Prefeitura de Sapé

Rua Orcine Fernandes, 135 - Centro - Sapé-PB - Cep: 58.340-000 - Fone (83) 3283-6586 - e-mail: prefeitura.sape@gmail.com - twitter.com/prefeiturasape.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Prefeitura distribui fardamento e material esportivo aos alunos do Projovem Adolescente

Na ocasião também foi lançado o Jornal Informativo Projovem
Clique na foto para ampliá-la

A prefeitura de Sapé, através da Secretaria de Promoção e Assistência Social, distribuiu fardamento e material esportivo aos alunos do Projovem Adolescente. O evento aconteceu no último dia 01, no salão Athena Recepções, contando com a presença do prefeito, João Clemente Neto, do vice-prefeito, dos secretários municipais, da equipe técnica do Projovem e de centenas de alunos do programa.

Na ocasião, o prefeito João Clemente lembrou os investimentos que vem fazendo para beneficiar os jovens do município, lembrando a Praça de Eventos, já entregue à população, e a futura Praça da Juventude, um complexo esportivo com diversos equipamentos públicos como ginásio poliesportivo, campo de futebol, pista de atletismo e pista de skate, obra que será iniciada no início do próximo ano. O prefeito parabenizou a equipe do Projovem e a atuação do Secretário Municipal de Promoção e Assistência Social, Antônio Pinheiro Júnior. 
O Secretário Pinheiro Júnior também relatou à nossa reportagem que o Projovem vem investindo em cursos de informática e profissionalizantes para mais de 200 alunos inscritos no programa, além das oficinas de arte e atividades educativas do programa, alimentação e todo o apoio para que os jovens fortaleçam os vínculos familiares e se preparem para o mercado de trabalho.

O Projovem Adolescente é um Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Adolescentes e Jovens de 15 a 17 anos tem por foco o fortalecimento da convivência familiar e comunitária, o retorno dos adolescentes à escola e sua permanência no sistema de ensino. Isso é feito por meio do desenvolvimento de atividades que estimulam a convivência social, a participação cidadã e uma formação geral para o mundo do trabalho.

O público-alvo constitui-se, em sua maioria, de jovens cujas famílias são beneficiárias do Bolsa Família, estendendo-se também aos jovens em situação de risco pessoal e social, encaminhados pelos serviços de Proteção Social Especial do Suas ou pelos órgãos do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Os jovens são organizados em grupos, denominados coletivos, compostos por no mínimo 15 e no máximo 30 jovens. O coletivo é acompanhado por um orientador social e supervisionado por um profissional de nível superior do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), também encarregado de atender às famílias dos jovens , por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Painf). 

O Projovem Adolescente também possibilita o desenvolvimento de habilidades gerais, tais como a capacidade comunicativa e a inclusão digital, de modo a orientar o jovem para a escolha profissional consciente, prevenindo a sua inserção precoce no mercado de trabalho.

A metodologia prevê a abordagem de temas que perpassam os eixos estruturantes, denominados temas transversais, abordando conteúdos necessários para compreensão da realidade e para a participação social. Por meio da arte-cultura e esporte-lazer, visa a sensibilizar os jovens para os desafios da realidade social, cultural, ambiental e política de seu meio social, bem como possibilitar o acesso aos direitos e a saúde, e ainda, o estímulo a práticas associativas e as diferentes formas de expressão dos interesses, posicionamentos e visões de mundo dos jovens no espaço público.

O evento no Athena Recepções também contou com apresentações teatrais e ainda foi apresentado o Jornal Informativo Projovem, um periódico confeccionado pelos alunos do programa que relata o dia a dia nos coletivos e divulga informações de interesse da juventude, opiniões, reivindicações, além de incentivar a leitura, a produção de textos e a liberdade de expressão.

* Por Jorge Galdino de Almeida -  Fones: 8154-9402 / 8836-0340 / 9110-9610
 

Nenhum comentário: