Prefeitura de Sapé

Rua Orcine Fernandes, 135 - Centro - Sapé-PB - Cep: 58.340-000 - Fone (83) 3283-6586 - e-mail: prefeitura.sape@gmail.com - twitter.com/prefeiturasape.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Sapé realiza 3ª Conferência Municipal de Saúde com o tema "Todos Usam o SUS"




Clique nas fotos para ampliá-las


 A Prefeitura de Sapé, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nos dias 11 e 12 deste mês, a 3ª Conferência Municipal de Saúde de Sapé, com o tema ‘Todos Usam o SUS’, quando serão discutidas políticas públicas, o SUS na Seguridade Social e o SUS como patrimônio do povo brasileiro. O evento aconteceu no Athenas Recepções.

A 3ª Conferência de Saúde em Sapé contou com a presença de várias autoridades do município, as quais compuseram a mesa: Luzinete dos Santos (Secretária de Saúde), Melcíades José de Brito (vice-prefeito, representando o prefeito João Clemente Neto), Severino Antônio de Lima (Presidente do Conselho Municipal de Saúde), Benalda Pereira de Lima (Coordenadora da Atenção Básica de Saúde), Garibaldi Pessoa (Assessor de Planejamento de Assuntos e Ações Estratégicos), Lúcia Cruz (Secretária Adjunta da Administração Municipal), Maricélia Pinto (Professora, representante a Secretaria de Educação), Pinheiro Júnior (Secretário de Promoção Social) e Paulo Ferreira (Vereador, representando o poder Legislativo).

Falando para o grande público presente, a conferencista Maria do Desterro Fernandes Dias, que enfocou “Seguridade Social”, começou sua apresentação dizendo: “O SUS que a gente quer tem que ter o trabalhador que a gente merece”, para em seguida se reportar ao saudoso Ulisses Guimarães (um lutador que assegurou na Constituição Federal os direitos sociais e individuais do cidadão). A conferencista também se referiu ao SUS dizendo que não há país que invista tanto em saúde pública como o Brasil, através deste programa.

Reunindo os vários segmentos da sociedade civil organizada, autoridades e trabalhadores na área de saúde, a conferência proferiu um amplo debate, com discussões e análises importantes em relação ao SUS, visando assegurar, de fato, melhorias na qualidade de vida do povo sapeense.

Na avaliação de Benalda Pinheiro de Lima “o SUS é o maior sistema de saúde do mundo, e que 90% das pessoas dependem dele, o qual nasceu nas conferências, sob a Lei 8.080, estando hoje no modelo atual que investe nas pessoas e não apenas em hospitais”. Já o assessor Garibaldi, no uso da palavra, disse: “Tivemos nos últimos tempos mais de 2 mil nascimentos em nossa própria cidade, fato que não ocorria num passado não muito distante. Estamos vivendo um ano de novas experiências e de grandes avanços, notadamente na área de saúde. Tudo isso, através da participação do Conselho, dos NASF e da própria sociedade, que estão de parabéns”.

Representando o prefeito João Clemente, o vice-prefeito Melcíades foi enfático: “Precisamos de uma saúde pública que dê adeus à saúde privada”. Nesta ocasião, Melcíades também se reportou a PEC 29, que deve ser votada e que obriga os gestores a aplicar um percentual fixo na saúde.

Os inscritos e participantes da 3ª Conferência Municipal de Saúde em Sapé foram credenciados e receberam um kit de material (Bloco de anotações, bolsas, canetas, blusas e pastas) e tiveram uma recepção à altura das grandes discussões que efetivamente aconteceram em prol da saúde municipal.

No final, o relator geral da conferência, Lucimário Augusto, após a plenária e eleição, anunciou os nomes dos 12 delegados que irão representar a cidade de Sapé na 7ª Conferência Estadual de Saúde, sendo: 06 representantes dos usuários; 03 representantes dos profissionais de saúde, 02 representantes dos gestores e 01 prestador de serviços de Saúde.

* Por Jorge Galdino de Almeida com a redação do Jornal o Interiorano 

Um comentário:

Anônimo disse...

O tema do ano que vem será "QUE PENA QUE USAMOS O SUS"