Prefeitura de Sapé

Rua Orcine Fernandes, 135 - Centro - Sapé-PB - Cep: 58.340-000 - Fone (83) 3283-6586 - e-mail: prefeitura.sape@gmail.com - twitter.com/prefeiturasape.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Prefeitura estuda implantação de sistema de gestão de resíduos sólidos

Projeto vai beneficiar 13 municípios integrantes do Cogiva

O prefeito de Sapé, João Clemente Neto, se reuniu esta semana com técnicos da Embrapa para discutir a implantação de um projeto de reciclagem de resíduos sólidos. O projeto prevê a construção de galpões, instalação de balança, formação de cooperativas e toda a estrutura para o aproveitamento de plásticos, papel, papelão, metais e outros materiais que vão gerar renda para famílias de catadores de lixo, recicladores e amenizará o problema do lixo colocado nos lixões a céu aberto.

O projeto ainda prevê a coleta seletiva, campanha de conscientização, compostagem de lixo úmido para utilização na agricultura familiar e benefícios para o meio ambiente. A iniciativa será realizada em conjunto com os 13 municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal de Gestão Pública Integrada nos Municípios do Baixo Rio Paraíba (Cogiva), sediado no município de Sapé e que tem como presidente o prefeito João Clemente. “Tenho todo o interesse em implantar o projeto em Sapé, pois a região tem graves problemas com o lixo e temos que oferecer uma solução sustentável, que seja compatível com a preservação do meio ambiente, socialmente rentável e financeiramente viável”, disse o prefeito João Clemente Neto.

Os pesquisadores da Embrapa já deram início ao projeto e estão em contato com os demais municípios integrantes do Consórcio. 

* Por Jorge Galdino de Almeida -  Fones: 8154-9402 / 8836-0340 / 9110-9610 

Nenhum comentário: