Prefeitura de Sapé

Rua Orcine Fernandes, 135 - Centro - Sapé-PB - Cep: 58.340-000 - Fone (83) 3283-6586 - e-mail: prefeitura.sape@gmail.com - twitter.com/prefeiturasape.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Centenário do livro “Eu” é comemorado nos 128 anos do poeta Augusto dos Anjos

Prefeitura de Sapé homenageia o poeta com uma grande programação cultural

Há 100 anos, o escritor Augusto dos Anjos nos presenteava com uma grande obra literária. “Eu” é o nome do único livro de poesia escrito pelo autor. Com o livro, Augusto desafiava o estereótipo vigente (o parnasianismo) utilizando palavras não poéticas e que causaram choque e polêmica à época, eternizando esta verdadeira obra de arte. No entanto, “Eu”, classificado como pré-modernista, só viria a fazer sucesso após a morte de Augusto dos Anjos. Certamente, um livro eterno e imprescindível para a poesia brasileira. Um verdadeiro deleite literário para os amantes da arte poética.

Para comemorar os cem anos da obra, a Prefeitura de Sapé realiza uma vasta programação cultural com visitas guiadas ao Memorial Augusto dos Anjos e ao famoso pé de tamarindo, na comunidade Santa Helena, zona rural do município, local onde funcionava a já extinta Usina Santa Helena, além de declamação de poesias, lançamentos literários, feira multicultural e diversas atrações musicais em praça pública.

O evento “Celebrando os Anjos de Augusto” já está na quinta edição, sempre realizado no aniversário do poeta (20 de abril) e a cada ano vem ganhando novas atrações e proporções, sempre envolvendo alunos da rede pública, artistas locais e regionais, intelectuais, poetas e a comunidade acadêmica, atraindo a população para um evento cultural de alto nível que lembra a vida e a obra de um dos maiores gênios da nossa literatura.

Este ano, o evento acontece nos dias 19 e 20, com visitas pela manhã ao memorial Augusto dos Anjos e à noite com várias atrações na praça temática que também leva o nome do poeta. A Câmara Municipal de Sapé também realiza sessão especial em homenagem à data, com mesa redonda e pronunciamentos. A sessão está marcada para o dia 19, com início previsto para as 10 horas da manhã.

Na Praça Augusto dos Anjos, o prefeito de Sapé, João Clemente Neto, faz a abertura oficial a partir das 19h30, dando início às atrações musicais, manifestações artísticas e à feira multicultural, com artesanato, comidas típicas e oficinas de leitura. A dupla Paulo Barreto e Ivan Martins faz uma apresentação de violino e acordeom. A banda ‘Classe A’ e o cantor Eliabe Gomes também estão na programação cultural prevista para o evento.

O prefeito João Clemente disse que o acontecimento demonstra a versatilidade dos eventos promovidos pela prefeitura, oferecendo cultura e entretenimento aos sapeenses e visitantes, “nossa gestão tem procurado promover eventos diversificados, mantendo as tradições culturais, festivas e religiosas, propiciando diversão, cultura e o resgate de nossos valores. Aproveito para convidar a todos para um evento de alto nível, cuidadosamente elaborado para todas as famílias sapeenses e para os nossos turistas que também apreciam a obra de Augusto dos Anjos”, ressaltou o prefeito de Sapé.

 Veja a programação completa do evento:

Clique no folder para ampliá-lo


Clique AQUI e baixe o folder no formato PDF




* Da Comunicação Institucional da Prefeitura de Sapé








Um comentário:

Gui Garcia disse...

Parabéns ao prefeito pela iniciativa e a todo o povo do município pelo carinho com o eterno vate maior da Paraíba..e na minha opinião do Brasil!!!

Sou pesquisador de Augusto, da Ufmg, participarei do 1º Congresso Nacional de Literatura na Ufpb, em junho e gostaria imensamente de conhecer esse simpático recanto..

Se puderem me auxiliar com informações a respeito de como chegar aí, a partir de João Pessoa, estadia barata..enfim..De todo grato e abraços!

Guilherme Garcia.