Prefeitura de Sapé

Rua Orcine Fernandes, 135 - Centro - Sapé-PB - Cep: 58.340-000 - Fone (83) 3283-6586 - e-mail: prefeitura.sape@gmail.com - twitter.com/prefeiturasape.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Prefeitura de Sapé entrega casas populares

 O prefeito João Clemente Neto fez a entrega das unidades habitacionais na Câmara Municipal


Entrega das casas
 Clique nas fotos para ampliá-las

O prefeito de Sapé, João Clemente Neto, fez a entrega de 22 casas populares no final da manhã desta quinta-feira (08), no plenário da Câmara Municipal de Sapé. As unidades habitacionais estão localizadas no Loteamento Abel Cavalcante II, no Bairro de Nova Brasília, e é a primeira etapa de um total de mais de 200 casas que serão construídas no município.

Em seu discurso, o prefeito disse que Sapé vive um novo tempo, onde secretários, vereadores e os gestores municipais se preocupam com projetos e por esse motivo a atual gestão negociou débitos de décadas e vem mantendo as contas públicas equilibradas e todos os pagamentos em dia. “Só estamos recebendo recursos e realizando obras e viabilizando projetos porque o município está adimplente. Estamos pagando contas de mais de uma década.” disse o prefeito João Clemente.

O prefeito também disse vai cobrar de todos os deputados e senadores votados em Sapé as emendas parlamentares para beneficiar o município. “Não estou olhando as cores partidárias, por isso vou cobrar de todos que receberam o voto dos sapeenses o compromisso com as obras e os serviços estruturantes em que todos os então candidatos se comprometeram”, disse o prefeito.

O secretário de Promoção e Ação Social, Antônio Pinheiro Júnior, falou das dificuldades do início da gestão, destacando a superação desses problemas iniciais e disse que Sapé já está vendo as obras e a melhoria nos serviços no município.

O presidente da Câmara Municipal de Sapé, vereador Valter Serrano Machado Filho, parabenizou o prefeito pela entrega das casas, falou do esforço do prefeito em priorizar a questão habitacional no município e lembrou que os gestores anteriores não pensaram no futuro, deixando de adquirir terrenos para a construção de casas populares. “Os gestores anteriores não viabilizaram terrenos para obras e construção de habitações, causando um problema para a administração pública que sequer têm local para edificar as obras”, ressaltou Valter Filho.

O assessor de Planejamento, Garibaldi Pessoa, lembrou que em outras gestões o povo tinha que se utilizar de ocupações de terrenos e lembrou aos novos proprietários que jamais vendam os imóveis, pois aquelas casas significam o sonho conquistado e a independências daquelas 22 famílias.

Também estiveram presentes à solenidade de entrega das casas o chefe de gabinete, Jorge Galdino, a subsecretária de Administração, Lúcia Cruz, o subsecretário de Promoção Social, Félix Costa e os vereadores Tony da Prestação, Adriano de Inhauá, Jane Barbosa, Zé Birato, Jussiê Guabiraba e Paulo Ferreira.

Depois dos pronunciamentos, foi feito o sorteio das 22 casas e o prefeito João Clemente entregou a chave de número 1 ao Senhor Luiz Félix. As demais chaves foram entregues aos novos proprietários dos imóveis pelos vereadores e demais autoridades presentes. 

* Por Jorge Galdino de Almeida -  Fones: 8154-9402 / 8836-0340 / 9110-9610

Garibaldi Pessoa assume Secretaria Municipal de Saúde na próxima semana

Por motivos de saúde, a atual secretária Maria Luzinete dos Santos se afasta da pasta 

Garibaldi Pessoa e o Prefeito João Clemente Neto
O advogado e atual assessor de Planejamento Estratégico da Prefeitura de Sapé, Garibaldi de Souza Pessoa, assume na próxima semana a Secretaria Municipal de Saúde. A atual titular da pasta, Maria Luzinete dos Santos, vai se afastar para tratamento de saúde.  A pasta já funciona em sistema de gestão plena e o titular da pasta tem a incumbência de gerir o Fundo Municipal de Saúde, além de uma estrutura que inclui o Hospital Regional Sá Andrade, Postos de Saúde da Família, unidades odontológicas e toda a parte administrativa e financeira da secretaria.

A decisão foi tomada em uma reunião no fim da tarde de ontem (08/09), quando participaram o prefeito João Clemente Neto, a atual secretária Luzinete dos Santos, o subsecretário, Nelson Calzavara, o chefe de gabinete, Jorge Galdino e Garibaldi Pessoa. A pasta do planejamento estratégico ficará à disposição do Gabinete do Prefeito para a fusão com outra secretaria.

A Secretaria de Saúde vem acumulando bons resultados com a abertura do bloco cirúrgico do Hospital Sá Andrade, aquisição de ambulâncias e início da construção da base de apoio do Samu e a ativação da maternidade do hospital onde mais de duas mil crianças já nasceram sem qualquer complicação. Outro dado positivo é a inexistência comprovada de infecção hospitalar, demonstrando a eficiência da equipe da Secretaria.

Com a nomeação de Garibaldi, o prefeito pretende ampliar os projetos já iniciados e investir na capacitação de funcionários e equipe médica para prestar um atendimento cada vez melhor e mais profissional à população, além de concentrar esforços nas áreas de elaboração de projetos, eficiência no atendimento de urgência e emergência e ampliação da atuação dos postos do PSF no atendimento básico, evitando a concentração de usuários no atendimento hospitalar. “Vamos trabalhar bastante na prevenção para não termos que remediar. É mais eficaz e inteligente”, disse o prefeito João Clemente Neto.  

* Por Jorge Galdino de Almeida -  Fones: 8154-9402 / 8836-0340 / 9110-9610

CALENDÁRIO DE PAGAMENTO

A Secretaria Municipal de Finanças informa que está repassando no final da tarde de hoje (dia 09) os recursos ao Bradesco para o pagamento das seguintes folhas:




* SECRETARIA DE SAÚDE:

- Comissionados;
- Contratados;
- Efetivos.

* SECRETARIA DE PROMOÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL:

- Comissionados;
- Contratados;
- Efetivos.

* PREV-SAPÉ:

- Aposentados;
- Pensionistas.

* DEMAIS SECRETARIAS:

- Comissionados;
- Contratados.


Os Salários dos Servidores estarão disponíveis a qualquer momento, até a próxima Segunda-Feira, de acordo com a disponibilidade do Bradesco


quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Programação da Semana da Pátria - DESFILE CÍVICO - DOMINGO

ESTADO DA PARAÍBA
PREFEITURA MUNICIPAL DE SAPÉ

GABINETE DO PREFEITO
PORTARIA Nº 855/2011 SAPÉ, 05 DE SETEMBRO DE 2011.
O PREFEITO CONSTITUCIONAL DO MUNICÍPIO DE SAPÉ, Estado da Paraíba, no uso das atribuições que lhe confere o art. 68, inciso XI, combinado com o art. 88, inciso II, todos da Lei Orgânica do Município de Sapé.


R E S O L V E

DESIGNAR, de acordo com o artigo 35, parágrafo único da Lei nº 1.042, de 31 de janeiro de 2011, os membros abaixo listados, para comporem a Comissão Permanente de Gestão do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Magistério Público Municipal à qual caberá o disposto no artigo 35, incisos I, II, e III do mesmo dispositivo legal.


NOME DOS MEMBROS
MATRÍCULA
REPRESENTANTE
ANTÔNIO GOMES ENEDITO
2041251-6
Da Secretaria de Administração
MARIZA ALEXANDRE DA SILVA
1039-1
Do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sapé
GENILSON GOMES DE ARAUJO
784-6
Da Secretaria da Educação, Cultura e Desportos
CATARINA SUISE BARBOSA
761-7
Do Ensino Fundamental
ANA MARIA ALMEIDA RODRIGUES
18885-6
Da Gestão Escolar



Gabinete do Prefeito, em 05 de setembro de 2011.



JOÃO CLEMENTE NETO

Prefeito

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Prefeitura distribui fardamento e material esportivo aos alunos do Projovem Adolescente

Na ocasião também foi lançado o Jornal Informativo Projovem
Clique na foto para ampliá-la

A prefeitura de Sapé, através da Secretaria de Promoção e Assistência Social, distribuiu fardamento e material esportivo aos alunos do Projovem Adolescente. O evento aconteceu no último dia 01, no salão Athena Recepções, contando com a presença do prefeito, João Clemente Neto, do vice-prefeito, dos secretários municipais, da equipe técnica do Projovem e de centenas de alunos do programa.

Na ocasião, o prefeito João Clemente lembrou os investimentos que vem fazendo para beneficiar os jovens do município, lembrando a Praça de Eventos, já entregue à população, e a futura Praça da Juventude, um complexo esportivo com diversos equipamentos públicos como ginásio poliesportivo, campo de futebol, pista de atletismo e pista de skate, obra que será iniciada no início do próximo ano. O prefeito parabenizou a equipe do Projovem e a atuação do Secretário Municipal de Promoção e Assistência Social, Antônio Pinheiro Júnior. 
O Secretário Pinheiro Júnior também relatou à nossa reportagem que o Projovem vem investindo em cursos de informática e profissionalizantes para mais de 200 alunos inscritos no programa, além das oficinas de arte e atividades educativas do programa, alimentação e todo o apoio para que os jovens fortaleçam os vínculos familiares e se preparem para o mercado de trabalho.

O Projovem Adolescente é um Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Adolescentes e Jovens de 15 a 17 anos tem por foco o fortalecimento da convivência familiar e comunitária, o retorno dos adolescentes à escola e sua permanência no sistema de ensino. Isso é feito por meio do desenvolvimento de atividades que estimulam a convivência social, a participação cidadã e uma formação geral para o mundo do trabalho.

O público-alvo constitui-se, em sua maioria, de jovens cujas famílias são beneficiárias do Bolsa Família, estendendo-se também aos jovens em situação de risco pessoal e social, encaminhados pelos serviços de Proteção Social Especial do Suas ou pelos órgãos do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Os jovens são organizados em grupos, denominados coletivos, compostos por no mínimo 15 e no máximo 30 jovens. O coletivo é acompanhado por um orientador social e supervisionado por um profissional de nível superior do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), também encarregado de atender às famílias dos jovens , por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Painf). 

O Projovem Adolescente também possibilita o desenvolvimento de habilidades gerais, tais como a capacidade comunicativa e a inclusão digital, de modo a orientar o jovem para a escolha profissional consciente, prevenindo a sua inserção precoce no mercado de trabalho.

A metodologia prevê a abordagem de temas que perpassam os eixos estruturantes, denominados temas transversais, abordando conteúdos necessários para compreensão da realidade e para a participação social. Por meio da arte-cultura e esporte-lazer, visa a sensibilizar os jovens para os desafios da realidade social, cultural, ambiental e política de seu meio social, bem como possibilitar o acesso aos direitos e a saúde, e ainda, o estímulo a práticas associativas e as diferentes formas de expressão dos interesses, posicionamentos e visões de mundo dos jovens no espaço público.

O evento no Athena Recepções também contou com apresentações teatrais e ainda foi apresentado o Jornal Informativo Projovem, um periódico confeccionado pelos alunos do programa que relata o dia a dia nos coletivos e divulga informações de interesse da juventude, opiniões, reivindicações, além de incentivar a leitura, a produção de textos e a liberdade de expressão.

* Por Jorge Galdino de Almeida -  Fones: 8154-9402 / 8836-0340 / 9110-9610
 

Decreto declara de utilidade pública mais 2,2777 hectares do terreno do futuro Museu Histórico das Lutas Camponesas no Nordeste

O museu será construído em Sapé e resgata a história das Ligas Camponesas

Casa onde morou João Pedro e Elizabeth Teixeira em Sapé
 O Governo do Estado da Paraíba publicou no Diário Oficial da última sexta-feira (02/09) o Decreto nº 32.389/2011 que declara de utilidade pública, para fins de desapropriação, um faixa de terra rural, com 2,2777 hectares, do imóvel situado no Sítio Antas do Sono, no povoado de Barra de Antas, em Sapé. O decreto complementa os 4,83 hectares já declarados de utilidade pública através do Decreto nº 32.257 de 14 de julho deste ano.

O novo decreto amplia o terreno onde será edificado o Museu Histórico das Lutas Camponesas no Nordeste, fazendo a ligação do terreno anterior ao Rio Gurinhém. Na terra que será desapropriada pelo Governo do Estado está edificada a casa histórica onde viveu o líder camponês João Pedro Teixeira, mártir das lutas camponesas, assassinado em 02 de Abril de 1962, às vésperas do regime militar. “O imóvel tem grande importância histórica para nosso município, pois é testemunha de um período em que o município de Sapé ficou conhecido internacionalmente pela atuação das Ligas Camponesas. A ONG – Memorial das Ligas Camponesas encampou essa luta pelo resgate da história e o governador Ricardo Coutinho se identificou com a nossa causa e vai dar essa inestimável contribuição à história”, ressaltou Jorge Galdino, diretor de comunicação da ONG. O Decreto desta sexta-feira também ressalta a urgência na desapropriação e a imediata imissão de posse do imóvel descrito. 

A casa onde morou João Pedro e Elizabeth Teixeira está precisando de restauração para manter as características históricas. No local também será construído um complexo para formação de agricultores e de visitação ao acervo de objetos, fotos e documentos das ligas camponesas que está sendo formado pela ONG, transformando o local em mais um roteiro histórico-cultural a exemplo do Memorial Augusto dos Anjos, também localizado em Sapé.

* Por Jorge Galdino de Almeida -  Fones: 8154-9402 / 8836-0340 / 9110-9610

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DA PÁTRIA PARA ESTA QUINTA-FEIRA - DIA 08

Morre Fátima Barbosa Lira, gerente da Editora Record

Fátima era sapeense e lutava contra um câncer. O corpo será cremado no Rio de Janeiro e suas cinzas transladadas para Sapé

      

Fotos: Fátima Barbosa, Josas Filho e Aparecida Melo


Nesta véspera de feriado de Sete de Setembro (quando é comemorado Dia da Pátria ou da Independência do Brasil), fica registrado para a contemporaneidade sapeense o falecimento da gerente de Revisão e Divulgação da Editora Record/Civilização Brasileira, Fátima Barbosa de Lira Cunha, residente há anos no Rio de Janeiro.

Este ano de 2011 vai entrar para a história cultural da cidade de Sapé, terra onde nasceu o chamado “Poeta da Morte” (Augusto dos Anjos), como um dos piores ciclos de 12 meses em relação ao desaparecimento precoce de importantes figuras do meio acadêmico, universitário e literário do município.

Amiga pessoal do apresentador de TV e escritor Domingos Meirelles (âncora do programa “Linha Direta”, levado ao ar por muito tempo pela rede Globo, em cadeia nacional), ela lutava contra o câncer há vários meses, vindo a sucumbir da doença após internação hospitalar, lá mesmo na “Cidade Maravilhosa”.

Ela manteve laços de trabalho na área cultural também em João Pessoa, sobretudo com os jornalistas William Costa, Astier Basílio e Ricardo Anísio, além do poeta Jairo Cezar (“Escritos nos Ônibus”) e das poetisas “Pepita” (cujo nome verdadeiro é Mercedes Cavalcante) e Lindalva Xavier Amaro.

O corpo de Fátima Barbosa (filha natural do Sr. Lamartine, ex-responsável pela agência do IBGE em Sapé, nas décadas de 1970/80) será cremado na Capital carioca nesta 5ª feira, após o feriado cívico-militar. Suas cinzas deverão ser transladadas para Sapé, posteriormente, a pedido dela própria, antes de morrer.

Na segunda-feira, dia 12, uma missa em sufrágio de sua alma estará sendo realizada na igreja de Nossa Senhora de Fátima, localizada no bairro de Miramar (próximo à sede do esporte Clube Cabo Branco). A cerimônia religiosa está sendo organizada pelo ex-vereador sapeense Derval Moreira, em conjunto com a professora Aparecida Uchoa Rangel (Gerente Executiva de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Secretaria de Educação do Estado).

Apenas no 1º semestre do ano, faleceram os poetas e professores Josas Batista de Azevedo Filho e Aparecida Melo. Josas também atuou como diretor de teatro, ao lado do renomado dramaturgo Roberto Cartaxo e foi diretor da Escola estadual “Monsenhor Odilon Pedrosa”, em Sapé. Josas morreu vítima de câncer, assim como Fátima Barbosa.

Aparecida Melo escreveu vários livros e faleceu subitamente no começo de 2011, devido a uma presumida síncope cardíaca em função de forte crise de hipertensão arterial, que provocou um infarto agudo do miocárdio ou AVC (Acidente Vascular Cerebral). Ela e Josas foram velados e sepultados nos cemitérios de Sapé.

Por Giovanne Meireles com edição do Blog da Prefeitura de Sapé

domingo, 4 de setembro de 2011

Abertura do Show de Fernada Brum em Sapé




Abertura do Show da Cantora Gospel Fernanda Brum, na Praça de Eventos João Úrsulo Ribeiro Coutinho, em Sapé, no Dia Municipal da Evangelização (30/08/2011).

Vídeo: Jorge Galdino

SEMANA DA PÁTRIA - Programação para Segunda-feira - dia 05


Elizabeth Teixeira é homenageada em Brasília durante a Marcha das Margaridas

A sapeense participou da 4ª Marcha das Margaridas e lembrou a luta de Margarida Maria Alves


Elizabeth Teixeira com a presidente Dilma Rousseff 
e com outras personalidades políticas na Marcha das Margaridas
Clique na foto para ampliá-la

A presidente da República, Dilma Rousseff, esteve no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília (DF), onde participou da solenidade de encerramento da Marcha das Margaridas 2011, tradicional marcha das trabalhadoras rurais e da floresta.

Na manhã do último dia 17 de agosto, as trabalhadoras rurais percorreram 6 km até a Esplanada dos Ministérios para protestar contras as desigualdades sociais, denunciar todas as formas de violência, exploração e dominação e avançar na construção da igualdade para as mulheres. 

A Marcha das Margaridas é uma ação estratégica das mulheres do campo e da floresta para conquistar visibilidade, reconhecimento social e político e cidadania plena. A Marcha se consolidou na luta contra a fome, a pobreza e a violência sexista e sua agenda política de 2011 teve como lema desenvolvimento sustentável com justiça, autonomia, igualdade e liberdade.

O evento já ocorreu em outras três edições nos anos de 2000, 2003 e 2007, e conta com diversas conquistas em sua trajetória como a criação do Programa Nacional de Documentação da Mulher Trabalhadora Rural (PNDMTR); criação do Pronaf Mulher; criação do crédito para mulheres assentadas; manutenção da aposentadoria para mulheres aos 55 anos; criação e funcionamento do Fórum Nacional de Elaboração de Políticas para o Enfrentamento à Violência contra as Mulheres do Campo e da Floresta; entre outros.

A maior mobilização de mulheres trabalhadoras rurais do campo e da floresta do Brasil tem esse nome, como uma forma de homenagear a trabalhadora rural e líder sindical Margarida Maria Alves, um grande símbolo da luta das mulheres por terra, trabalho, igualdade, justiça e dignidade que rompeu com padrões tradicionais de gênero ao ocupar por 12 anos a presidência do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Alagoa Grande, Estado da Paraíba. À frente do sindicato fundou o Centro de Educação e Cultura do Trabalhador Rural. A sua trajetória sindical foi marcada pela luta contra a exploração, pelos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, contra o analfabetismo e pela reforma agrária. Margarida Alves foi brutalmente assassinada pelos usineiros da Paraíba em 12 de agosto de 1983.

A líder camponesa Elizabeth Teixeira, de 86 anos, foi homenageada durante a abertura do evento. Viúva do fundador da Liga Camponesa de Sapé, na Paraíba, João Pedro Teixeira, morto em 2 de abril de 1962 num confronto sobre terra. Elizabeth foi presa durante a ditadura e teve marido e dois filhos assassinados na luta por terra e se viu com 11 filhos pequenos e o legado do marido. 

Em Sapé, ela deu continuidade à luta da Liga Camponesa, sendo presa inúmeras vezes pela polícia, ocasião dessas em que teve dois filhos pequenos assassinados e em que a filha mais velha cometeu suicídio. Com o golpe militar em 64, virou prisioneira do Exército durante oito meses. Sabendo que seria presa novamente pela polícia quando recebeu a liberdade dos militares, Elizabeth fugiu para São Rafael, no Rio Grande do Norte, onde viveu por 20 anos, até o fim da ditadura, tornando-se professora alfabetizadora, apesar de ter estudado apenas até a 4ª série.
Ela falou da dor de ter deixado os filhos para trás. Foi justamente o filho mais velho, Abrahão, quem buscou a mãe depois da anistia – ele havia recebido uma bolsa de estudos como reparação do governo brasileiro. Outro filho, Isaac, recebeu convite de Fidel Castro para estudar em Havana, Cuba, onde se formou médico – atualmente, trabalha em Fortaleza. Finalmente, Elizabeth lembrou da amiga, Margarida Alves, destacando sua importância.

Durante o encontro, usando um chapéu igual ao das manifestantes, Dilma Rousseff anunciou as iniciativas do governo federal para atender às demandas e reivindicações das trabalhadoras do campo. A presidente entregou às trabalhadoras um caderno com medidas que estão sendo tomadas com base nos pedidos feitos pelo grupo em encontros com ministros.

* Por Jorge Galdino de Almeida -  Fones: 8154-9402 / 8836-0340 / 9110-9610