Prefeitura de Sapé

Rua Orcine Fernandes, 135 - Centro - Sapé-PB - Cep: 58.340-000 - Fone (83) 3283-6586 - e-mail: prefeitura.sape@gmail.com - twitter.com/prefeiturasape.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Prefeitura de Sapé premia iniciativas inovadoras nas áreas pedagógicas e de gestão escolar

11 escolas da rede municipal foram contempladas com o prêmio “Escola Por Excelência” e professores recebem bonificação de 20% dos vencimentos



A Prefeitura de Sapé, através da Secretaria de Educação, Cultura e Desportos, instituiu a Edição 2012 do Prêmio “Escola Por Excelência”. A iniciativa tem o objetivo de premiar os profissionais do magistério e da gestão escolar da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, das escolas da rede pública municipal de ensino.

O prêmio consiste em uma bonificação de 20% (vinte por cento) do vencimento básico dos profissionais do magistério. As unidades de ensino recebem o prêmio quando atingem pelo menos 90% (ou 90 pontos) da pontuação de avaliação que vai de 10 a 100 pontos. 

Foram avaliadas as melhores iniciativas nas áreas pedagógica e de gestão escolar do ano passado (2011), mensurando ações que valorizam a aprendizagem e a gestão escolar, avaliando o grau de desenvolvimento de competência dos alunos e profissionais do magistério de acordo com referenciais que levam em conta a transdisciplinaridade, indicadores qualitativos e quantitativos de aprendizagem, assiduidade, formação continuada dos profissionais da educação e índices de aprovação, permanência e elevação do número de alunos das unidades escolares. Estes referenciais são averiguados através dos instrumentos documentais que são transformados em pontos em uma tabela avaliativa com as seguintes equivalências:

- Documento comprobatório de 100% de frequência de todos dos alunos, ou com registros de falta(s) legalmente justificada(s) = 10 pontos;

- Documento comprobatório de 100% de frequência de todos os trabalhadores de educação nas atividades de sua competência, ou com registros de falta(s) legalmente justificada(s) = 10 pontos;

- Documento oficial comprobatório de redução de evasão escolar = 10 pontos;

- Documento oficial comprobatório de redução de reprovação escolar = 10 pontos;

- Projetos e/ou programas desenvolvidos na/pela escola, incorporados ao Projeto Político Pedagógico = 10 pontos;

- Avaliação de aprendizagem dos alunos = 20 pontos;

- Avaliação de freqüência em formação continuada (mínimo de 75% de frequência) = 10 pontos;

- Avaliação do número de matrículas, comparando com ano anterior = 20 pontos;

Este ano, onze escolas das zonas rural e urbana da rede pública de ensino foram contempladas e os profissionais do magistério farão jus a uma bonificação mensal de 20% dos vencimentos a partir da publicação da lei (abril/2012) até o final do ano letivo 2012.

Para a secretária de Educação, Cultura e Desportos de Sapé, professora América Castro, a bonificação é um importante incentivo para o magistério e um reconhecimento pelas iniciativas dos profissionais do magistério que enaltecem a educação. “Estamos incentivando e premiando novas práticas que elevem o padrão de nossa educação tanto no setor de gestão quanto na área pedagógica. A bonificação de 20% nos salários é um incentivo para que nos próximos anos as escolas premiadas continuem apresentando bons índices e as demais escolas aprimorem suas ações para também conquistarem a excelência. Nossa meta é que todas as escolas da rede pública sejam premiadas com a bonificação”, enfatizou a professora América.

Veja a relação das escolas premiadas e as respectivas pontuações obtidas: 

- EMEIEF CLEMENTINO PEREIRA MAXIMO - 95,2 pontos;
- EMEIEF JOAQUIM AQUILINO DE BRITO - 92,6 pontos;
- EMEIEF PADRE GINO - 95,1 pontos;
- EMEIEF COM RENATO RIBEIRO - 94 pontos;
- EMEIEF SANTA HELENA - 96 pontos;
- EMEIEF CASSIANO RIBEIRO COUTINHO - 90,2 pontos; 
- EMEIEF NEIRIVAN ALEXANDRE - 91 pontos;
- EMEIEF PEDRO RAMOS COUTINHO - 91,5 pontos;
- EMEIEF SAO VICENTE DE PAULA - 90,5 pontos; 
- EMEIEF SEVERINO ALVES BARBOSA - 90,6 pontos; e
- EMEIEF SEVERINO BASILIO RIBEIRO - 90,4 pontos.


Nenhum comentário: