Prefeitura de Sapé

Rua Orcine Fernandes, 135 - Centro - Sapé-PB - Cep: 58.340-000 - Fone (83) 3283-6586 - e-mail: prefeitura.sape@gmail.com - twitter.com/prefeiturasape.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

MULHERES DE AUGUSTO

Grupo de mulheres artesãs retrata a história de Augusto dos Anjos em peças de cerâmica

Grupo de Cerâmica Mulheres de Augusto
 Clique na foto para ampliá-la
Um grupo de mulheres do Assentamento Santa Helena, zona rural de Sapé, está revolucionando a comunidade com um trabalho artesanal de alto nível, recebendo a valorização e o reconhecimento em feiras e encontros regionais. A localidade é composta de três áreas de assentamentos, denominadas Santa Helena I, II e II.

O grupo de 12 mulheres produz peças em cerâmicas, utilizando a argila, abundante no local, e lenha provinda de galhos de árvores caídos nas áreas dos assentamentos. A madeira serve para abastecer o forno semi-profissional que tem capacidade de “queimar” até 500 peças. As peças de cerâmica retratam pessoas, animais, as casas da vila operária e principalmente prédios históricos que ficam no entorno da extinta Usina Santa Helena. A casa da ama de leite de Augusto dos Anjos e a capela onde o poeta foi batizado são as peças mais procuradas. As “Mulheres de Augusto” também criaram réplicas das lajotas do piso da casa da ama de leite, que contêm um adereço em relevo na forma do fruto do famoso pé de tamarindo. A casa abriga hoje o Memorial Augusto dos Anjos. 

O projeto tem o apoio da Prefeitura de Sapé, do Sebrae e das associações dos assentamentos. Para Maria das Graças de Sousa, uma das idealizadoras do grupo, as “Mulheres de Augusto” tem por finalidade divulgar um pouco da história de Augusto dos Anjos e do próprio lugar onde vivem.

O grupo de cerâmica “Mulheres de Augusto” participou, este ano, do 14º Salão de Artesanato da Paraíba, em Campina Grande, por ocasião do ‘Maior São João do Mundo’, chamando a atenção da Rede Paraíba de TV, afiliada da Rede Globo, que veiculou matéria sobre o grupo em seus telejornais. As Mulheres de Augusto conseguiram vender várias peças expostas e receberam os elogios e o reconhecimento dos que visitaram o evento.

A prefeitura de Sapé, através da Secretaria de Educação, Cultura e Desportos, vem dando apoio ao grupo. O apoio agora chegou ao gabinete do prefeito, que demonstrou interesse pelo projeto e quer também alavancar a iniciativa para que o grupo de cerâmica seja um negócio rentável e autosustentável. “Fiquei impressionado com o trabalho e com a organização do projeto. As Mulheres de Augusto demonstram que, com simplicidade, respeito à natureza e espírito coletivo, é possível mudar a realidade de uma comunidade. Vamos ajudá-las com divulgação, infraestrutura e apoio logístico para que o negócio prospere” disse o chefe de gabinete, Jorge Galdino.

O prefeito de Sapé, João Clemente Neto, já recebeu um DVD publicitário também produzido pelo grupo de artesãs e está avaliando o apoio que a prefeitura vai destinar para a iniciativa empreendedora que demonstra amor à história e ao município.


* Por Jorge Galdino de Almeida -  Fones: 8154-9402 / 8836-0340 / 9110-9610

Nenhum comentário: