Prefeitura de Sapé

Rua Orcine Fernandes, 135 - Centro - Sapé-PB - Cep: 58.340-000 - Fone (83) 3283-6586 - e-mail: prefeitura.sape@gmail.com - twitter.com/prefeiturasape.

sexta-feira, 25 de março de 2011

O SAMU CAPACITA SUAS EQUIPES - SIMULAÇÃO DE ACIDENTE EM VIA URBANA

O Município de Sapé viveu um clima inusitado no dia 25.03.2011. Na Av.Renato Ribeiro, por volta das 15 horas foi realizada uma simulação de acidente de trânsito com a finalidade de capacitar os integrantes das equipes que irão atuar nas viaturas do SAMU. Apesar de toda a divulgação realizada nas proximidades do evento, a população sapeense e as pessoas de outros municípios que trafegaram no local ficaram curiosas e acreditavam se tratar de um acidente verdadeiro de grandes proporções, envolvendo moto e carros, com grande números de vítimas, só após os esclarecimentos efetuados em carro de som instalado no local é que era desfeito o susto. 
O município de Sapé desde o ano passado já estava de posse das viaturas do SAMU, porém era necessário a formação e capacitação das equipes, regularização do sistema de comunicação e demais itens indispensáveis para o início dos trabalhos com a qualidade marcante do atendimento do SAMU.
Algumas críticas foram feitas por pessoas desavisadas, que não conheciam os trâmites da implantação do SAMU, ou mesmo aquelas de sempre que torcem para que Sapé não se desenvolva (os sabotadores de plantão).

SAMU - SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA: No Brasil, é oferecido pelo governo federal brasileiro, em parceria com governos estaduais e prefeituras, com a finalidade de prover o atendimento pré-hospitalar à população.  Foi idealizado na França, em 1986 como Service d'Aide Médicale d'Urgence — que faz uso da mesma sigla "SAMU" —.

O Ministério da Saúde, através da Portaria nº 1864/GM , em setembro de 2003, iniciou a implantação do componente móvel de urgência com a criação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, SAMU-192.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) oferecerá à população de Sapé e circunvizinhas resgate de urgências.

Os voluntários que atuaram como vítimas foram os Agentes Comunitários de Saúde. Estiveram presentes ao evento os Servidores da Secretaria de Saúde, coordenados por Luzinete (Secretária Municipal de Saúde), a Primeira Dama Rafaela, o Assessor Especial do Prefeito Manoel Ferreira, a Secretária Adjunta da Administração Lúcia Cruz e o Assessor de Planejamento e Gestão Estratégica Garibaldi Pessoa. A Polícia Militar - CPTRAN - esteve auxiliando durante todo o evento.





 

Nenhum comentário: