Prefeitura de Sapé

Rua Orcine Fernandes, 135 - Centro - Sapé-PB - Cep: 58.340-000 - Fone (83) 3283-6586 - e-mail: prefeitura.sape@gmail.com - twitter.com/prefeiturasape.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Lenilda Leôncio destaca ações da Secretaria de Agricultura

Lenilda Leôncio -  Secretária de Agricultura
A Secretária Municipal de Agricultura, Lenilda Adolfo Leôncio Costa, fez um balanço das principais ações de sua pasta, destacando o apoio ao agricultor através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), a liberação de horas máquina e a parceria no Programa Luz Para Todos.

Lenilda disse que desde o último dia 14 de março foram liberadas 800 horas máquina. A prefeitura vem dando preferência aos tratoristas das comunidades e pagando a locação de máquinas que são utilizadas por agricultores cadastrados e selecionados. Todo o processo de cadastro e seleção é realizado em reuniões do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável. 

A secretária também enfatizou a importância do PAA - Programa de Aquisição de Alimentos, que consiste na aquisição de produtos como ovos, carnes, plantas medicinais e hortifrutigranjeiros de agricultores que praticam a agricultura aamiliar, eliminando a figura do atravessador.  O Programa de Aquisição de Alimentos incentiva a agricultura familiar através do acompanhamento da produção e compra de produtos. Em seguida, os alimentos são doados para pessoas em situação de insegurança alimentar e doados para entidades socioassistenciais, garantindo o direito humano a uma alimentação adequada e saudável.

Os municípios atendidos pelo PAA na Paraíba são Alhandra, Araçagi, Caaporã, Capim, Conde, Cruz do Espírito Santo, Curral de Cima, Itabaiana, Mamanguape, Pilões, Timbó, São Miguel de Itaipu, Sapé e Sobrado. Com isto, preserva-se a cultura alimentar local e enriquece-se a gastronomia – que muitas vezes é atrativo turístico.

Outro importante programa desenvolvido na Zona Rural do Município é o Luz Para Todos, que envolve parceiros como a Energisa e o Governo Federal. O cadastramento dos beneficiários do programa já está sendo concluído e em breve todas as comunidades rurais estarão totalmente contempladas com a energia elétrica.  

Lenilda também enfatizou o apoio da Secretaria de Agricultura na erradicação da febre aftosa. O município vem atuando na divulgação, fiscalização, acompanhamento e vacinação assistida da campanha contra a doença. “Estamos em plena campanha contra a aftosa, dando todo o apoio à primeira etapa da campanha, que teve início no dia primeiro deste mês e tinha o término previsto para o dia 31, contudo, recebemos a informação de que a campanha se estenderá por mais 15 dias para garantir que todo criador vacine seu gado. Gostaria também de destacar a importante parceria da Emater em todas as nossas ações”, disse Lenilda. 

Nesta primeira etapa serão vacinados apenas os animais bovinos e bubalinos a partir do primeiro dia de vida. A meta é imunizar acima de 90%, por município, para que o Estado possa fornecer ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) as condições do sistema de Defesa Agropecuária e, com isso, pleitear junto a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) a mudança de status para área livre com vacinação já no próximo ano. A Paraíba conta com 1 milhão e 269 mil e 451 bovinos; e 1 mil 625  bubalinos. Na Paraíba são 81 mil 587 propriedades rurais. A multa para o criador que não vacinar o gado é de 5 UFIRs por animal não vacinado.

·         Da Assessoria de Comunicação com a Secretaria de Agricultura.
·         Contatos: Jorge Galdino – (83) 8836-0340 / 9110-9610 / 8154-9402


Nenhum comentário: