Prefeitura de Sapé

Rua Orcine Fernandes, 135 - Centro - Sapé-PB - Cep: 58.340-000 - Fone (83) 3283-6586 - e-mail: prefeitura.sape@gmail.com - twitter.com/prefeiturasape.

terça-feira, 5 de julho de 2011

Secretaria de Educação realiza o III Seminário Municipal de Educação


O III Semed teve como tema a educação intercultural e contou com a presença de toda a comunidade escolar em dois dias de oficinas e palestras

Clique na foto para ampliá-la

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desportos promoveu nos dias 04 e 05 de julho o III SEMED – Seminário Municipal de Educação – Por uma educação intercultural. O evento aconteceu no Athena Recepções e na Escola Municipal Luiz Ignácio Ribeiro Coutinho. O seminário foi aberto aos profissionais da secretaria de educação que atuam no apoio, nas áreas técnicas e pedagógicas.

Este é o terceiro ano do Seminário, que tem o objetivo de mobilizar e garantir direitos sociais através da construção de projetos político-pedagógicos em diversos espaços educativos, formais e informais, tendo em vista uma educação intercultural, representando uma oportunidade de reflexão sobre teorias e práticas em busca da superação das desigualdades e da exclusão social.

A interculturalidade pressupõe a educação democrática, a transnacionalidade da mesma e a superação dos hermetismos sociais do Estado-Nação, bem como a oposição à supremacia de culturas sobre outras.

Na abertura do seminário, a secretária de Educação, América Castro, fez um balanço de dois anos e meio de gestão, enfatizando a descentralização dos da merenda, confiando recursos para que os gestores e conselhos escolares adquiram os alimentos que compõem o cardápio da merenda escolar no município.

América ainda apresentou números que apontam para uma evolução no setor educacional do município, quando colocou nove mil jovens e adultos analfabetos em sala de aula de um total de 12 mil analfabetos constatados no município. Outro dado positivo apresentado foi o aumento de 17% no número de aprovados este ano em relação aos anos anteriores. “Aumentamos o IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - de 2,1 para 3,2, isso representa um aumento neste índice de 54%. Ainda é pouco... estamos com a nota vermelha, mas representa um avanço gradativo na qualidade que quero compartilhar com todos os professores e profissionais da educação”, ressaltou a professora América apresentando mais um índice positivo na educação do município.

Continuando a relação de avanços, a secretária ainda falou da reforma de 50% das escolas municipais, a troca de todos os quadros-negros por quadros brancos, a compra de carteiras novas para todas as escolas, livros para sala de leituras, bibliotecas informatizadas nas escolas, aquisição de ônibus escolares através de convênios com o Governo Federal e a retomada do recebimento dos recursos do PDDE e PDE pelas escolas, fruto da adimplência do município e da prestação de contas desses programas.

O prefeito João da Utilar fez um discurso forte, falando do quadro de calamidade em que encontrou a educação e todos os setores do município. Destacou o respeito impresso pelo seu governo aos servidores públicos municipais e do diálogo que tem mantido com a categoria e com o sindicato, o que resultou em relevantes aumentos salariais e na melhoria do Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações. “Em nosso governo reajustamos em 69% o salário do Magistério, demos autonomia às escolas, regulamentamos a lei das eleições para gestores escolares, aumentamos mais um classe de ascensão funcional, implantamos o Plano Municipal de Educação e principalmente resgatamos a dignidade e o respeito ao servidor municipal”, disse o prefeito.

O Seminário contou ainda com diversas palestras e oficinas temáticas apresentações da Banda Municipal Santa Cecília e do Grupo Acordes do Amanhã, composto por alunos da Escola Municipal Luiz Ignácio Ribeiro Coutinho, que fizeram apresentações tocando violão. Na ocasião, foi entregue simbolicamente o fardamento escolar. Todos os alunos da rede municipal de ensino receberão o fardamento no retorno às aulas.

Este ano, pais e responsáveis por alunos da rede pública municipal de ensino também participaram do Seminário, quando foram convidados a discutir regras de convivência escolar, assumindo compromissos com a educação dos alunos.


* Por Jorge Galdino - Fones: (83) 8154-9402 / 8836-0340 / 9110-9610

Um comentário:

Anônimo disse...

Sou Professora do município de Sapé,e venho parabenizar a equipe da secretária de educação pelo SEMED, por sua organização, oficinas e pela participação de todos principalmente pelas palavras de valorização da classe através do Prefeito João, Garibaldi e América. Grande abraço.