Prefeitura de Sapé

Rua Orcine Fernandes, 135 - Centro - Sapé-PB - Cep: 58.340-000 - Fone (83) 3283-6586 - e-mail: prefeitura.sape@gmail.com - twitter.com/prefeiturasape.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

EMANCIPAÇÃO POLÍTICA


Prefeitura prepara evento festivo para comemorar os 86 anos de Emancipação Política do Município de Sapé

Para comemorar os 86 anos de emancipação política do município, a prefeitura de Sapé promove na quinta-feira, dia 1º de dezembro, um grande evento com as bandas Mastruz com Leite e Forró Pegado e o Show do cantor Duquinha. O evento festivo acontecerá na Praça de Eventos João Úrsulo Ribeiro Coutinho a partir das 21h.

Conheça um pouco da história de Sapé 

Situada em bela planície, elevada acima do nível do mar cerca de 126,37 m, Sapé fora habitado em tempos pré-coloniais pelos índios Potiguares. Naturalmente estava coberta de matas exuberantes, que floresceram até o tempo da devastação, quando se fundaram os engenhos primitivos, os quais se bifurcaram em dois povoados: o de Alagoa Cercada, pertencente ao então Sr. Urbano Guedes e o “Engenho Conceição (outrora denominado Buraco), de propriedade do Senhor Simplício Coelho.

O povoado começou com a Estação da Estrada de ferro Great-Western, a qual foi fundada em 1882. Antes dessa urbana edificação havia um sítio, na época, ocupado pela próspera localidade. Depois de fundada a Estação, o povoado foi se estendendo para leste e oeste, formando assim quase dois bairros conhecidos pelos nomes de Sapé de Baixo e Sapé do Meio, este último, assim denominado em razão de um quase bairro que estava situado mais além com o nome de Sapé de Cima. Neste último, achava-se a Capela de Jesus, Maria e José ou da Sagrada Família, primeira localidade. O povoado tal qual se o acaba de descrever, estendeu a sua parte principal para o lado do Sul deste, ultrapassando o local em que se achava situada no ano de 1901, iniciada pelo então Sr. Manoel Antônio Fernandes e terminada pelo Sr. Simplício Coelho.

A denominação Sapé originou-se da existência de um tipo de capim abundante na região, conhecido pelos indígenas como “Eça=PE, o que alumia o caminho, o que dá claridade”. Dele se serviam para fazer fachos de iluminar as travessias noturnas.

Data a criação do distrito e do município em 7 de março de 1896, com a denominação de Espírito Santo, segundo a Lei Estadual nº 40. A povoação de Cruz do Espírito Santo e a Vila de Pedras de Fogo foram transferidas para o novo município.

A divisão administrativa de 1911, Espírito Santo constituía-se dos distritos Espírito Santo (sede), Sapé, Sobrado e São Miguel de Taipu.

Por determinação Estadual nº 627, de 1º de dezembro de 1925, a Sede municipal foi transferida para a povoação de Sapé , que daquela data em diante foi elevada à categoria de vila pela mesma lei. 


* Por Jorge Galdino de Almeida -  Fones: 8154-9402 / 8836-0340 / 9110-9610.


 



Nenhum comentário: