Prefeitura de Sapé

Rua Orcine Fernandes, 135 - Centro - Sapé-PB - Cep: 58.340-000 - Fone (83) 3283-6586 - e-mail: prefeitura.sape@gmail.com - twitter.com/prefeiturasape.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Jovem representa Sapé em encontro na Itália e Espanha

Projeto de construção de barragem subterrânea leva jovem sapeense ao exterior

Antônio Marcos e a barragem subterrânea
 Clique na foto para ampliá-la

O Jovem Antônio Marcos Estevão de Farias, do Sítio Maraú, zona rural de Sapé, está representando o município de Sapé e a Paraíba em Verona – Itália e em Madri-Espanha. O evento é parte da Jornada Mundial da Juventude, que teve início no último dia 04.

Antônio Marcos ‘carimbou o passaporte’ devido o desenvolvimento do projeto de construção uma de barragem subterrânea, desenvolvido no Projeto "Cio da terra 2011", do CRF - Centro Rural de Formação – que desenvolve atividades de formação técnica e formação cidadã desde 2002 no Município de Cruz do Espírito Santo – PB, destinado preferencialmente a jovens e crianças de áreas rurais. O CRF tem a coordenação do Padre Gabriele Giacomelli, conhecido como Padre Gabriel, de Cruz do Espírito Santo. São atendidos pelo projeto cerca de trinta jovens vindos de áreas rurais e do centro da cidade de Cruz do Espírito Santo, além de atender também jovens de cidades vizinhas.

A barragem subterrânea foi construída por Antônio Marcos, que também é um dos jovens participantes do curso, juntamente com o seu irmão. A barragem subterrânea de pedra e concreto será utilizada para o benefício de toda a família e rendeu ao jovem a escolha dentre os 25 jovens concorrentes dos municípios de Sapé e Cruz do Espírito Santo.

Em todo o Brasil, apenas seis jovens foram selecionados, sendo 2 do Maranhão, 2 de Pernambuco, 1 do Pará e 1 da Paraíba. Antônio Marcos levou na bagagem livro, DVD’s, bandeira, folhetos, jornais, peças de artesanato e outros materiais que serão expostos nas cidades do exterior onde acontecerão o evento durante 22 dias. Muitos desses materiais foram doados pela Secretaria de Educação, Cultura e Desportos de Sapé.


* Por Jorge Galdino de Almeida -  Fones: 8154-9402 / 8836-0340 / 9110-9610 


Um comentário:

Anônimo disse...

Que os sapeenses têm capacidade e competência para de destacar, todo mundo já sabe, o que me incomoda é que sempre que desponta algum talento sapeense, na maioria das vezes ou é mérito próprio, ou é um talento descoberto por projeto ou pessoas de fora do município, ai depois que estão brilhando todo mundo quer aproveitar a luz. Não entendo quando os "gestores" entenderão que tem que ser feito algo pelos talentos que estão se perdendo na obscura falta de estrutura do nosso município. Como se mantém cerca de 10 ônibus que saem superlotados para Universidade e Escolas Técnicas de outras cidades, fora os alunos que gastão do próprio bolso e que muitas vezes se mudam para poder estudar. Não vejo nem um movimento político para trazer um Campus Universitário/Técnico para Sapé, será que é falta de visão de nossos políticos? Ou será que eles são do tipo que diz:
• Se eu não tive, ninguém terá!
• Quanto menos esclarecidos melhor, que é mais fácil de manipulá-los?
• Quanto menos escolaridade melhor, pois pago menos – por isso não se tem plano de cargos para todas as categorias.
Cada dia que passa, tenho menos esperanças no futuro para nosso município, até quando seremos dependentes de outras cidades para dar um futuro para nossos jovens?
Sou sapeense sofro como toda população e conheço como agem nossos políticos, por isso infelizmente não posso me identificar, sei que vai ter alguém da administração que vai dar “respostas” a todos meus questionamentos e que ainda vai criticar-me por não assinar, mas não estou ligando sei qual a verdade e sei como é os bastidores do poder municipal.