atuei no grupo de gestão, nas articulações institucionais e principalmente no setor de comunicação. Tivemos muitas dificuldades, pois os desafios são imensos, mas dentro do que foi possível, realizamos em equipe um trabalho de respeito ao cidadão, disponibilizando ferramentas de interação, quando criamos o Portal da Transparência, o Blog Institucional, Twitter, e-mail, Diário Oficial Eletrônico, Nota Fiscal Eletrônica, o Portal do Contribuinte e diversas outras formas de deixar o cidadão informado e principalmente disponibilizando serviços que facilitam a vida de todos, procurando a forma mais simples e acessível para propiciar a integração entre o Governo e a População.

Realizamos estudos que propiciaram a modernização e atualização de diversas leis, implantamos benefícios para os funcionários, viabilizamos estudos que deram suporte a reajustes salariais ao magistério, agentes fiscais, atualizamos benefícios como a produtividade, insalubridade, dentre outros. Um trabalho que muita gente não vê, mas que reflete na vida do servidor público, dos contribuintes, da população, nos despertando o sentimento de dever cumprido, de que estamos sendo úteis a nossa comunidade, e para tanto, contamos com ajuda de diversos colaboradores que deram suas contribuições para esse trabalho.

Hoje, a notícia está a alguns cliques dos internautas. São quase 10 mil acessos mensais ao Blog da Prefeitura, respondemos a dezenas de e-mails por dia, estamos presentes nas redes sociais, na imprensa escrita e radiofonada, prestando contas e informado à população sobre os atos e ações do Governo Municipal, procurando sempre respeitar o sagrado direito do cidadão à informação.

Mesmo afastado das funções oficiais, me coloco à disposição para ajudar no que for possível, de forma a contribuir para o desenvolvimento de nosso município, deixando desde já os agradecimentos a todos os secretários, ao vice-prefeito e a todo o pessoal das equipes multidisciplinares da qual fiz parte, pois trabalhamos como uma verdadeira equipe, enfrentando os desafios de forma honesta, profissional e principalmente em clima de amizade e civilidade, ressaltando mais uma vez meus agradecimentos ao prefeito João Clemente pela confiança, pela oportunidade e pelo respeito que sempre foi me destinado.

Quero ainda agradecer aos profissionais da imprensa sapeense e dos que trabalham em nível estadual pelo acolhimento nas mais diversas redações de jornais, revistas, nos estúdios radiofônicos e na imprensa digital, sempre dando destaque as matérias jornalísticas produzidas pela equipe de comunicação institucional, gratidão que me permite dizer que o trabalho ora executado foi transformado num imenso prazer e satisfação pessoal e profissional.

A todos, meu muito obrigado!

Jorge Galdino de Almeida



terça-feira, 24 de abril de 2012

PUBLICAÇÃO DO DIÁRIO OFICIAL DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DA PARAÍBA



ESTADO DA PARAÍBA
PREFEITURA MUNICIPAL DE SAPÉ

GABINETE DO PREFEITO
PORTARIA Nº 367/2012 SAPÉ, 24 DE ABRIL DE 2012

O PREFEITO CONSTITUCIONAL DO MUNICÍPIO DE SAPÉ,no uso das atribuições que lhe confere o art. 88, inciso II, alínea “a”, da Lei Orgânica do Município de Sapé e tendo em vista o que consta o Processo nº 569/12.

R E S O L V E

Exonerar a pedido o servidor JORGE GALDINO DE ALMEIDA, matrícula nº 2011437-7, Digitador, do cargo de provimento em comissão de Chefe de Gabinete do Prefeito.

Gabinete do Prefeito, em 24 de abril de 2012.

JOÃO CLEMENTE NETO
Prefeito


Matéria publicada no DIÁRIO OFICIAL DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DA PARAÍBA no dia 25/04/2012.



Educação de Sapé é premiada com o "Palma de Ouro"

A elevação de todos os índices educacionais coloca Sapé entre os cem municípios mais bem avaliados do país

Secretária de Educação, professora América Castro e o
prefeito João Clemente com alunos da rede pública municipal de Sapé

O Instituto Educa Brasil realizará a 10ª edição do Prêmio Palma de Ouro para os diamantes da educação brasileira. A cerimônia de entrega acontecerá no período de 03 a 06 de maio, em Florianópolis (SC), durante o Encontro Nacional dos Secretários de Educação. Neste evento acontecerão palestras e debates sobre os mais diversos temas para fortalecer e questionar as ações pedagógicas em todo o país.

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desportos de Sapé foi escolhida entre as mais de cinco mil secretarias municipais de educação de todo o país, pelo programa “Educa Brasil 2012”, para receber o prêmio “Palma de Ouro”, em reconhecimento ao trabalho que vem sendo desenvolvido no processo de ensino e aprendizagem e valorização dos profissionais de educação, colocando a educação municipal como uma das 100 melhores do Brasil.

Novos móveis e
equipamentos
para as escolas
A prefeitura de Sapé vem investindo pesado na educação. Os profissionais do magistério já tiveram reajustes salariais de 107% nos últimos três anos, o Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações da categoria foi atualizado e foram implantados diversos benefícios como o tempo integral opcional de 40 horas, o acréscimo de mais uma classe para ascensão por tempo de serviço (Classe G), normatização do processo de escolha dos gestores escolares, descentralização da merenda escolar, dentre outros benefícios.

Novas carteiras
foram adquiridas
O Governo Municipal também melhorou o transporte escolar com aquisição de novos ônibus e realizou diversas obras estruturantes nas unidades escolares, que foram equipadas com laboratórios de informática, acessibilidade para pessoas com deficiência física, aquisição de carteiras novas para todas as escolas da rede, expansão da oferta de Educação Infantil, distribuição de óculos para alunos com problemas de visão, além de aquisição de mobiliário e equipamentos para as cantinas e secretaria das escolas.

O prefeito visita
laboratório de informática
A prefeitura ainda celebrou diversos convênios com a Conab, Secretaria de Agricultura, FNDE e Mec, melhorando consideravelmente a qualidade da merenda escolar e os índices que medem o desenvolvimento educacional. “Recebemos a Educação sucateada, com salários atrasados, escolas em ruínas, recursos da merenda bloqueados e dívidas com fornecedores. Aos poucos concedemos diversos reajustes salariais acima dos índices oficiais do Governo Federal, construímos um telecentro, estamos reformando várias escolas, destinamos internet gratuita na Praça João Pessoa e já implantamos 23 laboratórios de informática. Essa é só uma amostra do imenso trabalho e atenção que temos com a educação municipal”, enfatizou o prefeito João Clemente Neto.

Mas a maior conquista da educação sapeense não está nas obras estruturantes e sim na qualidade do processo de ensino aprendizagem. As ações pedagógicas resultaram na implantação de diversos programas como a Educação Fiscal, Educação Ambiental (Agenda 21), Brasil Alfabetizado, Correção de Fluxo, Projovem, Educação para o Trânsito, Programa Saúde na Escola, Projeto Escola Ativa, Programa Aluno Integrado e projetos de ações complementares com atividades de dança, música, conto, reforço de matemática, aulas de informática e a implantação de sete escolas de tempo integral.

Todo o investimento na educação já vem dando resultados. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) já demonstra uma elevação de 54%. A meta traçada pelo Mec para 2011 foi alcançada já no primeiro ano de governo (2009), e este ano já se vislumbra uma nova elevação no índice, demonstrando que todo o esforço administrativo já surte efeitos positivos na aprendizagem dos alunos. “Nosso trabalho é voltado para a educação em uma perspectiva universal, beneficiando os profissionais do magistério, o aperfeiçoamento dos métodos pedagógicos e o investimento na estrutura das escolas, pois não dá para fazer educação sem pensar nas pessoas, nas famílias, no bem estar da comunidade escolar, e essa humanização do processo educativo somado aos investimentos em programas e melhoria da estrutura física das escolas explicam o sucesso que hoje é reconhecido nacionalmente”, disse a secretária de educação, professora Maria América Castro.

O prefeito João Clemente vai pessoalmente receber o ‘Palma de Ouro’ em Florianópolis e dedicar o prêmio a toda sua equipe. “Esse prêmio na verdade vai para professora América e todos os professores e profissionais que fazem a educação sapeense, numa demonstração de que o trabalho em equipe e a correta aplicação de recursos podem mudar para melhor nossa realidade”, disse o prefeito.

Na solenidade de premiação também serão proferidas várias palestras. Dentre os palestrantes, estão o Professor Antônio Biz, parapsicólogo clínico, terapeuta reikiano e economista, que falará a preleção “A Arte de Ser Você”; Professor Júlio Furtado, Mestre em Educação pela UFRJ, diplomado em Psicologia pela Universidade de Havana (Cuba), doutor em Ciências da Educação (Havana) e Reitor da UNIABEU-RJ, que desenvolverá a palestra “Poder e Liderança: o desafio de fazer acontecer” e a Professora Isabel Parolin, Psicopedagoga Clínica, que fará a preleção: “Formar para transformar”. 

O Instituto Educa Brasil é uma organização não governamental cujas atividades são voltadas para a Educação Histórica, Cultural e Ambiental. Foram avaliados pelo Educa Brasil projetos nas áreas da educação e obras. Os pesquisadores utilizaram informações dos ministérios, secretarias estaduais, associações de municípios, instituições de ensino, federações e prefeituras. 

Mais de 5.600 municípios foram avaliados na pesquisa que observou critérios como implantações pedagógicas, obras municipais na área do saber, aplicação dos recursos 25% da verba pública para a educação, análise da gestão democrática do ensino público, gerenciamento dos serviços educacionais, definição da política municipal de educação, projeção da cidade nos meios de comunicação no âmbito educacional, dentre outros. As ações da Secretaria Municipal de Educação de Sapé preencheram os dez critérios estabelecidos para o Prêmio Palma de Ouro.

* Da assessoria de Comunicação Institucional da Prefeitura de Sapé