União do Prodem e a Sala do Empreendedor vai consolidar atendimento aos empreendedores do município
Não há dúvidas que o Brasil é um país de empreendedores. Com essa concepção a Prefeitura de Sapé vem incentivando o empreendedorismo no município através do Prodem – Programa de Desenvolvimento do Município, criado pela Lei Municipal 979/2009. O programa foi implantado em agosto de 2009 e quase 200 novos empreendimentos já foram criados no município através do incentivo em forma de microcrédito sem juros, destinados a pessoas com o perfil empreendedor.
O Prodem é financiado através de uma contribuição social de 1,5%, incidente sobre todos os valores de pagamentos realizados pela Prefeitura relativos ao fornecimento de bens, serviços e contratação de obras. Estes recursos formam um fundo mantenedor do programa, que cobra apenas uma taxa de 2% (dois por cento) do montante do empréstimo, destinada a formação do Fundo Garantidor. O tomador paga o empréstimo em suaves mensalidades sem a incidência de juros o qualquer acréscimo.
O Programa é gerenciado pelo Gabinete do Vice-Prefeito Melcíades Brito. O Gabinete faz toda a avaliação e acompanhamento do empreendimento, oferecendo ainda a capacitação e assessoria necessárias para o sucesso do negócio. O Gabinete do Vice-Prefeito fica localizado no Mel Shopping, 1º andar, sala 214, atendendo no horário comercial onde ocorrem as formalizações das propostas.
Até novembro do ano passado, o Prodem já tinha emprestado mais de R$ 220 mil reais em microcréditos, possibilitando a abertura de oficina de motos, serraria, loja de confecções infantil, lava-jato, oficina de eletrônica, salão de beleza, artesanato, sala de diversões eletrônicas, lanchonete, pastelaria, equipadoras, frigorífico, fábrica de sorvetes, além de conceder empréstimos a mais de 20 artistas da cidade através do PRODEM CULTURAL, que financiou instrumentos musicais, lançamentos de revistas e de CDs. A estimativa do Programa é emprestar o montante de R$ 500 mil (meio milhão de reais) até o fim deste ano.
UNINDO FORÇAS
O Vice-Prefeito Melcíades Brito e Jorge Galdino, chefe de Gabinete do prefeito, estudam a união de forças para a estruturação de um programa ainda mais consistente de apoio aos empreendedores de micro e pequenos negócios. O estudo tem como objetivo a união do Prodem e da Sala do Empreendedor para ampliar o atendimento, assessoria e concessão de crédito para os empreendedores.
A Sala do Empreendedor vai formalizar interessados no EI – Empreendedor Individual, além de orientar empresários de micro e pequenos negócios na negociação de pendências com a Prefeitura, assessoria de marketing, implantação de softwares e na capacitação profissional.
A Prefeitura também vai ampliar o acesso ao microcrédito através do Prodem e em parcerias com os bancos. No último dia 15, uma reunião entre representante da Prefeitura e a gerência da Caixa Econômica Federal iniciou uma parceria para a facilitação de concessão de crédito. “Temos que consolidar o apoio aos empreendedores do nosso município. A concorrência externa está cada vez mais acirrada e temos que capacitar e subsidiar novos negócios para que nossa gente possa integrar de forma ativa este mercado. O Prodem e a Sala do Empreendedor são ferramentas importantes para que esta meta seja atingida e para que tenhamos um expressivo crescimento do comércio formal em nosso município”, disse Jorge Galdino, Chefe de Gabinete e Agente de Desenvolvimento.
O prefeito João Clemente Neto já sinalizou para a criação a Sala do Empreendedor, que será aberta no Mel Shopping, com toda a estrutura para capacitação e atendimento dos empreendedores do município.
· * Da Comunicação Institucional da Prefeitura de Sapé
Nenhum comentário:
Postar um comentário