Prefeitura de Sapé

Rua Orcine Fernandes, 135 - Centro - Sapé-PB - Cep: 58.340-000 - Fone (83) 3283-6586 - e-mail: prefeitura.sape@gmail.com - twitter.com/prefeiturasape.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Prefeitura e Cagepa negociam operação tapa-buracos


Cagepa contrata empresa e mão de obra será recrutada em Sapé
Vital Barbosa, Eulina Dantas e o prefeito João Clemente

Uma reunião realizada na manhã desta sexta-feira (19), na Prefeitura de Sapé, definiu as responsabilidades entre a Prefeitura e a Cagepa – Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba, de tapar os buracos provenientes dos serviços de manutenção da rede adutora de água e esgoto no município. Presentes à reunião estavam o Prefeito de Sapé, João Clemente Neto, o Chefe de Gabinete, Jorge Galdino de Almeida, a Gerente Regional da Cagepa, Eulina de Lima Dantas Bezerra e o Diretor da Agência local da Companhia, Vital Barbosa de Lima.

Após um relato dos problemas que a cidade vem passando com os vários buracos abertos pela Cagepa, o prefeito João Clemente ressaltou que a situação está prejudicando toda a sociedade, pondo em risco motoristas, ciclistas e pedestres, além de comprometer a pavimentação das ruas da cidade. A Cagepa informou que já tinha contratado a empresa Galvão Marinho para o serviço de reposição de calçamento nos locais abertos pela companhia, mas a empresa alegou que não conseguiu mão de obra no município para a realização dos serviços. O prefeito então garantiu os trabalhadores qualificados para o serviço de tapa-buracos. A mão de obra será recrutada em Sapé e a empresa contratada assumirá o pagamento de salários e direitos trabalhistas desses operários.

O prefeito também apresentou o montante gasto pela prefeitura nos últimos anos na reposição de calçamento. A engenheira Eulina Dantas sugeriu um encontro de contas para que qualquer despesa seja reparada entre as instituições evitando assim qualquer prejuízo. 

A prefeitura de Sapé encontra-se rigorosamente adimplente com a Cagepa. Em dezembro de 2010 foi realizado um parcelamento de mais de um milhão e meio de Reais em contas atrasadas de gestões anteriores que totalizavam mais de dez anos de inadimplência com a Cagepa. “Parcelamos todo o débito com a Cagepa e estamos mantendo o pagamento das parcelas e as atuais contas rigorosamente em dia”, disse o prefeito João Clemente Neto.

Segundo a Cagepa, O município de Sapé tem atualmente 11.414 ligações de água e 1.910 ligações de esgoto.

 * Por Jorge Galdino de Almeida -  Fones: 8154-9402 / 8836-0340 / 9110-9610




quarta-feira, 17 de agosto de 2011

CONVITE


C O N V I T E

         O Governo Municipal de Sapé tem a honra de convidar V. Sª para a solenidade de abertura do ORÇAMENTO PARTICIPATIVO – PREFEITO NAS COMUNIDADES 2011/2012, que será realizada no dia 22 (segunda-feira) do mês e ano em curso, às 19:00 horas, no salão de recepções Athena, situado à Rua Cônego João de Deus, s/nº, centro.
         Estamos transformando o jeito de governar, buscando uma melhor integração e construindo no presente o futuro que desejamos.     
         Certos de contarmos com a V. presença,
         Atenciosamente

João Clemente Neto
Prefeito Constitucional

Cooperar discute projeto piloto de resíduos sólidos em Sapé

Consórcio Intermunicipal de Gestão Pública Integrada nos Municípios do Baixo Rio Paraíba (Cogiva) reúne prefeitos em Sapé 
 
Nesta sexta-feira (19), às 15h, o Consórcio integrado por 13 Municípios do Baixo Paraíba, estará recebendo a direção do COOPERAR no Gabinete do Prefeito de Sapé, com especialistas em sustentabilidade ambiental, para apresentar e discutir projeto piloto de aproveitamento de resíduos sólidos, a partir de iniciativa que está em processo de elaboração com a Cooperativa de Catadores de Itabaiana, integrada por 32 familias.

Dignidade ao trabalho destas famílias, inserção econômica imediata, e perspectiva de progresso à médio prazo é o que se projeta pela possibilidade de que, depois de se estabilizarem como catadores, possam acessar o elo seguinte da cadeia produtiva dos resíduos sólidos - a reciclagem. E para apoiar a todos os municípios do consórcio na construção do primeiro e segundo elo da cadeia produtiva dos resíduos , além dos recursos ordinários do COOPERAR, há que se contar com os recursos do 2° edital dos APLs do convênio FUNCEP e BNDES, que ainda este semestre será lançado pelo Governo do Estado, através do COOPERAR. Além disso, já se encontra cadastrada no SICONV uma proposta de R$ 19,00 milhões, com este propósito.

A estrutura básica do projeto piloto compõe-se de um galpão padrão dotado de mesa para recepção, separação, prensagem, pesagem e expedição dos resíduos sólidos, comercializados junto a prepostos da rede de usinas de reciclagem que operam em Guarabira, Campina Grande e Grande João Pessoa. A estratégia Governo da Paraíba do COOPERAR é priorizar, articular e fomentar a organização e capacitação dos catadores nos 58 municípios que integram a Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba, importante calha da Transposição do S. Francisco. Em cada município há que se integrar também os resíduos orgânicos, que obtidos a partir de coleta seletiva seja direcionado para compostagem e/ou biodigestão, cujos produtos sejam destinados como insumos para a produção agroecológica.

Boqueirão e Sapé, que são expoentes na produção de hortaliças à base de agroquímicos se credenciam como primeiros interessados em adotar esta estratégia de sustentabilidade. Em breve buscaremos interlocução nas regiões de Sumé e Monteiro.



Prefeitura de Sapé apresenta cronograma de reestruturação do trânsito

Agentes serão convocados para atuar no trânsito de Sapé


Clique na foto para ampliá-la

A Prefeitura de Sapé divulgou na tarde de hoje (17), um cronograma de reestruturação do trânsito no município. A decisão ocorreu em expediente interno no Gabinete do Prefeito. O cronograma prevê a convocação de todos os agentes de trânsito classificados no último concurso público, treinamento dos agentes, campanha educativa e atuação efetiva dos agentes no trânsito. “O prefeito já tinha anunciado que no segundo semestre deste ano estaria reestruturando o trânsito no município. A medida anunciada hoje é o cumprimento desta determinação do chefe do Executivo”, disse Jorge Galdino, Chefe de Gabinete do Prefeito.

Já no início do próximo mês (setembro), a prefeitura convocará de uma só vez todos os agentes de trânsito classificados no último certame. Os novos agentes terão um mês para apresentar documentação, exames médicos e todos os demais itens exigidos no edital do concurso. No mês de outubro, todos os agentes receberão treinamento, equipamentos e fardamento, e passarão a atuar em campanhas educativas preparando motoristas, ciclistas e pedestres para o trânsito. A previsão da prefeitura é iniciar o trabalho de atuação efetiva no trânsito já no início de novembro deste ano, prazo em que as principais artérias da cidade estarão devidamente sinalizadas. 

Após a convocação dos agentes classificados, também serão chamados os agentes aprovados no concurso, obedecendo a ordem de aprovação e as necessidades do Departamento Municipal de Trânsito (DMTrans). 

Um processo licitatório já foi iniciado para a contratação de uma empresa para a execução do serviço de sinalização vertical e horizontal das vias públicas, mas nenhuma empresa atendeu à publicação. Agora a prefeitura fará um novo chamado público, procedendo novamente todos os trâmites licitatórios para que a cidade esteja preparada para as aplicações das normas de trânsito. “O município receberá placas indicativas, faixas de pedestres e toda a sinalização vertical e horizontal necessária para que o trânsito flua com segurança e organização. Nossa intenção não é de aplicar multas, mas educar motoristas, ciclistas e pedestres para um trânsito seguro, e nesse contexto, quem não seguir a legislação sofrerá as penalidades previstas”, ressaltou o prefeito João Clemente Neto.

* Por Jorge Galdino de Almeida -  Fones: 8154-9402 / 8836-0340 / 9110-9610

 

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Sapé realiza 3ª Conferência Municipal de Saúde com o tema "Todos Usam o SUS"




Clique nas fotos para ampliá-las


 A Prefeitura de Sapé, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nos dias 11 e 12 deste mês, a 3ª Conferência Municipal de Saúde de Sapé, com o tema ‘Todos Usam o SUS’, quando serão discutidas políticas públicas, o SUS na Seguridade Social e o SUS como patrimônio do povo brasileiro. O evento aconteceu no Athenas Recepções.

A 3ª Conferência de Saúde em Sapé contou com a presença de várias autoridades do município, as quais compuseram a mesa: Luzinete dos Santos (Secretária de Saúde), Melcíades José de Brito (vice-prefeito, representando o prefeito João Clemente Neto), Severino Antônio de Lima (Presidente do Conselho Municipal de Saúde), Benalda Pereira de Lima (Coordenadora da Atenção Básica de Saúde), Garibaldi Pessoa (Assessor de Planejamento de Assuntos e Ações Estratégicos), Lúcia Cruz (Secretária Adjunta da Administração Municipal), Maricélia Pinto (Professora, representante a Secretaria de Educação), Pinheiro Júnior (Secretário de Promoção Social) e Paulo Ferreira (Vereador, representando o poder Legislativo).

Falando para o grande público presente, a conferencista Maria do Desterro Fernandes Dias, que enfocou “Seguridade Social”, começou sua apresentação dizendo: “O SUS que a gente quer tem que ter o trabalhador que a gente merece”, para em seguida se reportar ao saudoso Ulisses Guimarães (um lutador que assegurou na Constituição Federal os direitos sociais e individuais do cidadão). A conferencista também se referiu ao SUS dizendo que não há país que invista tanto em saúde pública como o Brasil, através deste programa.

Reunindo os vários segmentos da sociedade civil organizada, autoridades e trabalhadores na área de saúde, a conferência proferiu um amplo debate, com discussões e análises importantes em relação ao SUS, visando assegurar, de fato, melhorias na qualidade de vida do povo sapeense.

Na avaliação de Benalda Pinheiro de Lima “o SUS é o maior sistema de saúde do mundo, e que 90% das pessoas dependem dele, o qual nasceu nas conferências, sob a Lei 8.080, estando hoje no modelo atual que investe nas pessoas e não apenas em hospitais”. Já o assessor Garibaldi, no uso da palavra, disse: “Tivemos nos últimos tempos mais de 2 mil nascimentos em nossa própria cidade, fato que não ocorria num passado não muito distante. Estamos vivendo um ano de novas experiências e de grandes avanços, notadamente na área de saúde. Tudo isso, através da participação do Conselho, dos NASF e da própria sociedade, que estão de parabéns”.

Representando o prefeito João Clemente, o vice-prefeito Melcíades foi enfático: “Precisamos de uma saúde pública que dê adeus à saúde privada”. Nesta ocasião, Melcíades também se reportou a PEC 29, que deve ser votada e que obriga os gestores a aplicar um percentual fixo na saúde.

Os inscritos e participantes da 3ª Conferência Municipal de Saúde em Sapé foram credenciados e receberam um kit de material (Bloco de anotações, bolsas, canetas, blusas e pastas) e tiveram uma recepção à altura das grandes discussões que efetivamente aconteceram em prol da saúde municipal.

No final, o relator geral da conferência, Lucimário Augusto, após a plenária e eleição, anunciou os nomes dos 12 delegados que irão representar a cidade de Sapé na 7ª Conferência Estadual de Saúde, sendo: 06 representantes dos usuários; 03 representantes dos profissionais de saúde, 02 representantes dos gestores e 01 prestador de serviços de Saúde.

* Por Jorge Galdino de Almeida com a redação do Jornal o Interiorano 

Reunião de trabalho define ações do Governo e audiências públicas para o Orçamento Participativo Municipal


Prefeito, vice-prefeito, secretários, diretores e vereadores realizam reunião de avaliação e ação do Governo Municipal
Reunião no Gabinete do Prefeito

Clique na foto para ampliá-la

Uma reunião conjunta entre a equipe do Poder Executivo, juntamente com a bancada de sustentação do Governo na Câmara, foi realizada na tarde desta segunda-feira (15) no gabinete do prefeito João Clemente Neto. Em pauta, o Orçamento Democrático Municipal, a avaliação das ações do governo e o relacionamento com o Legislativo. A reunião de trabalho reuniu secretários, equipe de planejamento, direção do Hospital Sá Andrade, procuradoria e vereadores.

Ficou definido um calendário de audiências públicas nos bairros e nos distritos do município de Sapé, onde a população será consultada sobre o orçamento 2012, definindo obras e serviços públicos que serão colocados em prática pelo Executivo, de acordo com os recursos previstos para o próximo ano. A abertura do Orçamento Participativo Municipal está prevista para o próximo dia 22, no Athena Recepções, às 7h da noite, quando será anunciado o calendário das seis audiências públicas.

Na reunião, também foram discutidas as ações das secretarias municipais, quando foi feita uma avaliação dos principais problemas, pontos positivos, atendimento ao público e alternativas para a superação de deficiências das pastas. O prefeito também pediu mais empenho dos secretários, cobrando o contínuo aperfeiçoamento do atendimento ao público, agilidade nos trabalhos e dedicação nas ações executivas.

Os vereadores da bancada de sustentação do governo também participaram da reunião, quando colocaram o ponto de vista do Legislativo em relação à administração municipal, as reivindicações populares e cobraram uma maior aproximação dos poderes, propondo um grande esforço coletivo para a superação dos problemas do município. “Reconhecemos e parabenizamos o esforço do governo em manter o município adimplente possibilitando o recebimento de recursos para obras no município, e a Câmara sempre estará à disposição para ajudar o Executivo nos sentido de viabilizar todos os projetos de interesse da população”, disse o presidente da Câmara Municipal de Sapé, Valter Serrano Machado Filho.

Outras reuniões setoriais serão realizadas ainda esta semana entre os membros da equipe de governo, visando o planejamento e aperfeiçoamento de pontos estratégicos dos diversos setores da prefeitura.

* Por Jorge Galdino de Almeida -  Fones: 8154-9402 / 8836-0340 / 9110-9610


domingo, 14 de agosto de 2011

Jornal A União destaca matéria sobre Hospital Sá Andrade


Jornal A União deste domingo (14)
Clique na foto para ampliá-la

O Jornal A União deste domingo (14) destacou a doação de equipamentos ao Hospital Sá Andrade em Sapé. Os equipamentos foram doados pelo Governo do Estado. 

A matéria de página completa também trás outros destaques de nossa cidade como a criação do Programa Bolsa Família Itinerante, as “Mulheres de Augusto”, a implantação do sistema de gestão de resíduos sólidos e a Conferência Municipal de Assistência Social.

A versão eletrônica do Jornal A União está disponível no blog do jornal:


* Por Jorge Galdino de Almeida -  Fones: 8154-9402 / 8836-0340 / 9110-9610 

Elizabeth Teixeira recebe Medalha do Mérito Universitário ortogada pela UEPB


Clique na foto para ampliá-la
Decreto - Clique na foto para ampliá-la
A líder das ligas camponesas, Elizabeth Altina Teixeira, recebeu na noite da última sexta-feira (12) a Medalha do Mérito Universitário, ortogada pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O evento aconteceu no auditório do Centro de Educação da UEPB, em Campina Grande, e contou com a presença do governador Ricardo Coutinho, da reitora Marlene Alves, do chefe de gabinete da reitora e coordenador do evento, professor José Benjamim Pereira Filho, secretários de Estado, professores, alunos e admiradores da homenageada e da luta pela terra. O prefeito de Sapé foi representado pelo chefe de Gabinete, Jorge Galdino e pelo Diretor de Transportes, Vando Ribeiro. 

A Ong – Memorial das Ligas Camponesas, também se fez presente ao evento. A entidade está pleiteando a desapropriação da casa onde morou Elizabeth Teixeira e João Pedro Teixeira para a construção de Memorial das Ligas Camponesas. No evento, o governador Ricardo Coutinho passou às mãos de Elizabeth o decreto de reconhecimento de utilidade pública de 4,83 hectares do terreno onde está localizada a casa que brevemente será desapropriada pelo Governo do Estado para a construção do Memorial.

O coordenador do evento falou da importância da presença de Elizabeth Teixeira naquela noite em Campina Grande e do merecimento da outorga da medalha. Em sua fala, a reitora lembrou do aniversário de morte da líder sindical Margarida Maria Alves – assassinada em 12 de agosto de 1983, na cidade de Alagoa Grande – e disse que, naquele dia, era hora de celebrar a luta de todos os trabalhadores. Ela convocou todos a participarem da Marcha das Margaridas, que levará milhares de trabalhadores do campo e da cidade à Brasília (DF), nas próximas terça (16) e quarta-feira (17).

O governador Ricardo Coutinho destacou a presença da UEPB como “universidade viva, em atos como este” e que há muito a construir. “É fundamental sabermos da história da Paraíba e de uma ditadura que marcou o Estado e desarticulou um dos mais importantes movimentos, que foi a Liga Camponesa”, disse o governador.

A homenageada contou sua trajetória de esposa de líder das ligas camponesas, lembrando que, com o assassinato de João Pedro Teixeira, assumiu a liderança deste movimento em Sapé com 11 filhos. Elizabeth Teixeira disse também que foi presa pela ditadura militar e, depois de solta, fugiu para o Rio Grande do Norte, onde trabalhou como lavadeira e ficou escondida com o nome de Marta Maria da Costa.

Se sentindo “tão cansada pela história”, disse estar lisonjeada pela presença de todos e do governador do Estado. “Ele veio aqui ver esta velha”, falou a lúcida senhora de 86 anos. “Espero que a luta pela terra continue”, finalizou.

O governador Ricardo Coutinho anunciou que o Governo do Estado está desapropriando a terra onde viveu Elizabeth e João Pedro Teixeira para construir um Memorial das Ligas Camponesas e que irá articular com estados de Pernambuco e Rio Grande do Norte para reviver o trajeto das ligas camponesas.

O gabinete do prefeito de Sapé enviou uma mensagem do Poder Executivo Sapeense, ressaltando a importância de Elizabeth Teixeira para a história e de seu ato de heroísmo na luta pela reforma agrária. Leia a Mensagem do Executivo Sapeense na íntegra:

ESTADO DA PARAÍBA
PREFEITURA MUNICIPAL DE SAPÉ
GABINETE DO PREFEITO


Mensagem do Executivo Sapeense

 
            O Poder Executivo Sapeense vem através desta mensagem externar as felicitações a Senhora ELIZABETH ALTINA TEIXEIRA, por mais uma justa homenagem, desta vez concedida pela Universidade Estadual da Paraíba, a uma mulher que é exemplo de persistência, de luta e de amor à causa da reforma agrária.
            A merecida MEDALHA DO MÉRITO UNIVERSITÁRIO vem somar-se a outras tantas homenagens, como a Medalha Augusto dos Anjos, concedida pelo nosso município, e o Prêmio Bertha Lutz, no Senado Federal, honrarias que mesmo carregadas de méritos e representatividades, ainda são pequenas diante do ato de heroísmo de mulheres como Elizabeth Teixeira, que representa a história viva da luta e da resistência em nosso país, e Margarida Maria Alves, a qual também referenciamos e rememoramos com pesar seu tombamento no percurso da luta sindical.
            Lembramos nesta data também o líder camponês João Pedro Teixeira, que ao lado de sua esposa, Elizabeth Teixeira, deram exemplo de amor a nossa Pátria e deixaram o exemplo de que a luta não é em vão quando a causa é nobre.
            Receba do povo de Sapé o reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à nossa terra e ao nosso País.

            JOÃO CLEMENTE NETO
            PREFEITO DE SAPÉ 


 * Por Jorge Galdino de Almeida -  Fones: 8154-9402 / 8836-0340 / 9110-9610