Prefeitura de Sapé

Rua Orcine Fernandes, 135 - Centro - Sapé-PB - Cep: 58.340-000 - Fone (83) 3283-6586 - e-mail: prefeitura.sape@gmail.com - twitter.com/prefeiturasape.

domingo, 14 de agosto de 2011

Elizabeth Teixeira recebe Medalha do Mérito Universitário ortogada pela UEPB


Clique na foto para ampliá-la
Decreto - Clique na foto para ampliá-la
A líder das ligas camponesas, Elizabeth Altina Teixeira, recebeu na noite da última sexta-feira (12) a Medalha do Mérito Universitário, ortogada pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O evento aconteceu no auditório do Centro de Educação da UEPB, em Campina Grande, e contou com a presença do governador Ricardo Coutinho, da reitora Marlene Alves, do chefe de gabinete da reitora e coordenador do evento, professor José Benjamim Pereira Filho, secretários de Estado, professores, alunos e admiradores da homenageada e da luta pela terra. O prefeito de Sapé foi representado pelo chefe de Gabinete, Jorge Galdino e pelo Diretor de Transportes, Vando Ribeiro. 

A Ong – Memorial das Ligas Camponesas, também se fez presente ao evento. A entidade está pleiteando a desapropriação da casa onde morou Elizabeth Teixeira e João Pedro Teixeira para a construção de Memorial das Ligas Camponesas. No evento, o governador Ricardo Coutinho passou às mãos de Elizabeth o decreto de reconhecimento de utilidade pública de 4,83 hectares do terreno onde está localizada a casa que brevemente será desapropriada pelo Governo do Estado para a construção do Memorial.

O coordenador do evento falou da importância da presença de Elizabeth Teixeira naquela noite em Campina Grande e do merecimento da outorga da medalha. Em sua fala, a reitora lembrou do aniversário de morte da líder sindical Margarida Maria Alves – assassinada em 12 de agosto de 1983, na cidade de Alagoa Grande – e disse que, naquele dia, era hora de celebrar a luta de todos os trabalhadores. Ela convocou todos a participarem da Marcha das Margaridas, que levará milhares de trabalhadores do campo e da cidade à Brasília (DF), nas próximas terça (16) e quarta-feira (17).

O governador Ricardo Coutinho destacou a presença da UEPB como “universidade viva, em atos como este” e que há muito a construir. “É fundamental sabermos da história da Paraíba e de uma ditadura que marcou o Estado e desarticulou um dos mais importantes movimentos, que foi a Liga Camponesa”, disse o governador.

A homenageada contou sua trajetória de esposa de líder das ligas camponesas, lembrando que, com o assassinato de João Pedro Teixeira, assumiu a liderança deste movimento em Sapé com 11 filhos. Elizabeth Teixeira disse também que foi presa pela ditadura militar e, depois de solta, fugiu para o Rio Grande do Norte, onde trabalhou como lavadeira e ficou escondida com o nome de Marta Maria da Costa.

Se sentindo “tão cansada pela história”, disse estar lisonjeada pela presença de todos e do governador do Estado. “Ele veio aqui ver esta velha”, falou a lúcida senhora de 86 anos. “Espero que a luta pela terra continue”, finalizou.

O governador Ricardo Coutinho anunciou que o Governo do Estado está desapropriando a terra onde viveu Elizabeth e João Pedro Teixeira para construir um Memorial das Ligas Camponesas e que irá articular com estados de Pernambuco e Rio Grande do Norte para reviver o trajeto das ligas camponesas.

O gabinete do prefeito de Sapé enviou uma mensagem do Poder Executivo Sapeense, ressaltando a importância de Elizabeth Teixeira para a história e de seu ato de heroísmo na luta pela reforma agrária. Leia a Mensagem do Executivo Sapeense na íntegra:

ESTADO DA PARAÍBA
PREFEITURA MUNICIPAL DE SAPÉ
GABINETE DO PREFEITO


Mensagem do Executivo Sapeense

 
            O Poder Executivo Sapeense vem através desta mensagem externar as felicitações a Senhora ELIZABETH ALTINA TEIXEIRA, por mais uma justa homenagem, desta vez concedida pela Universidade Estadual da Paraíba, a uma mulher que é exemplo de persistência, de luta e de amor à causa da reforma agrária.
            A merecida MEDALHA DO MÉRITO UNIVERSITÁRIO vem somar-se a outras tantas homenagens, como a Medalha Augusto dos Anjos, concedida pelo nosso município, e o Prêmio Bertha Lutz, no Senado Federal, honrarias que mesmo carregadas de méritos e representatividades, ainda são pequenas diante do ato de heroísmo de mulheres como Elizabeth Teixeira, que representa a história viva da luta e da resistência em nosso país, e Margarida Maria Alves, a qual também referenciamos e rememoramos com pesar seu tombamento no percurso da luta sindical.
            Lembramos nesta data também o líder camponês João Pedro Teixeira, que ao lado de sua esposa, Elizabeth Teixeira, deram exemplo de amor a nossa Pátria e deixaram o exemplo de que a luta não é em vão quando a causa é nobre.
            Receba do povo de Sapé o reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à nossa terra e ao nosso País.

            JOÃO CLEMENTE NETO
            PREFEITO DE SAPÉ 


 * Por Jorge Galdino de Almeida -  Fones: 8154-9402 / 8836-0340 / 9110-9610 

 

Nenhum comentário: