Prefeitura de Sapé

Rua Orcine Fernandes, 135 - Centro - Sapé-PB - Cep: 58.340-000 - Fone (83) 3283-6586 - e-mail: prefeitura.sape@gmail.com - twitter.com/prefeiturasape.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Prefeitura de Sapé entrega reforma, adaptação e ampliação da escola de Inhauá


Escola Municipal de Inhauá



A Banda Santa Cecília animou o evento


Aluno emociona os presentes em seus agradecimentos

O prefeito aproveita a oportunidade e entrega
as chaves de  algumas casas edificadas no distrito

A comunidade prestigiou o evento 


Mais uma unidade escolar foi completamente reformada, ampliada e equipada no município de Sapé. Desta vez foi a Escola Municipal Luiz José Gonçalo, no Distrito de Inhauá, zona rural do município, que também ganhou um moderno laboratório de informática. Foram investidos mais de R$ 150 mil na construção de duas novas salas de aulas, um laboratório com 10 computadores, construção de um banheiro para alunos com necessidades especiais, um depósito para merenda, área de serviço coberta, revestimento em cerâmica no piso e paredes de toda a escola, edificação de uma laje na cobertura do corredor principal, ampliação da sala da direção e ainda a construção de calçadas, rampa coberta, forros em PVC nas salas de aula e serviços de pintura e jardinagem com pergolado.

Na ocasião da entrega da obra, o prefeito João Clemente Neto disse que o próximo passo será a edificação de uma quadra de esportes, obra tão sonhada pela comunidade escolar daquela localidade. O projeto da escola faz parte do programa de recuperação das unidades escolares do município, que contempla a implantação de equipamentos de acessibilidade, reestruturação física, acomodações confortáveis e inclusão digital. Das 40 unidades da rede municipal de ensino, quase a totalidade já dispõem de laboratórios de informática e já passaram por reformas estruturantes, ampliação e adaptação.
No ano de 2012, foram matriculados 349 alunos na unidade de Inhauá, resultando em uma significativa elevação no número de matrículas. Com as obras concluídas, a direção da escola espera aumentar ainda mais o número de matriculados na unidade. A escola ainda dispõe dos serviços de quatro profissionais de apoio, dois membros na direção escolar e quinze professores.

A Escola Luiz José Gonçalo está situada no Distrito de Inhauá, a 23 Km da sede do município. A escola foi fundada em 1990, tendo como patrono Luiz José Gonçalo, antigo morador de Inhauá, edificada em um terreno doado por José Luiz da Silva, filho do patrono, justificando desta forma a homenagem ao ex-dono da terra, passando a funcionar em 24 de abril de 1990, com a 1ª fase do ensino regular, contando com apenas 53 alunos em uma classe multiseriada, tendo na direção a Professora Rita Severino dos Santos e o professor Severino José Valentim.

A escola foi construída com recursos do Programa Educação Rural, através do convênio Bird/Bil/Secretaria da Educação do Município. Durante 14 anos a escola teve como diretora a Professora Rita Severino dos Santos, no período de 1990 a 2004. Atualmente a comunidade escolar elege, através de voto direto, os titulares da gestão escolar.

A secretária municipal de educação, professora Maria América Castro, disse que a obra de recuperação da escola representa um importante incentivo ao processo de ensino aprendizagem. “A recuperação da escola faz parte de um grande projeto da gestão municipal que sempre se preocupou com o bem estar de professores, funcionários e alunos. Sem dúvidas que, em um ambiente mais confortável, adaptado e convidativo, o processo de ensino aprendizagem é beneficiado e temos a certeza de que continuaremos alcançando índices cada vez melhores na unidade de Inhauá”, enfatizou a secretária. A unidade atende aos filhos de agricultores, trabalhadores autônomos, funcionários públicos e comerciantes locais.

A atual gestora da escola, professora Ana Maria Almeida Rodrigues, disse que a escola vem alcançando avanços na aprendizagem e ressaltou a importância da capacitação dos profissionais do magistério. “Tivemos grandes avanços no que diz respeito à aprendizagem. Conseguimos diminuir a distorção idade/série com o Programa Correção de Fluxo, houve também uma queda na taxa de reprovação e evasão na escola, ampliamos o quadro de educadores, melhoramos o nível de escolaridade, pois todos são graduados com especialização, com isso foi modificado o nível de aprendizagem dos alunos. Recebemos ano passado o PNAE, e este ano fomos agraciados através de pesquisa do Censo Escolar com o ‘Mais Educação’, quando ofertaremos aulas de dança, capoeira, reforço em leitura, palestras para os pais, aulas de teatro, etc.. Avançamos com um número maior de alunos graças ao trabalho de toda equipe escolar, mantendo sempre o compromisso por uma elevada qualidade de ensino”, disse a gestora da unidade.  

A atual administração pública também vem beneficiando e valorizando os profissionais do magistério com a revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações, quando diversos benefícios foram incluídos e a recuperação do poder de compra desses profissionais, que só nos últimos três anos tiveram os salários reajustados em 107%.  


Nenhum comentário: