Prefeitura de Sapé

Rua Orcine Fernandes, 135 - Centro - Sapé-PB - Cep: 58.340-000 - Fone (83) 3283-6586 - e-mail: prefeitura.sape@gmail.com - twitter.com/prefeiturasape.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Reunião define logística para o mega festejo junino de Sapé

Segurança, proteção à criança e ao adolescente e atendimento
de emergência marcaram o planejamento do evento

Mapa do local dos festejos juninos e adjacências

Clique no mapa para ampliar

No final da tarde desta sexta-feira (10), nas dependências do Clube Atlético Sapeense, aconteceu uma reunião de planejamento dos festejos juninos de Sapé. Em pauta, a segurança, o sistema de proteção à criança e ao adolescente, organização dos ambulantes, atendimento de emergência e toda a estruturação e logística da área onde acontecerá o evento que terá início no dia 23 estendendo-se até o dia 28 deste mês.

Compareceram à reunião o prefeito João Clemente Neto, secretários municipais, representantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Hospital Sá Andrade, Conselho Tutelar, Departamento Municipal de Trânsito e Ciretran. Todos opinaram nas diversas áreas de atuação de cada entidade, definindo pontos que irão garantir a segurança, o atendimento médico de emergência e o trabalho ostensivo e preventivo de combate à violência, educação no trânsito, prevenção contra incêndios e acidentes e infraestrutura para os seis dias de festa no município.

Das nove artérias que dão acesso à Praça de Eventos, apenas três estarão abertas ao público, facilitando a fiscalização e o controle no acesso de armas, vasilhames de vidro, talheres de metal, drogas e outros objetos que possam servir de agravantes em atos de violência. As ruas que darão acesso ao local da festa são: Lourival Lacerda, Coronel João de Souza e Francisco Madruga. A segunda parte da Rua Coronel João de Souza, paralelo ao Clube Atlético Sapeense, servirá de saída e entrada de emergência para ambulâncias e viaturas da polícia, fazendo conexão com o portão lateral do Clube. O interior do Clube acomodará o Conselho Tutelar, postos das Polícias Militar e Civil, serviços de saúde, atendimento de emergência, Corpo de Bombeiros e demais órgãos que atuarão na festa. A Rua Antônio Augusto Meireles (próximo aos camarotes) será interditada para servir de estacionamento de veículos que estarão atuando no evento. As demais artérias terão acesso restrito e servirão de saída de emergência. 

Também ficou decidido que os vendedores ambulantes serão organizados nas artérias que dão acesso ao evento. Na praça serão permitidos apenas comerciantes em tendas padronizadas e caracterizadas com o tema da festa. Todos os comerciantes e ambulantes estão proibidos de vender bebidas em vasilhames ou copos de vidro e de utilizarem talheres de metal. A vigilância sanitária também fiscalizará os vasilhames plásticos utilizados na venda de bebidas. Não serão permitidos vasilhames reaproveitados de outras bebidas como embalagens Pet de refrigerantes. Os comerciantes terão que adquirir vasilhames plásticos novos, disponíveis no mercado para essa finalidade e assinarão termo de compromisso nesse sentido. Quem for flagrado descumprindo quaisquer dos pontos acordados perderá o direito de comercializar seus produtos na festa. 

A prefeitura também marcou uma reunião com os comerciantes que pretendem vender comidas e bebidas no evento. A reunião acontecerá na próxima terça-feira (dia 14) às 15 horas, no Clube Atlético Sapeense. Em pauta os critérios de seleção dos comerciantes, a assinatura do termo de compromisso, valores de taxas, normas da vigilância sanitária, localização dos pontos comerciais e normas de segurança.

Todo o evento será monitorado por câmeras instaladas em vários pontos estratégicos, operadas pela Polícia Militar que montará ainda guaritas de vigilância em várias localidades. O estacionamento de veículos será proibido em toda a extensão da Rua Capitão Félix Antônio e na Av. Comendador Renato Ribeiro Coutinho. Serão utilizados reboques e a Polícia Militar aplicará multas para quem estacionar em local proibido. Os “paredões de som” estarão proibidos em toda a cidade quando haverá fiscalização do Ministério Público e das Polícias Militar e Civil durante todos os dias do evento. Uma campanha educativa para o trânsito também está programada. 

“Todo o aparato preventivo e ostensivo visa oferecer segurança e tranquilidade aos cidadãos sapeenses e turistas que vêm nos honrar com sua presença e prestigiar nosso evento. A festa é de todos e espero que tudo aconteça em paz e harmonia”, disse o Prefeito João Clemente Neto.


* Do Gabinete do Prefeito

* Por Jorge Galdino - Fones: (83) 8154-9402 / 8836-0340 / 9110-9610


Nenhum comentário: