Prefeitura de Sapé

Rua Orcine Fernandes, 135 - Centro - Sapé-PB - Cep: 58.340-000 - Fone (83) 3283-6586 - e-mail: prefeitura.sape@gmail.com - twitter.com/prefeiturasape.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Cooperar discute projeto piloto de resíduos sólidos em Sapé

Consórcio Intermunicipal de Gestão Pública Integrada nos Municípios do Baixo Rio Paraíba (Cogiva) reúne prefeitos em Sapé 
 
Nesta sexta-feira (19), às 15h, o Consórcio integrado por 13 Municípios do Baixo Paraíba, estará recebendo a direção do COOPERAR no Gabinete do Prefeito de Sapé, com especialistas em sustentabilidade ambiental, para apresentar e discutir projeto piloto de aproveitamento de resíduos sólidos, a partir de iniciativa que está em processo de elaboração com a Cooperativa de Catadores de Itabaiana, integrada por 32 familias.

Dignidade ao trabalho destas famílias, inserção econômica imediata, e perspectiva de progresso à médio prazo é o que se projeta pela possibilidade de que, depois de se estabilizarem como catadores, possam acessar o elo seguinte da cadeia produtiva dos resíduos sólidos - a reciclagem. E para apoiar a todos os municípios do consórcio na construção do primeiro e segundo elo da cadeia produtiva dos resíduos , além dos recursos ordinários do COOPERAR, há que se contar com os recursos do 2° edital dos APLs do convênio FUNCEP e BNDES, que ainda este semestre será lançado pelo Governo do Estado, através do COOPERAR. Além disso, já se encontra cadastrada no SICONV uma proposta de R$ 19,00 milhões, com este propósito.

A estrutura básica do projeto piloto compõe-se de um galpão padrão dotado de mesa para recepção, separação, prensagem, pesagem e expedição dos resíduos sólidos, comercializados junto a prepostos da rede de usinas de reciclagem que operam em Guarabira, Campina Grande e Grande João Pessoa. A estratégia Governo da Paraíba do COOPERAR é priorizar, articular e fomentar a organização e capacitação dos catadores nos 58 municípios que integram a Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba, importante calha da Transposição do S. Francisco. Em cada município há que se integrar também os resíduos orgânicos, que obtidos a partir de coleta seletiva seja direcionado para compostagem e/ou biodigestão, cujos produtos sejam destinados como insumos para a produção agroecológica.

Boqueirão e Sapé, que são expoentes na produção de hortaliças à base de agroquímicos se credenciam como primeiros interessados em adotar esta estratégia de sustentabilidade. Em breve buscaremos interlocução nas regiões de Sumé e Monteiro.



Nenhum comentário: